Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009



Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Seguimento Sul - Julho 2009

Há possibilidade de mau tempo, ou apenas nebulusidade paraa aa zona de Évora/Beja?:huh::unsure:

É que estou a pensar passar aí o fim-de-semana!!!!:D:unsure:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Re: Seguimento Sul - Julho 2009

Há possibilidade de mau tempo, ou apenas nebulusidade paraa aa zona de Évora/Beja?:huh::unsure:

É que estou a pensar passar aí o fim-de-semana!!!!:D:unsure:

Nesse caso aconselho muita água e roupas frescas para vir até ao deserto, o unico mau tempo presente é apenas o muito calor que se faz sentir por aqui. :D
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Nesta ultima saida das (00) tanto do ECMWF e GFS e NOGAP´S há uma certeza que as temperaturas no litoral oeste de Portugal se vão manter frescas, ou melhor na normalidade, e as diferenças que existirem nas previsões a longo prazo são: enquanto o ECMWF no fim da sua saida nos dias 9 ou 10 de julho coloca uma corrente de oeste, mas no entanto o GFS mantem sempre a nortada forte, e com o interior de Portugal bem quente(logicamente que o Algarve é a iha de calor ameno para onde se estar), o NOGAP´S vai pela mesma linha de previsão que o GFS.

Coloco aqui o link do ECMWF da pressão atmosferica à superficie, e a respectiva precipitação(uma borla que às vezes eles nos dão:)).



http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2009070200!!!step/
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, lá para 2ªfeira chega uma nortada decente com o posicionamento do AA e das baixas térmicas.

91113170.gif
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Sim, lá para 2ªfeira chega uma nortada decente ...

Desde quando é que uma nortada é decente?
Para mim é absolutamente indecente.:)
Mas efectivamente a partir de segunda ela aí vem.
Quantos dias ?
o ECMWF e o NOGAPS estão muito parecidos e amenizam-na já para o final de quarta-feira:

recm1441.gif
[/URL][/IMG]

rngp1441.gif
[/URL][/IMG]

Já o GFS e o UKMO ,também um pouco parecidos entre si prolongam-na mais uns dias:

rtavn1441.png
[/URL][/IMG]

rukm1441.gif
[/URL][/IMG]

O tempo vindouro trará pouca emoção: Algum calor onde ele é habitual,
alguma nortada onde também é habitual, ausência de situações convectivas,
enfim , uma semana monótona q.b. ...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Desde quando é que uma nortada é decente?
Para mim é absolutamente indecente.:)

:D
A parte boa é que a nortada está cada vez mais fraca, já antes era para ter começado mais cedo e começou a adiar e agora está a enfraquecer, com mais uma depressão nos Açores a baralhar as coisas.


Comparativo

Antes


91113170.gif



Agora

93887945.gif
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Numa análise ligeira, o que me parece é que qualquer situação atmosférica não dura muito tempo este Verão: a nortada a que se referem, tem estado estranhamente ausente e pelos vistos vem e vai.:). Não há dias de sol decente no litoral norte faz tempo, as nuvens logo aparecem, enfim, muita irregularidade no dia-a-dia:confused:.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No seguimento tropical está a ser seguida uma depressão que poderá passar na 2ªfeira por S.Miguel e Santa Maria:
http://www.meteopt.com/forum/tempo-...acoes-atlantico-2009-a-3333-2.html#post151845


Independentemente da possibilidade ou não de transição para sistema subtropical/tropical, nestas ilhas devem acompanhar a evolução das previsões com atenção pois o GFS tem melhorado a estrutura da depressão e a precipitação prevista começa a ser importante.
Como sempre, as previsões vão mudando obviamente, mas há que ir seguindo a situação.

Previsão Precipitação GFS Saída 00z para 2ªfeira madrugada e manhã:

prec.gif
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... a nortada a que se referem, tem estado estranhamente ausente e pelos vistos vem e vai...

Sim...aquilo que a generalidade dos modelos previam à uma semana atrás para hoje,não coincidiu com o verificável.
Que diabo: 7 dias é muito.Ainda é quase uma eternidade.
O Anticiclone dos Açores que era suposto reposicionar-se ,
voltar ao seu lugar habitual ,
ainda titubea e surpreende .
7 dias , é ainda muito...
Para muito menos , agora , há dúvidas:
A nortada que ía ser vigorosa, estará enfraquecida.
Apesar de congratular-me sempre com o avanço da Ciência nesta área,
confesso, quanto mais sinto que ela progride,
menos será o gozo da surpresa.
O que aí vem?
Até onde a vista alcança , Verão sem excessos,normal, seco...
Nortadas moderadas a fracas e ainda e sempre , surpresas?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A nortada será uma realidade, deixo aqui a previsão do GFS para os próximos dias sempre às 18z. Mas não sei se será assim tão forte como isso, o anticiclone ainda não está lá muito em grande forma. Mas também não sei o que é o conceito de nortada forte :) Uma nortada considerada forte é vento de quanto ? É vento capaz de estragar um dia de praia hehe ? Quantos km/h são ?

nortada.gif