Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois tanto GFS como ECMWF continuam a insistir e piorar..
Esperemos que atenuem mais em cima da hora, senão começa a ficar algo feio..
O weatheronline no qual confio bastante até, já mete 38º em Lisboa no Sábado. Faro continua a não colocar mais de 31º. O que indicia o Levante bem marcado...
:hehe:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O ECMWF continua a prever para hoje alguma instabilidade com possibilidade de aguaceiros (provavelmente trovoadas) numa área de abrangência muito superior à prevista pelo GFS para hoje...

ECMhj1.gif


ECMhj2.gif


Para já as imagens de satélite mostram apenas uma extensa mancha nebulosa em progressão Sul-Norte junto à costa Algarvia, com aparente convectividade presente.

imageashx.gif
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Chuva para hoje?

Nao para o centro do país certamente, estou em coimbra com ceu limpo.

O calor extremo mantém-se para o final desta semana ?

Também no Alentejo, esteve uma manhã de céu limpo, agora já n posso dizer o mesmo. Está um calor abafado, está a ficar com bastantes nuvens, parece que se está a meter uma tarde daquelas em que aparecerá uma trovoada. No radar do meteo.pt parece que se estão a formar umas no sul!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Também no Alentejo, esteve uma manhã de céu limpo, agora já n posso dizer o mesmo. Está um calor abafado, está a ficar com bastantes nuvens, parece que se está a meter uma tarde daquelas em que aparecerá uma trovoada. No radar do meteo.pt parece que se estão a formar umas no sul!


Formou-se um CB a Oeste de Beja... mas duvido que muitas mais se vao formar...mas surpresas tambem existem e eu conto com elas!
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Bem, parece que o windguru tirou algum calor para estes dias...

Nao vai ser aquele calor infernal que tava previsto ainda a algumas horas atras, mas mesma assim vai estar muito calor.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Hoje andámos entretidos.
Uns até bafejados. Outros na expectativa .
Amanhã (hoje) mais alguma incerteza.
Depois e lá para o fim de semana , segundo o GFS

16959742.png
[/URL][/IMG]

Já segundo o UKMO,

57640128.png
[/URL][/IMG]

Entretanto segundo o ECMWF
15324007.png
[/URL][/IMG]

Ou seja : Caloroso fim de semana que aí vem.Toca a aproveitar.
Temos tempo para o delinear com este privilégio de o saber
com substancial antecedência.
Será exagerado o calor? de extremos?
O sueste contínuo que aqui já assustou, parece dar lugar a um leste
com laivos até nordestinos.
Amanhã (hoje ) haverá novos desenvolvimentos.
Mas que o Verão está por ora instalado, não quedam já dúvidas...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Meteoblue ontem ainda tinha uns meio irreais 42ºC para Lisboa no sábado, hoje tem apenas 38ºC nalguns dias, e como já tenho notado um erro de uns 2ºC, apontaria para 36/38 no máximo, mas posso estar enganado. Certo é que estará muito calor mas parece-me com valores já mais realistas.
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Olá bom dia!

Sou a pessoa menos indicada para comentar neste seguimento de previsão do tempo, por isso peço a vossa colaboração.

Em relação ao Algarve, se o levante for bem marcado, segundo a minha experiência de algarvio, o resto do território estará em brasa, enquanto que no litoral sul, a brisa de Sueste irá reinar e vrirá com humidade suficiente para não passar dos 30ºC no litoral algarvio.

É normal em anos anteriores, com levante bem marcado, Faro chegar aos 30-31ºC enquanto que no Porto pode superar os 36ºC e Lisboa 38ºC.

Portanto, se o levante for bem marcado, cá não haverá grandes calores. Se bem que, com 30ºC e humidade fará uma sensação desconfortável, a transpirar por todos os lados.

:thumbsup: