Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O GFS melhorou para Domingo com a "cauda" da frente a reactivar-se

prec.gif



O ECMWF também sugere algo do género

ecma.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
vai haver cheias como no centro da europa( rep checa ne austria)????

a protecção civil tem q estar atenta a esta depressão

Como se vê na animação que o Vince colocou, a depressão irá dirigir-se para norte.

As cheias na Europa Central já existem há alguns dias, dada a instabilidade convectiva que por lá se vive. E a tendência é para que nos próximos dias a instabilidade se mantenha.

CAPE e LI para hoje à tarde na Europa.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
vai haver cheias como no centro da europa( rep checa ne austria)????
a protecção civil tem q estar atenta a esta depressão

Como o André referiu, as cheias da Europa central não tem a ver com uma frente, mas sim grandes sistemas convectivos que são regulares nesta altura do ano, mas que felizmente não afectam sempre o mesmo local todos os anos.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O resumo geral do GFS para as 20:00h de Domingo próximo:

_
gfs754.png


Há um centro de baixas pressões barométricas no Atlântico, com o meio do centro abaixo de 990hPa.

Muita precipitãção no centro da Europa , na Galiza, Litoral e Interior Norte e Centro e na zona de Lisboa.

O Sul fica na seca!!!

É tudo por agora!;)
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
O resumo geral do GFS para as 20:00h de Domingo próximo:

_
gfs754.png


Há um centro de baixas pressões barométricas no Atlântico, com o meio do centro abaixo de 990hPa.

Muita precipitãção no centro da Europa , na Galiza, Litoral e Interior Norte e Centro e na zona de Lisboa.

O Sul fica na seca!!!

É tudo por agora!;)

O Sul está sempre na seca...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Desta vez acredito mais no NOGAPS, que coloca bastante precipitação para a zona centro. Este modelo estende ainda a precipitação até um pouco mais a sul.

Creio que durante a passagem da frente haverá surpresas. :rain:

Não estou a conseguir colocar aqui as imagens, mas de qualquer maneira se alguém o conseguir agradeço. Estou-me a referir aos modelos das 42 e 48 horas do NOGAPS.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Desta vez acredito mais no NOGAPS, que coloca bastante precipitação para a zona centro. Este modelo estende ainda a precipitação até um pouco mais a sul.

Creio que durante a passagem da frente haverá surpresas. :rain:

Não estou a conseguir colocar aqui as imagens, mas de qualquer maneira se alguém o conseguir agradeço. Estou-me a referir aos modelos das 42 e 48 horas do NOGAPS.

Não tenho desse site, uma vez que nem o conheço.:sad:
mas tenho os do GFS, que já tão um pouco mais alterados!

42h:
gfs242.png

48h:
gfs248.png


Muita chuva para o Minho, Douro Litoral e Interior Norte e Centro!:winner:
O Sul que se mantenha na seca:rain::angry::disgust:!!!!!!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Pedro, no mesmo site (www.meteociel.fr) de onde tiraste as imagens dos modelos GFS tens os da NOGAPS e outros...Uma questão de os explorares:)

Sim os modelos estão a dar agua para o Norte, alguma para o centro e restos para o sul... Já a ECW do IM dá um panorama engraçado para a região de Santarem/Evora...

510232009062700042.gif


Mas pessoal do sul ->> Vai estar mau para a praia, nao pela chuva mas sim pelo vento...e sensaçao termicva algo desagradavel!!
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Não sei se já repararam, mas a grande maioria dos mapas com as previsões estão bastante desactualizados no que diz respeito à geografia.

Muitos ainda têm as fronteiras da União Soviética, Jugoslávia e Checoslováquia. :rolleyes: