Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

lá para o final do 3º painel a configuraçao do AA e do jet poderá favorecer a formaçao de uma cut-off a SW do continente aliada a um fluxo quente de SSE seria interessante :D mas falta muito:mad:

Isso é que seria óptimo:rolleyes:, mas até lá muita coisa muda:(.

Há algo de estranho nesta última run do GFS. Segundo os mapas da wetterzentralle teremos entre as 240 e as 300 horas isos à volta de 15 graus. Os meteogramas da meteostar vão também ao seu encontro. Mas os ensembles da Meteociel metem temperaturas pouco acima dos 5 graus. O que se passa? Algo está mal. Será por isto que os mapas desta run não saíram no Meteociel?

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=127921
O nosso IM indica mau tempo até ao dia 12 com o regresso do cèu a partir desse dia.

Por aqui se escreve que o bom tempo volta a partir deste sabado com subidas temperaturas...como é que é:shocking:quais os modelos que eles andão a seguir,não devem ser iguais aos nossos?

De facto tive a mesma reação que tu, mas sabes que a culpa não é do IM mas sim, e provavelmente, da interpretação da própria jornalista ;)

Queria apenas chamar a atenção para um pequeno pormenor:
1) A previsão do IM a 10 dias é com base no modelos ECMWF das 12h do dia anterior;
2) Mais importante do que a imagem que aparece é ver qual a prob. de precipitação. Eu explico podem ter uma nuvem com chuva e prob. de precipitação de 12% ou então uma nuvem com sol e probabilidade de precipitação de 36%. Para mim esta ultima é a mais importante !!

Além disso acabei com consultar as previsões do IM e apenas vejo aguaceiros fracos para Castelo Branco até ... amanhã :huh::huh:

Há algo de estranho nesta última run do GFS. Segundo os mapas da wetterzentralle teremos entre as 240 e as 300 horas isos à volta de 15 graus. Os meteogramas da meteostar vão também ao seu encontro. Mas os ensembles da Meteociel metem temperaturas pouco acima dos 5 graus. O que se passa? Algo está mal. Será por isto que os mapas desta run não saíram no Meteociel?

A última saída (12z), linha verde grossa, está completamente solitária no conjunto do ensemble quando anda nos 15ºC aos 850hPa. A média do ensemble (linha branca) tem temperaturas bem mais baixas. A partir de 12/13 de Março há muita incerteza. Enquanto não vires pelo menos parte do ensemble a seguir também esse caminho nos próximos dias, para já é apenas um cenário improvável do GFS a atirar barro à parede a ver se cola.

x-8.gif

A última saída (12z), linha verde grossa, está completamente solitária no conjunto do ensemble quando anda nos 15ºC aos 850hPa. A média do ensemble (linha branca) tem temperaturas bem mais baixas. A partir de 12/13 de Março há muita incerteza. Enquanto não vires pelo menos parte do ensemble a seguir também esse caminho nos próximos dias, para já é apenas um cenário improvável do GFS a atirar barro à parede a ver se cola.

Nos ensembles do Meteociel, a linha preta que corresponde à saída principal, está muito próxima da média, pelos 5 graus a 850 hpa.
Desculpem não pôr imagens, mas estou a postar do telemóvel. Também não consigo visualizar as que cá colocam.

Francamente acredito tanto nas previsões a 10 dias do IM como no 2º painel do GFS.:mad: Aliás nem sei porque se estendem tanto no tempo, aqui ao lado nuestros hermanos fazem também previsões por localidades e não vão além dos 5 dias:rolleyes:

Esta mudança radical e brusca nas condições atmosféricas, se bem que prevista há algum tempo, a meu ver deixou os modelos com uma dificuldade acrescida para acertar no que virá post-anticiclone, donde certas incongruências para além do razoável;)

Nos ensembles do Meteociel, a linha preta que corresponde à saída principal, está muito próxima da média, pelos 5 graus a 850 hpa.
Desculpem não pôr imagens, mas estou a postar do telemóvel. Também não consigo visualizar as que cá colocam.

Sim, tens razão. Estes dois diagramas da mesma saída 12Z para a mesma coordenada 38/-9. Os ensembles estão iguais mas o desenho da linha da última saída (verde numa, preta noutra) difere. Uma delas está errada. Diria que foi o Meteociel que processou bem o ensemble das 12Z mas não a linha da última saída que deve ter os dados das 6Z.

a-51.gif

b-38.gif

Parece haver um acertar de agulhas dos principais modelos para o médio prazo... Esse acertar de agulhas significa algum marasmo anticiclónico para os próximos dias. É aproveitar as próximas horas, para depois aproveitar de outra maneira :cool:

Se a meteorologia ainda é o que era... Março, Marçagão...