Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Haja o que houver, oh Vince,
não achas que ele já os arranjou?
Há dias que ele está "isolado" .
Mas cada dia que avança ,mais os outros se lhe vão aconchegando...
Neste evoluir , ele sempre foi dizendo que ainda não seria desta:
-quiçá alguma convecção , que pode até surpreender,
mas o AA , tudo indica,afiançou o GFS desde sempre,
continuará presente enquanto quase todos anunciavam o seu afastamento
temporário justamente a partir deste fim de semana.
Depois do que ainda ,não se sabe ao certo,
irá ocorrer,
depois de eventuais aguaceiros no centro e sul? no interior?
Sábado? Domingo?
quase nada ou localmente alguma coisa?
depois deste sopro suave ,
volta o espectro de "mais do mesmo"...
Coisa que o GFS o disse antes de todos os outros...
O ECMWF (entre outros) que me perdoe,
mas desta vez , claramente ,terá titubeado...

Espero que o modelo europeu esteja melhor que o GFS, era motivo de uma animação para o fim da próxima semana.;) Mas é mais fácil apostar na continuidade do anticiclone em cima da PI, no fundo é a sequência de longas semanas de marasmo.:( Porventura o que se verificar nos próximos dias irá condicionar o seguimento...

ECM1-192_llo9.GIF

E o Europeu não aprende e compra outra guerra com o GFS, apontando uma espectacular entrada continental para o fim de semana de 28/29. Será a enésima vez que o Europeu perderá para o GFS ou a repetição da segunda semana de Janeiro?

cá para mimquem ganhará a guerra será o GFS.
a saida da 6z tá um mimo pois o enbolsamento em altitude afinal ficará estacionado até t+180 h a W ou SW do continente permitindo convecção vespertina e que o AA fique a N bloqueando assim o frio que vai todo para o sudeste europeu e metendo ar quente de sul na peninsula o que é outro factor importante para a convecção........sol, calor e trovoadas de tarde nao podia ser melhor:rolleyes::rolleyes::rolleyes::D

A 144 horas, o GFS parece que vai ganhar esta comparação que coloquei na 2ªfeira. Para sábado é o modelo mais parecido com as previsões de curto prazo:

Podemos fazer um pequeno exercício e comparar 4 modelos diferentes para as 144 horas.
E o que vemos ? GFS solitário, ECM e UKM muito parecidos, NGP um pouco diferente mais muito mais próximo do ECM e UKM.

mods.gif

Conclusão ? Daqui a uma semana se o GFS acertar espeta uma goleada ou se errar foi a ovelha negra. Ou então nada disso, todos falham, em maior ou menor escala. Daqui a uma semana cá estaremos para fazer contas.

Em contrapartida, esta noite o GFS recuou um pouco na posição da depressão em altura e agora também a mete mais a sudoeste como tinham os outros modelos e não a afastar-se para Açores. Para o GFS teríamos agora instabilidade durante uma semana a sul, deste sábado/ domingo ao sábado seguinte com a depressão em altura a aprofundar-se a SW durante vários dias até se reflectir na superfície.

Mas entretanto no curto prazo, já para amanhã sexta-feira, tudo parece esfumar-se quanto à instabilidade. Vamos ver quanto vai esfumar mais.

No longo prazo o GFS tem uma entrada tempestuosa de norte e o ECM de nordeste. Mas nem vale a pena perder tempo a olhar para tão longe embora pareça difícil que não haja finalmente mudança de padrão.

A 144 horas, o GFS parece que vai ganhar esta comparação que coloquei na 2ªfeira. Para sábado é o modelo mais parecido com as previsões de curto prazo:

Em contrapartida, esta noite o GFS recuou um pouco na posição da depressão em altura e agora também a mete mais a sudoeste como tinham os outros modelos e não a afastar-se para Açores. Para o GFS teríamos agora instabilidade durante uma semana a sul, deste sábado/ domingo ao sábado seguinte com a depressão em altura a aprofundar-se a SW durante vários dias até se reflectir na superfície.

Mas entretanto no curto prazo, já para amanhã sexta-feira, tudo parece esfumar-se quanto à instabilidade. Vamos ver quanto vai esfumar mais.

No longo prazo o GFS tem uma entrada tempestuosa de norte e o ECM de nordeste. Mas nem vale a pena perder tempo a olhar para tão longe embora pareça difícil que não haja finalmente mudança de padrão.

é isso mesmo vince oxalá o GFS ganhe:w00t::w00t::w00t:

Cá para mim esta saida do gfs parece querer acabar com a animação toda prevista para este fim de semana:sad:, mas enfim espero que as próximas saidas melhorem ( ou não:().

Cá para mim esta saida do gfs parece querer acabar com a animação toda prevista para este fim de semana:sad:, mas enfim espero que as próximas saidas melhorem ( ou não:().

E aqui para o Norte está uma boa pasmaceira em termos de possibilidade de aguaceiro/trovoada....é a secura total...:disgust::mad:

mas como este tipo de situações é algo imprevisível pode ser que ocorram algumas surpresas este fim de semana aqui mais para o Norte... embora o IM esteja a prever a instabilidade mais para centro e sul.......vamos aguardar...:thumbsup:

E aqui para o Norte está uma boa pasmaceira em termos de possibilidade de aguaceiro/trovoada....é a secura total...:disgust::mad:

mas como este tipo de situações é algo imprevisível pode ser que ocorram algumas surpresas este fim de semana aqui mais para o Norte... embora o IM esteja a prever a instabilidade mais para centro e sul.......vamos aguardar...:thumbsup:

Aqui no norte não tenho ilusões para este fim-de-semana: sol, tempo agradável, temperaturas amenas. A minha esperança vai para o próximo fds, mas o modelo europeu está a travar uma luta interessante com o GFS, aguardemos pela saída das 12z.:)

OFF-TOPIC: até dava para abrir um tópico sobre a guerra dos modelos, com as nossas votações;)

OFF-TOPIC: até dava para abrir um tópico sobre a guerra dos modelos, com as nossas votações;)

OFF-TOPIC - Continuação - ...E também dava para dividir o fórum em dois, de um lado ficavam os optimistas e do outro os pessimistas... :mad: :dry:

Eu continuo a "votar" no ECM ou no NOGAPS. Desta vez não estou tão virado para o GFS...

cá para mimquem ganhará a guerra será o GFS.
a saida da 6z tá um mimo pois o enbolsamento em altitude afinal ficará estacionado até t+180 h a W ou SW do continente permitindo convecção vespertina e que o AA fique a N bloqueando assim o frio que vai todo para o sudeste europeu e metendo ar quente de sul na peninsula o que é outro factor importante para a convecção........sol, calor e trovoadas de tarde nao podia ser melhor:rolleyes::rolleyes::rolleyes::D

Pois, mas seria quase toda a semana uma depressão para os peixes. Mesmo o melhor LI que temos são -2ºC no Domingo à tarde. A semana passada tivemos melhor e não se passou nada. Não aconteceria nada de especial no interior centro e sul e não aconteceria mesmo nada no resto do país. Por mim, que se cumpra o ECM que mete a depressão no início da semana no Golfo de Cádiz e depois mete uma boa entrada continental para refrescar o ambiente. Mas acho que vai vencer de novo o GFS, modela melhor o Atlântico, e a grande diferença entre os modelos prende-se com a existência (ECM) ou não (GFS) de bloquieo no Atlântico Norte.

As coisas começam a ficar complicadas, começa a chegar a hora da festa e os convidados não aparecem :lmao: ou então desmarcam à última da hora, é uma atitude tipicamente Portuguesa :lmao::lmao: habituem-se que a seca ainda vai durar mais 1 mês.

Mas vamos esperar por algo melhor :assobio: talvez nas próximas saídas as coisas melhorem :rolleyes: :lmao::lmao: talvez o Pai Natal exista.

É com alguma pena minha, mas acho igualmente que o GFS voltará, mais uma vez, a dar "tareia" no modelo europeu. Gastam fortunas em supercomputadores, tem a disponibilização dos seus modelos restrita a 3 ou 4 variáveis e depois pumba, quase sempre a falhar. Não aprendem está visto! E é porque é um modelo da "casa", onde supostamente devia conhecer melhor a realidade europeia... :disgust:

Quanto ao fim-de-semana que vem, espero realmente algo :trovao: para o Domingo, pois no Sábado andam no tira põe habitual :rolleyes: e a não ser mais no litoral a coisa para o interior não estará tão propicia. No entanto basta a instabilidade se deslocar mais um pouco de local e tudo pode mudar a Sul ;)

As coisas começam a ficar complicadas, começa a chegar a hora da festa e os convidados não aparecem :lmao: ou então desmarcam à última da hora, é uma atitude tipicamente Portuguesa :lmao::lmao: habituem-se que a seca ainda vai durar mais 1 mês.

Mas vamos esperar por algo melhor :assobio: talvez nas próximas saídas as coisas melhorem :rolleyes: :lmao::lmao: talvez o Pai Natal exista.

E cá para mim ( aqui para o Norte ) não deve chover mais( ou então vestígios de chuva ) até ao fim do mês, e Abril deverá entrar sequinho ...infelizmente quando começar o tira põe dos modelos vamos acabar com o AA em cima dias a fio que é o costume ....
:sad::sad:
há que enfrentar uma realidade cada vez mais presente A SECA !:disgust:

Run do GFS das 12z :mad:

A das 6z já tinha ceifado mais um pouco da animação prevista esta parece piorar o cenário, coma depressão a ser afastada novamente do território, passagem progressiva a influência anticiclónica a NW/N da península e a instabilidade a ficar praticamente toda para Domingo, e já com um cenário aparentemente muito mais ligeiro. Começa a sobrar pouquinho, mas veremos as próximas run's

Pois está a tirar aos poucos mas mesmo que tire mais acredito em alguns aguaceiros convectivos de sexta a domingo em especial no sul e interior Centro ;)