Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Estive agora a ver a previsão do meteogalicia e eles colocam um alerta importante para a zona de pontevedra e ourense prevendo a pos??sibilidade de acumulação de neve de 21cm em 24 horas em cotas acima dos 800m,ora eu estando mesmo na fronteira com essas provincias e a 1050m de altitude poderei prever o mesmo? Sendo verdade já é uma quantidade considerável e preocupante ,que faz lembrar velhos e bons tempos.
Terei motivo para preocupação?
Será que as primeiras chuvas da frente já serão em forma de neve.

Bem aparecido Lince! Deverás ser o membro aqui do fórum mais afectado pela neve mas, penso que não deverá ser nada de outro mundo, que não tenhas já presenciado no passado recente (por ex. 27 Fevereiro 2006). Acredito perfeitamente na previsão da Meteogalicia. Aliás a consonância com a AEMET é total.
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...possibilidade de acumulação de neve de 21cm em 24 horas em cotas acima dos 800m,ora eu estando mesmo na fronteira com essas provincias e a 1050m de altitude poderei prever o mesmo? Sendo verdade já é uma quantidade considerável e preocupante ,que faz lembrar velhos e bons tempos.
Terei motivo para preocupação?
Será que as primeiras chuvas da frente já serão em forma de neve.

Ah grande Lince , como invejo as tuas preocupações .
Que vai nevar já não quedam dúvidas.Cotas e quantidades? sem surpresas , as cotas andarão primeiramente pelos 1000 metros para depois ir baixando ao longo do dia e fixando-se depois no sábado e domingo,pelos 700 metros.
Precipitações? Nas serras do Noroeste , as suficientes para cobrir de espesso manto onde cair sólida.
Sem surpresas , tudo será assim.
Mas ainda pode haver surpresas.
Seja como for Lince,e como prova da minha solidariedade com as tuas preocupações, lá vou eu de viagem com a família atrás , para os teus lados.Mas só posso ir no sábado.
Será que conseguirei chegar ? (Que exagero !)
E já agora mais um aditivo emocional:
Também aprecio a inusitada durabilidade desta situação ,se pensarmos que ainda estamos em Novembro e vamos estar sobretudo a Noroeste,pelo menos 3 dias consecutivos com "o credo nas cotas".
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho que depois da passagem deste sistema frontal lá mais para a Noite que trará alguma precipitação moderada no Norte e Centro, com possibilidade de neve acima dos 700 metros...
O resto será um completo fiasco o que vem de acordo com aquilo que eu já esperava pois esta depressão é uma cópia da outra que nos tinha afectado exactamente no mesmo dia, e exactamente no fim de semana !!!
E exactamente voltará a ser um fiasco completo vão por mim !!!
Esperem alguma neve para os amantes da neve em alturas superiores a 600/700 metros em especial se chover/nevar á noite!!
Mas depois do sistema frontal não espero mais nada !!!

Em relação aqui ao Sul aqui apenas espero a chuva fraca habitual que deve chegar para apagar o pó....
Será que depois disto não terei que regar as batatas na mesma :huh::huh::D:D:lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Entre as 12 e as 15h a noroeste da península vai nascer uma nova depressão e usando a lista de nomes do MeteoPT é agora atribuído o nome «Helena».
Nomear depressões que nos afectam é uma iniciativa interna do fórum MeteoPT.com não sendo portanto uma lista oficial de nomes.

helena-1.gif
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Acho que depois da passagem deste sistema frontal lá mais para a Noite que trará alguma precipitação moderada no Norte e Centro, com possibilidade de neve acima dos 700 metros...
O resto será um completo fiasco o que vem de acordo com aquilo que eu já esperava pois esta depressão é uma cópia da outra que nos tinha afectado exactamente no mesmo dia, e exactamente no fim de semana !!!
E exactamente voltará a ser um fiasco completo vão por mim !!!
Esperem alguma neve para os amantes da neve em alturas superiores a 600/700 metros em especial se chover/nevar á noite!!
Mas depois do sistema frontal não espero mais nada !!!

Em relação aqui ao Sul aqui apenas espero a chuva fraca habitual que deve chegar para apagar o pó....
Será que depois disto não terei que regar as batatas na mesma :huh::huh::D:D:lmao:


Que espírito derrotista! Tu não davas para a política...
A prova de que não será um fiasco (pelo menos brutal, como tu frisas) e muito menos que não será igual à depressão que descreves é que, tendo praticamente agora começado, já temos muito mais para contar do que nesse episódio que relatas...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho que depois da passagem deste sistema frontal lá mais para a Noite que trará alguma precipitação moderada no Norte e Centro, com possibilidade de neve acima dos 700 metros...
O resto será um completo fiasco o que vem de acordo com aquilo que eu já esperava pois esta depressão é uma cópia da outra que nos tinha afectado exactamente no mesmo dia, e exactamente no fim de semana !!!
E exactamente voltará a ser um fiasco completo vão por mim !!!
Esperem alguma neve para os amantes da neve em alturas superiores a 600/700 metros em especial se chover/nevar á noite!!
Mas depois do sistema frontal não espero mais nada !!!

Em relação aqui ao Sul aqui apenas espero a chuva fraca habitual que deve chegar para apagar o pó....
Será que depois disto não terei que regar as batatas na mesma :huh::huh::D:D:lmao:


O que é bom para uns, pode ser maus para outros, e vice versa. Perfeitamente natural. Se em todos os eventos desatarmos a dizer mal de uma situação que regionalmente não nos afecta o fórum tornava-se um insuportável muro de lamentações. Muitas vezes há boas situações conectivas no Algarve e não vi tanto lamento dos que moram noutros locais. Vamos lá tentar evitar estas coisas ou então usar o local adequado, o tópico dos suicídios.
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Os nossos amigos do INM arriscam uma cota de 300metros para esta zona na próxima 2ª feira (dia 1) !! :confused:

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades?l=49006

Com 80% de probabilidade de precipitação :), apesar de segunda feira ainda estar a muitas horas de distancia.

Por aqui o dia segue muito nublado com cerca de 8º o que é muito pouco frequente. Seguro, que com esta temperatura, muitas serras aqui perto verão neve, especialmente a serra da Lousã :thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que é bom para uns, pode ser maus para outros, e vice versa. Perfeitamente natural. Se em todos os eventos desatarmos a dizer mal de uma situação que regionalmente não nos afecta o fórum tornava-se um insuportável muro de lamentações. Muitas vezes há boas situações conectivas no Algarve e não vi tanto lamento dos que moram noutros locais. Vamos lá tentar evitar estas coisas ou então usar o local adequado, o tópico dos suicídios.

Não disse mal dessa situação que nos (vos afecta) apenas acho que tenho notado que ela tem sido tremendamente exagerada, por alguns membros.
Agora se achas que sou um poço de lamentações ... porque disse o que disse, então nada mais tenho a fazer aqui.
Fiquem bem .....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não disse mal dessa situação que nos (vos afecta) apenas acho que tenho notado que ela tem sido tremendamente exagerada, por alguns membros.
Agora se achas que sou um poço de lamentações ... porque disse o que disse, então nada mais tenho a fazer aqui.
Fiquem bem .....

Aurélio, já andas há umas 2 semanas a falar do mesmo. Claro que há exageros, há sempre. Mas pelas tuas mensagens recentes quase parece que temos o Anticiclone com 1050hpa em cima da gente e que a situação não tem interesse nenhum. Só isso. Peço desculpa pelo meu desabafo mas foi porque já perdi a conta às tuas mensagens com esse teor. E não disse que eras um poço de lamentações, disse que se todos começarem a fazer o mesmo o fórum tornava-se num muro de lamentações.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Com 80% de probabilidade de precipitação :), apesar de segunda feira ainda estar a muitas horas de distancia.

Por aqui o dia segue muito nublado com cerca de 8º o que é muito pouco frequente. Seguro, que com esta temperatura, muitas serras aqui perto verão neve, especialmente a serra da Lousã :thumbsup:

LLoooool
ate vos digo mais para amanha cota 400/500 metros!

"eu ja vi este filme..nao digo é aonde..mas ja vi.." :lmao:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Surpresas para Santarém?:huh::eek:

 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
cá está o meu sonho :lol:
Ai, Se fosse verdade :rolleyes:



ver o topo do Montejunto em Branco :lol: enfim, a ver vamos:p
 

snowstorm

Cumulus
Registo
24 Nov 2008
Mensagens
141
Local
Lisboa (VfX)
Olá!
Esta é a minha primeira "aparição" por aqui.
Estive a ver o site do INM de Espanha, com as imagens das massas de ar.
Sou leigo no assunto, mas parece-me que vem frio :unsure:

O endereço é: http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/satelite/masas
(Não sei como colocar a animação)
Vou esta noite para o norte, alguém me pode dizer o que posso apanhar a caminho de Viseu?
Um abraço a todos e estou a gostar do vosso Fórum (sou membro recente :p)