Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
a mim preocupa-me bastante mais a precipitação que a chuva.
a run das 18 volta a por a situação anterior, isto é, muita chuva a partir de sexta (28).
quanto ao frio, o IM prevê neve a partir dos 1100m para sexta e 700m para sábado e isso, a meu ver, a run das 18 não retirou.
vamos ter calma e na sexta, junta-se os amigos a volta duma lareira, bebe-se uns copos e esperamos que a noite nos traga a neve:thumbsup:
 


JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Após verificar os modelos realço os seguintes aspectos:

  • Bolsa de ar frio intensa (-30ºC a -35ºC). Pouco comum mesmo em Janeiro
  • Isobaras a 500hPa em fase com as isobaras a 1000hPa. Produzindo um fluxo polar constante e directo em todas as camadas da atmosfera.
  • Toda a trajectória dos ventos que chegam a Portugal tem um acentuado percorrido marítimo logo muita humidade
  • Geopotencial a 500 hPa extremamente baixo. Ainda mais raro que a temperatura referido no primeiro ponto

Com isto tudo ou sai um verdadeiro bluf (que foi o que aconteceu em 99% das entradas que tenho seguido nos últimos 8 anos) ou então temos algo monumental às portas... a ver vamos.

Eu começo a achar que todos os modelos estão demasiado "sincronizados" entre si para que a situação se altere notavelmente. Pelo menos as últimas saídas do ECM e GFS têm sido de uma consistência bastante assinável

Agora o que o GFS mantém é isto (meteograma para o Porto). Se se concretizasse teríamos uma segunda-feira interessante

semttuloah8.jpg
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Isso sim João, também gostava de ver realizado... ;) Espero mesmo que vocês tenham mais certezas do que eu quanto ao constante põe e tira dos modelos...Tenho mesmo saudades de ver as serras por ai fora bem pintadas de branco...Se formos a ver e recordar, à quanto tempo não temos um Inverno digno desse nome com frio e precipitação conjugados??Espero que seja este de facto o ano de viragem..!!:thumbsup:
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Isso sim João, também gostava de ver realizado... ;) Espero mesmo que vocês tenham mais certezas do que eu quanto ao constante põe e tira dos modelos...Tenho mesmo saudades de ver as serras por ai fora bem pintadas de branco...Se formos a ver e recordar, à quanto tempo não temos um Inverno digno desse nome com frio e precipitação conjugados??Espero que seja este de facto o ano de viragem..!!:thumbsup:

Realmente...

espero que haja uma surpresa...eu sinceramente acredito em duas fontes aemet e wunderground ambas dao cotas de neve muito promissoras cerca de 400 metros no sabado e o porto com uma minima de 2 ºc e chuva isso faz sonhar...

;)
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Hoje achei interessante um promenor que o meteorologista disse na rtp de manhã, que era o facto das temperaturas máximas descerem e as mínimas descerem para o fds. a juntar o aumento da intensidade do vento. ora penso que isto levara a um aumneto das temperaturas e consequente só deverá a altitudes mais elevadas, mas sempre acima dos 800m.
Ao mesmo tempo faz confusão ver no site do IM no mapa p sabado, neve em bragança e na Guarda chuva, quando esta está acima dos 1000m.
São promenores...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Com esta ultima run(00)confirma-se o que o Nimboestrato mencionou.
Grande divergência entre o ECMWF, e os GFS e NOGAP`S (estes muito iguais).
As imagens colocadas são muito semelhantes às que patenteia esta ultima saída.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Após verificar os modelos realço os seguintes aspectos:

  • Bolsa de ar frio intensa (-30ºC a -35ºC). Pouco comum mesmo em Janeiro
  • Isobaras a 500hPa em fase com as isobaras a 1000hPa. Produzindo um fluxo polar constante e directo em todas as camadas da atmosfera.
  • Toda a trajectória dos ventos que chegam a Portugal tem um acentuado percorrido marítimo logo muita humidade
  • Geopotencial a 500 hPa extremamente baixo. Ainda mais raro que a temperatura referido no primeiro ponto

Com isto tudo ou sai um verdadeiro bluf (que foi o que aconteceu em 99% das entradas que tenho seguido nos últimos 8 anos) ou então temos algo monumental às portas... a ver vamos.


Boas,
Com os dados actuais dificilmente será um bluf, pelo menos na madrugada de Sábado. Mesmo assim gostava de ver mais precipitação para o dia de Sábado.
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Olá Vince,

Qual é a previsão do ponto de orvalho para a chegada da depressão? Há como saber? Pelo que vi na animação ela chegar de oeste para leste (do mar para o interior) Será que durante a madrugada nã haverá frio sufuciente para nevar em cotas baixas, mesmo que não acumule?

cumps:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas, é impressão minha ou a precipitação para sabado e domingo tem vindo a ser reduzida? so espero ainda sobre alguma...:sad:

Penso que as quantidades de precipitação para esses dias ainda se manteem razoáveis..pelo menos a julgar pela última run do GFS 6 Z

Na minha opinião ( e falando aqui para o Norte) há excelentes condições para boas acumulações de neve nas serras do Gerês/ Peneda, Larouco, Marão Montesinho, Nogueira, Alvão, Bornes, e qualquer ponto que esteja acima dos 800/900 m.O tempo irá tornar-se a a partir de Sábado cada vez mais frio com aguaceiros frequentes eventualmente fortes com trovoada e granizo nalguns pontos, alternando com abertas , vento, mar agitado e uma grande sensação de frio devido ao windchill baixo. :cold::cold:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá Vince,
Qual é a previsão do ponto de orvalho para a chegada da depressão? Há como saber? Pelo que vi na animação ela chegar de oeste para leste (do mar para o interior) Será que durante a madrugada nã haverá frio sufuciente para nevar em cotas baixas, mesmo que não acumule?
cumps:thumbsup:

Em teoria penso que nalgumas ocasiões se poderiam ver alguns flocos soltos aos 200m pelo norte do país sem qualquer tipo de acumulação. Acho muito improvável mas se morasse no norte teria esperanças como todos vós pois isto das previsões não é uma ciência exacta e há sempre lugar para alguma surpresa, de contrário a meteorologia quase não teria interesse. A instabilidade no mar devido à temperatura da água mais quente e muito frio nos níveis altos da atmosfera poderá ser uma pequena ancora de esperança em gerar algumas nuvens que localmente descarregassem com mais força arrastando bastante frio para baixo, embora ache improvável. Mas não percam a esperança :D

Quanto à humidade, podes tirar um meteogram para Paços de Ferreira como este no MapServer do Meteoblue (requer registo, gratuito) para obteres essa previsão: http://my.meteoblue.com/my


 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Meteograma para uma freguesia do concelho de VN Gaia

111ou7.jpg



Mais impressionante que aqueles símbolos engraçados para Domingo e Segunda, é as máximas previstas, 5ºC na Segunda-Feira :shocking: