Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Meteograma para uma freguesia do concelho de VN Gaia

111ou7.jpg



Mais impressionante que aqueles símbolos engraçados para Domingo e Segunda, é as máximas previstas, 5ºC na Segunda-Feira :shocking:

Eu acho que essas máximas estão exageradamente baixas demais na previsão do freemeteo...penso que nesse dia a máxima aqui na zona do Porto e arredores deverá ser da ordem dos 11 graus...vai é haver bastante vento a acentuar a sensação de frio....máximas de 5 graus talvez para a zona de Amarante,Penafiel...
 


JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Não me parece Snifa, mesmo hoje com céu limpo vou com menos de 10ºC, bate mais ou menos certo com o meteograma. Acho que temperaturas dessas são bem possíveis com nuvens tendo em conta o frio que aí vem.

E não esquecer que a localidade que coloquei está a cerca de 200m, nesta situação pode fazer alguma diferença ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não me parece Snifa, mesmo hoje com céu limpo vou com menos de 10ºC, bate mais ou menos certo com o meteograma. Acho que temperaturas dessas são bem possíveis com nuvens tendo em conta o frio que aí vem.

E não esquecer que a localidade que coloquei está a cerca de 200m, nesta situação pode fazer alguma diferença ;)


Sim claro,numa situação destas, com depressão fria nada é de descartar ...não tinha reparado nesse pormenor dos 200 m...mesmo assim arrisco máxima de 7/8 graus.... e com boas probabilidades de granizo...o que já é bem bom aqui para o Litoral... :thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O IM já assume na sua previsão a ocorrência de trovoadas no litoral Norte e Centro bem como a queda de neve para o distrito de Bragança!:D

Já assumia desde a manhã :)

É a questão da previsão significativa e da descritiva! Leiam sempre a descritiva... é mais pormenorizada e menos sujeita a qualquer erro gráfico ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa tarde eu vivo numa encosta de região interior centro na zona de Pampilhosa da serra, a precisamente 600 metros de altitude, cota vista no Google earth, gostaria de saber se está mesmo previsto queda de neve para aqui??
A esta hora estão 5.3 graus:cold:.

Godzila, o outro tópico é só para analises. Comentários a análises, perguntas, etc, usa este.

Acho possível, embora difícil no limite. Boa sorte e depois conta como foi.
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
pronto, para quem estava preocupado com os avisos, o IM já pôs 8 distritos em alerta amarelo.
Queda de neve de 1 a 5 cm (não será pouca:huh:)
os contemplados são Viana do castelo, braga, vila real, bragança, viseu, guarda, coimbra e castelo branco.
a cota "oficial" para amanhã é de 1000 a 900 m, descendo de noite para 800 a 700m
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação ao comentário aos modelos apenas digo para aproveitarem bem este episódio em tudo semente ao final de Outubro e que repete novamente agora mas com mais frio, e que até com fim de semana coincide ...
E esta hein !!!

Agora a sério todos os sinais apontam para que no final da próxima semana volte o Anticiclone e frentes atlênticas este ano nem vê-las !!
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Estive agora a ver a previsão do meteogalicia e eles colocam um alerta importante para a zona de pontevedra e ourense prevendo a pos??sibilidade de acumulação de neve de 21cm em 24 horas em cotas acima dos 800m,ora eu estando mesmo na fronteira com essas provincias e a 1050m de altitude poderei prever o mesmo? Sendo verdade já é uma quantidade considerável e preocupante ,que faz lembrar velhos e bons tempos.
Terei motivo para preocupação?
Será que as primeiras chuvas da frente já serão em forma de neve.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bem o frio está a apertar por aqui, agora está uma temperatura de 4 graus.
Mas a cada actualização dos mapas , a precipitação vai diminuindo, quando estivermos no sábado, já nem há-de cair nada lol

não podias tar mais errado...as previsões apontam para bom amounts de chuva e há sempre a hipotese de imprevistos tais como neve a cotas baixas e um pouco mais de chuva q o esperado.
na outra semana teremos uma break na 3ª e 4ª e depois há mais chuva até 6ª devido a uma depressao.