Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Para amanhã o modelo HIRLAM prevê bastante precipitação no pós-frontal

ixx0c0421.gif



itx8c0421.gif

Fonte

Entretanto AEMET já emitiu os avisos para queda de neve com acumulação de até 5 cm

v00120091128.gif

Fonte


Na imagem de satélite é visível o avanço do sector frio da frente com as nuvens características "aborregadas"

webexternacolorhrv1045.jpg

Fonte

Uma sobreposição do produto massas de ar do Meteosat com as temperaturas a 500hPa
v00220091128800x600.jpg

Fonte
 


LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Ora boas.

Epa isto este ano para os lados da costa tem andado mesmo complicado.

ja a duas semanas seguidas que o mar nao dá treguas, ondulações enormes com ventos forte de noroeste.

O ano passado nao me lembro disto nesta epoca.

aonde estao os ventos matinais de leste bem frios?

O que acham? Esta previsto alguma mudança para os lados da costa/oceano ?

Cumps.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Domigo:

REGIÃO SUL:
Céu muito nublado, com abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros fracos.
Possibilidade de queda de neve nas terras altas ao final do dia.Vento moderado (15 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte
(30 a 45 km/h) com rajadas da ordem de 60 km/h no litoral e terras
altas, rodando para noroeste a partir da tarde.
Subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

Fonte IM

Algarvios e Alentejanos: Tudo para Serra de Monchique :lmao:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
]ToRnAdO[;177404 disse:
Domigo:

REGIÃO SUL:
Céu muito nublado, com abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros fracos.
Possibilidade de queda de neve nas terras altas ao final do dia.Vento moderado (15 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte
(30 a 45 km/h) com rajadas da ordem de 60 km/h no litoral e terras
altas, rodando para noroeste a partir da tarde.
Subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

Fonte IM

Algarvios e Alentejanos: Tudo para Serra de Monchique :lmao:

Tornado acreditas mesmo nisso?:D
A iso mais baixa que teremos será de 1ºC, a 500hpa não descerá dos -20ºC. Já tivémos entradas frias bem mais extremas e não foi por isso que nevou. E ainda nao há frio instalado que aumente a probabilidade que queda de neve em Monchique.
Quanto a chuva, mantenho que disse: vai chover à passagem da frente (que já chegará cá muito debilitada) e com sorte no pós-frontal um ou outro aguaceiro perdido e insignificante. Claro que haverá locais no algarve, barlavento e especialmente serras, que poderão atingir bons registos (como Monchique na última frente deste semana) na ordem dos 30mm. Mas a realidade destas frentes de NW é bem diferente aqui no sotavento. 5-10mm é a minha previsão, inclusivé acho que locais como Faro e Olhão podem nem passar dos 5mm (que foi o que se passou nesta última frente que julgo ter sido mais activa).
A um dia do evento o GFS (no qual confio bastante a curto prazo), nao põe mesmo nada de considerável.
A surpresa poderia acontecer caso esta massa de ar mais quente subtropical a SW fosse mais vigorosa e chocasse com a frente fria, que é a situação apontada pelo HIRLAM para o sul de Espanha. Isto nao é contemplado pelo GFS e sinceramente parece-me dificil de acontecer.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tornado acreditas mesmo nisso?:D

A surpresa poderia acontecer caso esta massa de ar mais quente subtropical a SW fosse mais vigorosa e chocasse com a frente fria, que é a situação apontada pelo HIRLAM para o sul de Espanha. Isto nao é contemplado pelo GFS e sinceramente parece-me dificil de acontecer.

1º É claro que não:lmao:

2º Conto com essa surpresa...:rolleyes:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É praticamente impossível nevar amanhã nas serras do Algarve, estão certamente a referir-se à Serra de São Mamede, Portalegre, onde poderá haver cota para isso dependendo é da precipitação no pós frontal que ainda assim parece bastante improvável.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ora boas.

Epa isto este ano para os lados da costa tem andado mesmo complicado.

ja a duas semanas seguidas que o mar nao dá treguas, ondulações enormes com ventos forte de noroeste.

O ano passado nao me lembro disto nesta epoca.

aonde estao os ventos matinais de leste bem frios?

O que acham? Esta previsto alguma mudança para os lados da costa/oceano ?

Cumps.


Tens razão quando dizes que o ano passado não se passou nada disto. Lembro-me bem que a primeira grande ondulação a entrar no ano passado foi precisamente no dia 29 de Novembro, vai fazer agora 1 ano. Em contrapartida,em Janeiro e Fevereiro tivemos sucessivas grandes ondulações a atingirem a costa ocidental, com pelo menos 3 ou 4 a atingirem 7/8 m.

Este ano as ondulações começaram a entrar mais cedo e já tivemos até à data uns 5/6 eventos de registo (>5m). À partida as ondulações continuarão a chegar a até nós, começando por amanhã (5 m embora "puxados" a vento) e já na próxima semana (a partir de 5a feira) com duas ondulações que deverão situar-se entre os 4 e os 6 metros.

Agora pensando já em longo prazo, calculo (posso estar errado) que este Inverno não nos vai dar descanso quanto ás grandes ondulações, se as previsões sazonais se confirmarem, com a passagem para NAO- , o que já algumas saídas dos modelos vão por vezes modelando a médio/longo prazo, podendo indicar uma tendência.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
]ToRnAdO[;177404 disse:
Domigo:

REGIÃO SUL:
Céu muito nublado, com abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros fracos.
Possibilidade de queda de neve nas terras altas ao final do dia.Vento moderado (15 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte
(30 a 45 km/h) com rajadas da ordem de 60 km/h no litoral e terras
altas, rodando para noroeste a partir da tarde.
Subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

Fonte IM

Algarvios e Alentejanos: Tudo para Serra de Monchique :lmao:

As terras altas do Alentejo não é Monchique. :lmao:

É, como referiu o Vince a serra de São Mamede e a zona de Marvão.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
A tendência para as depressões na PI é cada vez mais reforçada, pelo GFS principalmente:


GFS(172h)_
gfs0174.png


ECMWF(196h)_
ecm1192o.gif


JMA(192h)_

:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Breve análise das últimas saídas.

depressao.jpg


Uma depressão a norte da Península que se move para a Normandia conjugada com um cavado e frente associada começará hoje a entrar pelo noroeste do país ao início da noite finalizando a travessia do território amanhã no Algarve ao início da tarde.

500k.gif


A passagem da frente poderá deixar precipitação moderada a forte no noroeste do país, sendo gradualmente mais fraca para sul. A precipitação da frente será já de neve acima dos 1400/1500 metros. Atrás da frente dar-se-á a incursão de ar frio pós frontal do Cavado que poderá fazer baixar as cotas de neve a norte para os 800 metros nas zonas onde ocorrer precipitação. O frio em altitude mais significativo inicia a entrada pelo Minho a partir das 6:00h de amanhã.

Esse pós frontal estará associado a aguaceiros pontualmente fortes mas deverão estar sobretudo limitados ao litoral norte onde existe razoável instabilidade derivada do gradiente térmico vertical da temperatura da água do mar e do frio em altitude.

No interior parece mais complicado a ocorrência destes aguaceiros mas há sempre a possibilidade dos mesmos evoluírem do litoral para o interior. Se ocorrerem com alguma intensidade, talvez possa haver uma outra outra descida pontual da cota para os 600 metros.



Previsão Vento/Pressão GFS/MeteoPT

vento.gif





Previsão Precipitação GFS/MeteoPT

gfs.gif
[/IMG]



Previsão Precipitação ECMWF/IM

ecm.gif





Previsão Precipitação ALADIN/IM

aladine.gif





Previsão Cota Neve GFS/MeteoPT 18:00 Domingo

cota.png
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Tens razão quando dizes que o ano passado não se passou nada disto. Lembro-me bem que a primeira grande ondulação a entrar no ano passado foi precisamente no dia 29 de Novembro, vai fazer agora 1 ano. Em contrapartida,em Janeiro e Fevereiro tivemos sucessivas grandes ondulações a atingirem a costa ocidental, com pelo menos 3 ou 4 a atingirem 7/8 m.

Este ano as ondulações começaram a entrar mais cedo e já tivemos até à data uns 5/6 eventos de registo (>5m). À partida as ondulações continuarão a chegar a até nós, começando por amanhã (5 m embora "puxados" a vento) e já na próxima semana (a partir de 5a feira) com duas ondulações que deverão situar-se entre os 4 e os 6 metros.

Agora pensando já em longo prazo, calculo (posso estar errado) que este Inverno não nos vai dar descanso quanto ás grandes ondulações, se as previsões sazonais se confirmarem, com a passagem para NAO- , o que já algumas saídas dos modelos vão por vezes modelando a médio/longo prazo, podendo indicar uma tendência.

Podes crer.

No ano passado por esta altura, ainda nao tinha entrado nenhuma ondulaçao grande.

Este ano desde que comecou novembro que tem sido sempre assim, ondulaçao acima de 4...5m

Jorge sera que se vai-se manter assim o inverno todo ? isso seriam más noticias para mim :\

Cumps.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Podes crer.

No ano passado por esta altura, ainda nao tinha entrado nenhuma ondulaçao grande.

Este ano desde que comecou novembro que tem sido sempre assim, ondulaçao acima de 4...5m

Jorge sera que se vai-se manter assim o inverno todo ? isso seriam más noticias para mim :\

Cumps.

É difícil de dizer a longo prazo. Certamente haverá dias em que haverá mar calmo, assim como virão sempre ondulações grandes... é sempre assim nesta época. Agora, se as previsões sazonais se confirmarem, POSSIVELMENTE teremos um Inverno mais rigoroso que o normal também no que ao mar diz respeito. É o que a minha (curta) experiência me diz, mas precisamente por ser curta também pode ser falível.

O que posso dizer é que as previsões a curto/médio prazo é para a continuação da chegada de boas ondulações, com alguns dias de mar "mais calmo" (2/3 metros) pelo meio.

Cumps

PS: Por acaso és pescador?
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
]ToRnAdO[;177411 disse:
1º É claro que não:lmao:

2º Conto com essa surpresa...:rolleyes:

Eu gostava de acreditar, mas essa instabilidade está a ser empurrada pelo sistema atlantico e a perder consistência, já está a sul da madeira, e não há nenhum fluxo intenso de S/SW nessas bandas. Logo, apenas a frente nos vai influenciar, e já se sabe o comportamento destas frentes de NW. Melhores dias virão.
Malta do Norte, continuem a aproveitar! :thumbsup:
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
É difícil de dizer a longo prazo. Certamente haverá dias em que haverá mar calmo, assim como virão sempre ondulações grandes... é sempre assim nesta época. Agora, se as previsões sazonais se confirmarem, POSSIVELMENTE teremos um Inverno mais rigoroso que o normal também no que ao mar diz respeito. É o que a minha (curta) experiência me diz, mas precisamente por ser curta também pode ser falível.

O que posso dizer é que as previsões a curto/médio prazo é para a continuação da chegada de boas ondulações, com alguns dias de mar "mais calmo" (2/3 metros) pelo meio.

Cumps

PS: Por acaso és pescador?


obrigado Jorge.

Nao sou pescador lol, sou é surfista, e vivo muito do mar, até porque tenho que treinar mto frequentemente para campeonatos.

Mas este ano tem sido dificil, ja nao entro no mar vai fazer duas semanas e isto para mim é um massacre.

Tava era mal abituado ao outono/inverno do ano passado, que por esta altura tinha smp excelentes condiçoes no mar... boas ondulações, ventos de leste matinais, e a tarde glass sem vento nenhum.
Este ano tem sido muito diferente, mas espero que neptuno me de alguns dias melhores que estes que se tem visto.
Por mim ate podia chover e nevar todos os dias, desde que tivessem boas condiçoes no mar :P . Lembrome perfeitamente o ano passado em dezembro estar a nevar e eu no mar a apanhar altas ondas ehehe :D

Jorge ja agr, no que toca a ventos quais sao as previsoes? vai coontinuar as ventos fortes de noroeste/oeste?

Cumps.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.