Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
O satélite Metop acabou de passar pela Península e deixou-nos esta bela imagem do que nos espera nas próximas horas:
metop200911282310.jpg


O ar frio que vem logo atrás deverá começar a atingir o noroeste mais ou menos dentro de 2/3 horas.

Mas ao que parece, para ver o elemento branco, lá tenho que ir ter com nuestros hermanos, ou subir à Sr.ª da Serra ou Montesinho...
Mas quem sabe, estas situações são pródigas em surpresas.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Mas ao que parece, para ver o elemento branco, lá tenho que ir ter com nuestros hermanos, ou subir à Sr.ª da Serra ou Montesinho...
Mas quem sabe, estas situações são pródigas em surpresas.

Eu também apostaria numa ida à montanha. Amanhã depois do frente passar iremos ter muito provavelmente aqui por Bragança apenas céu com algumas nuvens e muitas abertas, e com o sol a brilhar entre as nuvens a temperatura irá elevar-se em demasia. Se uma nuvem isolada passar a barreira orográfica que nos rodeia e deixar alguma precipitação provavelmente não será por tempo nem com a força suficiente para que faça a temperatura descer o suficiente e tornar possível a ansiada neve. As minhas esperanças estão concentradas em que a precipitação se aguente durante a entrada do ar frio.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Eu também apostaria numa ida à montanha. Amanhã depois do frente passar iremos ter muito provavelmente apenas céu com algumas nuvens e muitas abertas, e com o sol a brilhar entre as nuvens a temperatura irá elevar-se em demasia. Se uma nuvem isolada passar a barreira orográfica que nos rodeia e deixar alguma precipitação provavelmente não será por tempo nem com a força suficiente para que faça a temperatura descer o suficiente e tornar possível a ansiada neve. As minhas esperanças estão concentradas em que a precipitação se aguente durante a entrada do ar frio.

Especialmente se existir ainda precipitação à noite, em que o factor Sol deixa de ser relevante...
Mas estou com uma fezada que a coisa vai correr bem... Afinal fiz umas boas centenas de quilómetros, mereço recompensa...:D
Mais a sério, acumulação não acredito mesmo, mas uns flocos são uma realidade a considerar seriamente.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A nova run do GFS das 18h mete um dilúvio para o mês de Dezembro, no seu segundo painel... haja esperança no Algarve :thumbsup:

É uma run das 18z, vale o que vale, amanhã já lá estará algo diferente, mas merece ficar registado o acumulado previsto pelo GFS nesta última saída, nos próximos 15 dias:

Porto 330 mm
Lisboa 230 mm
Beja 190 mm
Faro 140 mm.
Seria um início de Dezembro glorioso.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bem mas que desastre de run que está a sair do GFS !!

Acaba de tirar a unica coisa que via de jeito no Horizonte que era uma forte depressão a Oeste de Portugal no dia 5/6 Dezembro !!!
O pior é que está somente a 144 horas !!!

Ai este GFS dá comigo em doido !!
Olha o glorioso AA já em cima de nós e os habituais chuviscos em cima do Algarve !!

EDIT: Saida desgraçada esta do GFS, não tem nada a ver ..... com as outras runs, e muito menos com o ECM!!
Felizmente a considero completamente "OUT" e por isso vou esqueçer que ela existe !!
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
"O IM prevê ainda uma baixa da temperatura, que poderá motivar em regiões interiores a queda de neve acima dos 1400 metros, descendo a cota para os 800/100 metros durante a manhã e para os 600/800 metros para o final do dia".

fonte, jornal www.publico.pt
http://www.publico.pt/Sociedade/dez-distritos-do-pais-em-alerta-amarelo-devido-a-mau-tempo_1411889

100 metros heim????

É pena que seja apenas um equivoco de quem escreveu o artigo!!!

PS no jornal expresso online também diz a mesma coisa.... 100 metros????

Afinal que jornalistas temos nós em Portugal????
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
"O IM prevê ainda uma baixa da temperatura, que poderá motivar em regiões interiores a queda de neve acima dos 1400 metros, descendo a cota para os 800/100 metros durante a manhã e para os 600/800 metros para o final do dia".

fonte, jornal www.publico.pt
http://www.publico.pt/Sociedade/dez-distritos-do-pais-em-alerta-amarelo-devido-a-mau-tempo_1411889

100 metros heim????

É pena que seja apenas um equivoco de quem escreveu o artigo!!!

PS no jornal expresso online também diz a mesma coisa.... 100 metros????

Afinal que jornalistas temos nós em Portugal????



Jornalistas do copy & paste :lol:
 

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
"O IM prevê ainda uma baixa da temperatura, que poderá motivar em regiões interiores a queda de neve acima dos 1400 metros, descendo a cota para os 800/100 metros durante a manhã e para os 600/800 metros para o final do dia".

fonte, jornal www.publico.pt
http://www.publico.pt/Sociedade/dez-distritos-do-pais-em-alerta-amarelo-devido-a-mau-tempo_1411889

100 metros heim????

É pena que seja apenas um equivoco de quem escreveu o artigo!!!

PS no jornal expresso online também diz a mesma coisa.... 100 metros????

Afinal que jornalistas temos nós em Portugal????



ahahahahah............

realmente estes jornalistas não sabem o que dizem....

só querem passar a informação mas não interessa como:disgust::disgust::disgust::disgust:


estava previsto a tempº descer mais um pouco não????


cumps
Nashville
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando ao Ensemble e os diversos membros do Ensemble, pude constatar que foi apenas uma run "OUT" esta do GFS e não se trata portanto de uma nova tendência ...
Haja esperança e fé algarvios !!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Olhando ao Ensemble e os diversos membros do Ensemble, pude constatar que foi apenas uma run "OUT" esta do GFS e não se trata portanto de uma nova tendência ...
Haja esperança e fé algarvios !!

Realmente mas que saida:disgust:, nem vale sequer apena olhar para ela até dá vontade de chorar:sad:, mas esperomos que seja como você diz aurélio, que seja uma saida OUT.
 

Marcos

Cirrus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
60
Local
Celorico da Beira-550 metros altitude
Atenção para os proximos dias 13 e 14 de dezembro, sei que são previsões a longo prazo, mas é uma situação para acompanhar, a meteociel.com mostra uma entrada de ar frio bastante activa bem mais do que esta...e que atinge praticamente todo o territorio..que acham???
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Curiosa estas duas runs do GFS !!
Esta run das 12h segue a mesma tendencia da run das 6 h !!
Se por um lado pode ser mau e conduzir-nos a mais tempo de AA para cima de nós ... por outro lado pode ser o caminho aberto para um valente NAO negativo !!

EDIT: Bem esta run é o sonho de qualquer Algarvio .......
Parece-me que a chave para esta quinzena está naquilo que se vai passar entre os dias 3 a 5 Dezembro !!

É o sonho mas é de qq Português !!

Resumo: esta run segue a mesma situação das 6h, mas modela a situação de forma diferente, e que grandes cargas de água traria !!

Trovoada, muito vento e chuva ...... run boa demais para ser verdade !!
E coisas modeladas a cerca de 120 horas já é uma distancia muito curtinha ....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.