Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Claríssima e bem delimitadas as massas de ar polar e sub-tropical no Airmass do Meteosat

00002oct202244om3.jpg


Meteosat
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Claríssima e bem delimitadas as massas de ar polar e sub-tropical no Airmass do Meteosat

Meteosat

Podes crer Minho, imagem belissima do contraste quente e frio :w00t::w00t:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Digamos que é o fim do verão. Passada a frente entrarão as altas pressões e ficamos com dias amenos e noites frias. O IM aponta para geada já na noite de quarta-feira. :)

É preciso virem umas geaditas para as castanhas saberem melhor :D
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

O que é deveras supreendente é os elevados valores de geopotencial que estão previstos a oeste noroeste da peninsula vou pôr o modelo dos 500 hp do nogaps pois é semelhante e bem mais defenido que ecmwf.


https://www.fnmoc.navy.mil/wxmap_cg...cgi?area=ngp_atlantic&prod=500&dtg=2008102100

ps: para mais simples entender o azul é relativo à divergencia,e o marron é o de convergencia, ambos têm valores de vorticidade que os seus respectivos valores estão apresentados no canto superior direito..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Não percebi porqueé que a minha mensagem de ontem entre as 19h00 e as 20h00 desapareceu ontem ... mas pronto !!

Enfim ... !!
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Pelo menos de acordo com as temperaturas previstas pelos modelos tanto a 500hPa como a 850hPa é bem possível que tenhamos pontualmente temperaturas a rondar os 30ºC :shocking:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Já tinha reparado nisso .... pelo site do WestWind.ch em que vemos as temperaturas na peninsula iberica e Europa isto vai-se manter no quentinho com temperaturas acimados 20 mesmo no final do mes ...

Mas acho que isso vai depender da posição do anti-ciclone !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

e antes que a minha mensagem seja movida ou apagada sei lá pra onde ..


Não te zangues Aurélio. Tenta ser compreensível. O problema é o mesmo de sempre. Há alguém que resolve desabafar com o estado do tempo. Se ficasse por aí não haveria problema nenhum, o que se passa é que nunca fica por aí, e ao primeiro desabafo seguem-se montes de respostas do mesmo teor e acaba tudo numa amálgama de mensagens sobre gostos subjectivos e preferências pessoais que já nada têm a ver com o espírito e as regras do tópico. Acho que não é difícil todos conseguirmos contribuir para este tópico ter um certo nível mais virado para a análise e fundamentação e não de conversa acessória a desviar-se por vezes do tema. Penso que ganhamos todos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Resumindo, se nao me engano, o que vocês querem dizer é que se os factores estiverem combinados, a seguir a este pequeno sistema frontal que nos vai afectar hoje e um bocado de amanhã, vamos ter temperaturas à volta dos 30 graus???

:shocking:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Resumindo, se nao me engano, o que vocês querem dizer é que se os factores estiverem combinados, a seguir a este pequeno sistema frontal que nos vai afectar hoje e um bocado de amanhã, vamos ter temperaturas à volta dos 30 graus???

:shocking:
parem de inventar....q cena..
vai estar fresco ate ao final da semana e depois a T sobe mas duvido q passe dos 25Cº em todo o territorio.
e isto é se o cenario do ecm nao se realizar.....
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Resumindo, se nao me engano, o que vocês querem dizer é que se os factores estiverem combinados, a seguir a este pequeno sistema frontal que nos vai afectar hoje e um bocado de amanhã, vamos ter temperaturas à volta dos 30 graus???

:shocking:



Penso que nãqo chegará a tanto, poderemos ter dias com máximas de 25/28 graus com uma corrente de Leste.

O mais significativo para hoje ao fim da tarde é a viragem do vento para Norte e aumento da intensidade, aliás aqui já sopra de Norte com 30 km/h e a temperatura a descer neste momento 13 graus , chove moderadamente.O vento cada vez aumenta mais, registei agora 38 km/h NNW, vem aí frio!:cold::cold:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Penso que nãqo chegará a tanto, poderemos ter dias com máximas de 25/28 graus com uma corrente de Leste.

O mais significativo para hoje ao fim da tarde é a viragem do vento para Norte e aumento da intensidade, aliás aqui já sopra de Norte com 30 km/h e a temperatura a descer neste momento 13 graus , chove moderadamente.O vento cada vez aumenta mais, registei agora 38 km/h NNW, vem aí frio!:cold::cold:

se o cenario do ecm se realizar o frio volta na prox semana ( 3ª/4ª feira) .
apesar da T poder chegar aos 25Cº 28Cº no FDS as minimas ficarao baixas entre os 9Cº e os 14Cº pelo menos no sul, no norte serao noites bem frias e com geadas no NE ate 6ª ou
sabado depois as minimas subirao um pouquito no domingo e inicio da prox semana.
resumindo esta tudo ainda muito incerto a pertir da prox 3ªfeira.