Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

parem de inventar....q cena..
vai estar fresco ate ao final da semana e depois a T sobe mas duvido q passe dos 25Cº em todo o territorio.
e isto é se o cenario do ecm nao se realizar.....

Permita-me discordar. Ontem com apenas 11ºC a 850hPa a máxima em Pedras Rubras foi de 24ºC. Ora com o efeito de ilha de calor na cidade do Porto terão estado certamente 26 a 27ºC. Com temperaturas na ordem dos 15ºC a 850hPa nos próximos dias é bem possível haver locais a tocar nos 30ºC na zona litoral norte, isto claro se as condições previstas neste momento se verificarem realmente. De realçar ainda que ontem a máxima registou-se perto do meio-dia, já que a partir daí começou a nublar um pouco o que impediu que a temp subisse ainda mais.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

parem de inventar....q cena..
vai estar fresco ate ao final da semana e depois a T sobe mas duvido q passe dos 25Cº em todo o territorio.
e isto é se o cenario do ecm nao se realizar.....

Qual inventar qual carapuça .... :D
A imagem está lá não é ficção .... se a imagem for a mesma no fim de semana então teremos uma corrente de leste/nordeste com temperaturas acima dos 20º em todo o territorio mas nem pensar em temperaturas nos 30ºC !!

Não fui eu que falei em 30º C !!
Daqui a 8/10 dias já não digo nada ... pois na posição em que vai ficar (previsão ) a temperatura vai depender se o anti-ciclone estiver mais á esquerda ou á direita, para sabermos se teremos mais frio ou calor ... mas sempre falei em temperaturas acima dos 20 e não 30 C !!

É favor não distorcer tudo !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Qual inventar qual carapuça .... :D
A imagem está lá não é ficção .... se a imagem for a mesma no fim de semana então teremos uma corrente de leste/nordeste com temperaturas acima dos 20º em todo o territorio mas nem pensar em temperaturas nos 30ºC !!

Não fui eu que falei em 30º C !!
Daqui a 8/10 dias já não digo nada ... pois na posição em que vai ficar (previsão ) a temperatura vai depender se o anti-ciclone estiver mais á esquerda ou á direita, para sabermos se teremos mais frio ou calor ... mas sempre falei em temperaturas acima dos 20 e não 30 C !!

É favor não distorcer tudo !!
temperaturas altas ou baixas nos 850hpa nao indicam muito calor ou nao pois pode haver uma camada com T homogenea desde o solo até aos 850hpa e portanto estarem 15Cº la em cima e 23Cº no solo ou tambem pode suceder o contrario.
virá algum calor mas se vai durar ou nao so vamos saber daqui a umas 48/72h
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Não te zangues Aurélio. Tenta ser compreensível. O problema é o mesmo de sempre. Há alguém que resolve desabafar com o estado do tempo. Se ficasse por aí não haveria problema nenhum, o que se passa é que nunca fica por aí, e ao primeiro desabafo seguem-se montes de respostas do mesmo teor e acaba tudo numa amálgama de mensagens sobre gostos subjectivos e preferências pessoais que já nada têm a ver com o espírito e as regras do tópico. Acho que não é difícil todos conseguirmos contribuir para este tópico ter um certo nível mais virado para a análise e fundamentação e não de conversa acessória a desviar-se por vezes do tema. Penso que ganhamos todos.

Bem, Vince eu não estou zangado... mas sinceramente não sei o que se passou para tomares essa decisão e pelo jeito apagaste mais mensagens além da minha.
Eu colocei a mensagem que por acaso não era qualquer desabafo, mas sim relatei um facto ( não fundamentado é certo ) falando em D. Martinho I e II mas para mencionar o estado do tempo PREVISTO até á altura do S.Martinho e respectivo verão de s.martinho ( que não é ficção existe todos os anos )

A mensagem foi colocada, e estava no sitio correcto pois era uma previsão e por isso pertencia ao tópico correcto, e fui trabalhar.

O que aconteceu depois isso já não sei mas se quiseres explicar-me melhor agradecia pois toda a informação aqui colocada pertence ao tópico apesar de nem sempre estar bem fundamentada podendo dar azo a confusões de quem lê !!!
Obrigado !!

PS: Mas foi minha mensagem que fez descanbar o tópico ??????
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

parem de inventar....q cena..
vai estar fresco ate ao final da semana ...

e também diz que vamos ter aguaceiros até quinta/ sexta?

Oh Stormy, não andamos a ver os mesmos modelos, de certeza.
E aqui acho que ninguém terá prazer em inventar seja o que for.
A recuperação das temperaturas depois da descida abrupta de hoje far-se-á já a partir de quinta-feira e no final de semana conto fazer uma boa praia com muito sol, temperaturas convidativas e ausência de vento (nortada).
Depois lá para o meio da semana que vem talvez, o frio chegue mas até lá muitas alterações ainda estarão na calha.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

As previsões voltam a ficar melhor :w00t::w00t::w00t:.

A probabilidade de estas previsões conterem erros será menor, pois faltam apenas 30h :)!

gfs-1-30.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

bem a previsao é a seguinte durante o periodo entre amanha e a prox 4ª: a temperatura minima em lisboa rondara entre 11/13Cº, ate 6ª feira, e depois andara a volta dos 15Cº.
quanto as maximas elas subirao ate 26Cº no FDS e manter-se-ao assim desde sabado ate quarta feira.
quanto a chuva poderao cair uns aguaceiros fracos amanha e depois mas chuva a serio so na segunda metade da prox semana altura em que outra frente vai chegar e uma possivel cut-off bastante intensa vai formar-se ( segundo o GFS).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Pois mas eu evitei falar nisso pois a localização dessa mesma depressão é a meu ver uma incónita pois ora a têm colocado a atingir Portugal, ora apenas Espanha, mas como dizes irá trazer, caso nos atinga aguaceiros de actividade fraca a moderada que na Serra da Estrela, Marão(?) e outros locais acima dos 1000 metros seriam de neve.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Pois mas eu evitei falar nisso pois a localização dessa mesma depressão é a meu ver uma incónita pois ora a têm colocado a atingir Portugal, ora apenas Espanha, mas como dizes irá trazer, caso nos atinga aguaceiros de actividade fraca a moderada que na Serra da Estrela, Marão(?) e outros locais acima dos 1000 metros seriam de neve.

Ainda bem que alguém respondeu correctamente, e mais acrescento que ainda faltam alguns dias para suceder.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

formou-se esta tarde uma area de baixa pressao a S do pais como alias fora previsto.
este sistema acabará por se degenerar rapidamente nas prox 12 a 24h embora possa dar origem a aguaceiros nesta noite e a alguma nebulusidade amanha.
agora devido a entrada de ar mais quente a temperatura subiu para 17.3Cº e em sines chove de maneira fraca devido ao que podemos considerar uma frente quente ( com a caracteristica chuva fraca e nuvens de desenvolvimento horizontal).
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

formou-se esta tarde uma area de baixa pressao a S do pais como alias fora previsto.
este sistema acabará por se degenerar rapidamente nas prox 12 a 24h embora possa dar origem a aguaceiros nesta noite e a alguma nebulusidade amanha.
agora devido a entrada de ar mais quente a temperatura subiu para 17.3Cº e em sines chove de maneira fraca devido ao que podemos considerar uma frente quente ( com a caracteristica chuva fraca e nuvens de desenvolvimento horizontal).

Essa depressão tem tido uma evolução curiosa, a forma como se foi reflectindo na superficie ainda a frente estava de passagem pela península.

b-21.jpg


a-27.jpg



Dada a localização e intensidade pouco nos deve afectar mas por pouco pois a precipitação nos modelos não anda longe das nossas fronteiras e já hoje como referiu há pouco o novo forista de Huelva ele recolheu quase 20mm. Nada mau.

prec-21.jpg



É interessante todo este dinamismo na atmosfera, do pólo até ao norte de África, pelo menos monótono não tem sido o Outono nestes dias e parece que vai continuar mexido com o que os modelos vão mostrando para o fim do mês.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Ainda bem que alguém respondeu correctamente, e mais acrescento que ainda faltam alguns dias para suceder.

Sinceramente acho que será uma depressao pouco comum, ou ate fora de normal, para aquilo que estamos habituados a ter... em termos de deslocaçao, movimento e ate de intensidade...

Será com esta depressao estaremos a falar em cotas tao altas de neve (1100 a 1000)?... deixo a questão no ar...

Se assim for qual será o comportamento de uma depressao tao fria no centro a vir de Terra??

E as suas consequencias para a peninsula??

Sinceramente estou '' em branco '' pois deverá ser a primeira vez que vejo uma depressao deste genero ... :shocking:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Essa depressão tem tido uma evolução curiosa, a forma como se foi reflectindo na superficie ainda a frente estava de passagem pela península.



Dada a localização e intensidade pouco nos deve afectar mas por pouco pois a precipitação nos modelos não anda longe das nossas fronteiras e já hoje como referiu há pouco o novo forista de Huelva ele recolheu quase 20mm. Nada mau.




É interessante todo este dinamismo na atmosfera, do pólo até ao norte de África, pelo menos monótono não tem sido o Outono nestes dias e parece que vai continuar mexido com o que os modelos vão mostrando para o fim do mês.

a frente introduziu ar frio em altitude e isso favoreceu a ciclogenese.
em principio vai degenerar rapido mas vamos acompanhando e logo se ve...
boas.