Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008



Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Na minha opinião a questão nao é se, mas sim onde é que vai haver temporal. Como é sabido nestas situações convectivas a impresibilidade impera, num local pode estar a acontecer o maior diluvio e 10km ao lado nem uma pinga! Acompanhei atentamente a situação da costa mediterranica de Espanha, e de facto só por aqui é possivel ver o potencial desta depressao. Varias localidades ultrapassaram os 100mm, muitas ficaram lá proximo, especialmente nas provincias de Valencia Murcia e Alicante. Na Andaluzia, trovoada com fartura junto à costa, e aquela que parecia uma pequena convecção no sat24 largou aquilo que os locais relataram no meteored como sendo das maiores chuvadas que já presenciaram. Há pouco em valencia 3 horas de diluvio, 30mm em 15m, 70-80mm numa hora... E o aviso nivel 2 do Estofex que alerta para condições propicias a supercells com granizo e possibilidade de tornados/grande tornado, também apontam para algo extremo. Claro que nisto dos tornados o estofex exagera sempre um pouco...mas a linha de nivel 2 praticamente toca aqui a Ria Formosa. O dia de amanha é decisivo, assim como a deslocação da depressao, visto que as condições sao ideais.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

e agora....frio a partir de quinta frio esse com possiveis temperaturas negativas nas areas do NE de portugal:cold: ( como de costume, 9meses de inverno e 3 de inferno).
aqui em lisboa estou ainda a espera da primeira noite desde maio com Tmin abaixo de 10Cº...em sines ja tivemos 9.6Cº:shocking: :confused:
quanto a chuva poderemos contar com 2 frentes frias pouco activas na prox semana mas ainda falta tempo.
de resto o AA vai predominar e fazer do tempo uma seca em todos os seus sentidos:sad::sad:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Boas analisando os modelos de hoje e ultimos dias a tendencia
e que este ano não exista sistemas depressionários com sistemas frontais dado que o anticiclone que já li em vários sitios vai existir no Norte da Europa ( desde o Norte de Portugal até á Finlandia ) vai trazer nestes meses uma grande seca e o se o seu posicionamento favorecer frio da Europa central !!!

Nada mais há a dizer ... este ano vai ser o bloqueio total ... vá lá que choveu bem nestes primeiros dias ... ( apesar de ter chovido pra ai 3 dias desde Setembro ) !!

Agora vamos começar a chupar no dedo !!

Sou pessimista? Talvez sim ... talvez mais realista ....
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Aos dois posts anteriores gostava como pessoa que viesse pela 1ª vez a este forum, como chegaram os dois a essas conclusões e às suas respectivas provas(modelos) porque para mim está muito vago.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

e agora....frio a partir de quinta frio esse com possiveis temperaturas negativas nas areas do NE de portugal:cold: ( como de costume, 9meses de inverno e 3 de inferno).
aqui em lisboa estou ainda a espera da primeira noite desde maio com Tmin abaixo de 10Cº...em sines ja tivemos 9.6Cº:shocking: :confused:

E com um pouco de sorte, até alguma precipitação na 4ª feira resultante da passagem da superfície frontal :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Apenas duas notas. Em primeiro lugar para o stormy e embora tenhas razão na maioria da análise descritiva, penso que esta semana não vamos ter ainda grandes possibilidades de ver temperaturas negativas (como vimos no início do mês). Isto pelo que o GFS diz (o único que vi a run actual). Mais lá para a frente começa a existir essa possibilidade com pelo menos a temperatura a 850hPA a descer bastante, mas isso no looooongo prazo, aquele no qual não confio no GFS. De qualquer forma veremos as próximas saídas...

Quanto ao que o Aurélio disse é um receio... dele e de muitos, muitas vezes desabafado em conversas recorrentes! Alguns discordam. No fundo são previsões sazonais, desejos, incertezas... acho é que neste momento não temos modelos que possam afirmar tal coisa! Pelo menos neste tópico de previsões e alertas talvez não se justifique falar disso... ;)

Eu não estou a dizer isto para ser chato... Só que muita gente vai passando por aqui e lê estas linhas, fazendo a sua interpretação... E o que ás vezes entre nós podemos perceber "nas entrelinhas", outros não compreenderão da mesma forma, certamente. E eu acredito que este pode (e deve) ser um espaço de informação pública!
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Segundo os modelos a tendência é para termos um inverno frio!

Aqui a anomalia prevista para este outono/inverno

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euT2mSea.gif

por meses!

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euT2mMon.gif

Tendência para tambem termos um outono/inverno um quanto ou tanto seco!

Precipitações

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euPrecSea.gif

Separado por meses

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euPrecMon.gif

Tendências não passa de tendências! Uma la nina fraquita!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Segundo os modelos a tendência é para termos um inverno frio!

Aqui a anomalia prevista para este outono/inverno

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euT2mSea.gif

por meses!

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euT2mMon.gif

Tendência para tambem termos um outono/inverno um quanto ou tanto seco!

Precipitações

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euPrecSea.gif

Separado por meses

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euPrecMon.gif

Tendências não passa de tendências! Talvez a nossa La nina não esteja tão adormecida enquanto aparenta estar!




Já agora se arranjares o do ecmwf e fazer o cruzamento de dados:).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

OK ... para os menos atentos em relação aos fenómenos da meteorologia e que não sabem onde os leitores e escritores habituais deste forum vão buscar as suas convicções, factos, teorias, etc ....

Análise dos modelos para os proximos 15 dias:
3/4 semana:
http://expert.weatheronline.co.uk/pslv_frame.htm


Previsão sazonal:

euPrecMon.gif


Edit: já agora as cores indicam não a quantidade de precipitação mas sim os desvios em relação á média para os respectivos meses !!

Espero que agora os leitores do forum saibam que o que dizemos não cai do céu ... e que tem sempre uma base por trás, contudo deve-se destacar que apesar de os inumeros modelos de previsão indicarem a forma como a atmosfera se vai comportar ... esta tem o seu grau de fiabilidade assim como as nossas próprias convicções !!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

E com um pouco de sorte, até alguma precipitação na 4ª feira resultante da passagem da superfície frontal :D

quem sabe se apanhas ai a primeira ocorrencia de sleet do ano...........:D
é um pouco improvavel sejamos realistas;);)
acho que este inverno vamos ter condições razoaveis para a repetição do 18 de fev:rolleyes::rolleyes: e este anticiclone continental anda a trazer invernos mornos( note-se que em neste ano as Tmin absolutas foram registadas, em muitas estações, no mes de março:confused:).
boas a todos:thumbsup::thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

eu nao confio muito nos modelos sazonais mas é um facto que desde agosto que eles andam razoavelmente consistentes em relaçao a um inverno seco e com a T pouco acima da media... só o resto do outono é que será um pouco fresco.
acho que este inverno vai ser similar ao de 2007/2008.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

quem sabe se apanhas ai a primeira ocorrencia de sleet do ano...........:D
é um pouco improvavel sejamos realistas;);)

Agora é completamente impossível. Chegou a cair algum gelo no dia 25 de Outubro de 2003 com uma máxima de apenas 5,4ºC, mas as condições eram bem diferentes.

 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Está a sair uma uma run(fnmoc), e nessa previsão não se vê onde as temperaturas desçam tanto na quinta feira, aponta sim para estabilidadee com uma fraca frente a entrar no noroeste da PI.
Quero realçar que a actividade tropical continua activa, e por isso a ITHZ ainda está por latitudes elevadas.