Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Sobre o evento do fim de semana parece que vamos ter que ter cautelas na afirmação da severidade do mesmo. Estamos de acordo que vamos ter instabilidade e potencial convectivo. Mas hoje os modelos parecem indicar uma diminuição da severidade local em algumas partes do sul do país. Por outro lado democratizam a chuva do fim semana...

Mas por outro lado depois da Esmeraldina ha sempre que ter atenção a este tipo de situações... cá estaremos :)



Ps: Em relação ao assunto windguru, eu falei mais em relação aos modelos de previsão em geral, mas expressei-me mal, uma vez que estava em resposta a um post ;) De facto não conheço o windguru ao pormenor e não sei o timming das actualizações do mesmo :) Quanto aos outros sites de previsão na generalidade tenho observado que não actualizam a cada run! Fica o meu pedido de desculpa pela imprecisão quanto ao Windguru e fico contente por saber que é tão bom ao nível da actualização :thumbsup:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Saiu a run do GFS das 6z... não tem absolutamente nada a ver com a das 0z voltando a apostar em severidade local...

Neste tipo de situações é quase "esperar para ver..."
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

6hrprecip.png


:surprise:

De acordo com a última run das 6 Z isto lá para sábado parece que se complica lá para as zonas do litoral alentejano,Lisboa e Setúbal para domingo já há uma maior distribuição da precipitação pelo País ( com o Norte incluído).Vamos aguardar pois são situações muito imprevisíveis.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

o facto de estar mais distribuida a precipitaçao e ate a incerteza dos modelos só nos diz que resumidamente vai chover e trovejar com alguma intensidade no sul e centro com tendencia a deslocar-se para norte.
isto é podem haver problemas anywhere anytime como aconteceu em coimbra em setembro e no algarve ha 15 dias.
do q se pode ter a certeza é q a frescura vai-se embora...
boas a todos
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Notícias por demais surreais traz esta run das 12z do GFS

Para sábado à tarde primeira ronda pelo sul e centro sul com quantidades de precipitação muito elevadas para Setúbal e Lisboa, continuando pela noite e incidindo também pelo alto alentejo.

Para Domingo exactamente o mesmo cenário embora menos intenso, mas igualmente muito forte nos mesmíssimos locais.

Segunda feira terceiro round pelas regiões do sul embora mais fraco...

O norte e Centro Norte ficariam neste cenário a seco

Custa a crer numa run destas! Mas a situação merece claro toda a nossa atenção.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

boas

esta ultima run vem sem duvida marcar a festa para, sábado, domingo e segunda feira, a tendência dos modelos para esta situação já se vem mantendo à algum dias, espero que não mude mesmo na ultima, mas a run de hoje a noite vai ser importante não tanto com a localização do evento, (Centro e sul ) mas sim com a sua intensidade. Assim espero :D

abraços
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Epa desculpem a ignorância... Mas afinal "o que é que vem aí"?

Se bem me lembro, ha cerca de +/- um ano, tivemos aquela instabilidade toda no final de Setembro... TROVOADAS FORTES E GROSSAS :D e MUITA chuva...

Nesses dias, as trovoadas vinham sempre de Espanha... (moro em corroios e elas passavam por aqui, seguindo para o mar...) Foram duas semanas que nunca esquecerei :sad:

Será que este fim de semana se a temperatura subir, ou algo assim, posso contar com uns relâmpagozinhos e isso? :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Epa desculpem a ignorância... Mas afinal "o que é que vem aí"?

Se bem me lembro, ha cerca de +/- um ano, tivemos aquela instabilidade toda no final de Setembro... TROVOADAS FORTES E GROSSAS :D e MUITA chuva...

Nesses dias, as trovoadas vinham sempre de Espanha... (moro em corroios e elas passavam por aqui, seguindo para o mar...) Foram duas semanas que nunca esquecerei :sad:

Será que este fim de semana se a temperatura subir, ou algo assim, posso contar com uns relâmpagozinhos e isso? :D

Podes contar com isso :thumbsup: relâmpagozitos não sei te dizer ao certo mas com o isso podes contar :D :lol: vai ser fixe vais ver ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Epa ja tou muito mais contente :D

O que vale é que so tenho aulas de manhã, de tarde posso ir fazer registos e tirar fotos :p

Olha lá, Miguel, como é que puseste esses dados no teu perfil? aqueles que aparecem sempre no fim de cada mensagem que escreves, os extremos e isso??

Eu sei que se tem que ir a editar perfil, mas onde é que se coloca isso de maneira a que apareça? :(
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Olha lá, Miguel, como é que puseste esses dados no teu perfil? aqueles que aparecem sempre no fim de cada mensagem que escreves, os extremos e isso??

Eu sei que se tem que ir a editar perfil, mas onde é que se coloca isso de maneira a que apareça? :(


Vais a Painel de controle e depois do lado esquerdo em editar assinatura! depois é escreveres o que queres...;)
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

o IM ja lançou o Alerta Amarelo para amanhã :w00t:






Guarda,Castelo Branco,Portalegre e Faro :

*vento com rajadas 70 a 90 km/h
*nas terras altas : vento de Leste com rajadas de 75km/h

Beja e Faro :

Aguaceiros por vezes fortes entre 10 a 20mm por hora :rain::rain:



Madeira támbem com Alerta Laranja e Amarelo devido ao vento forte




Creio que voltaram atrás. Neste momento não há alertas em território continental e na Madeira continua amarelo devido ao vento.