Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

pois é amigos o inm espanol ja colocou cota 600 pa sabria ali bem perto de bragança..kem me dera estar por akeles lados na proxima semana que vai ser de loucos :D espero eu..cautela acima de tudo pa nao haver desilusoes como tem sido quase sempre...

;)

Não tenho tido muito tempo mas espero quando chegar a casa explicar a teoria de ontem...

Mas não me surpreende em nada essa cota!!

Aviso

Foi agora implementado no fórum uma nova filosofia relativamente à previsão do tempo, modelos e alertas. Esta alteração era para começar apenas em Novembro, mas dado que estes próximos dias vão ser agitados, implementou-se agora.

A filosofia é inspirada no que fazem os nossos vizinhos de Espanha no Meteored e noutros, onde existem dois tópicos diferentes para a mesma temática pois eles lá também passaram há uns anos atrás por alguns dos problemas que temos tido também aqui.

Há um ano atrás decidiu-se que ainda não se justificava esta divisão do tópico no MeteoPT por falta de dimensão, mas actualmente chegámos à conclusão de que ela é necessária resolvendo assim duas situações que nos últimos tempos tem sido complicadas de gerir, por um lado o objectivo do MeteoPT ter um tópico mais sério e fundamentado, por outro, também não asfixiarmos o natural entusiasmo no seguimento das previsões com mais ligeireza e boa ou má disposição, com muito ou pouco conhecimento por parte dos membros.

Temos agora assim um tópico mais rigoroso dedicado a Previsões oficiais ou de outras entidades credíveis, alertas também oficiais e análises dos modelos dos membros do fórum. Este tópico seguirá assim as regras mais rígidas que exigem fundamentação das análises com conhecimento q.b. Quer-se que seja um tópico mais sério e sem conversa anexa, entusiasmos ou desilusões, smiles de sorrisos ou fúria, etc, e que os membros quando o utilizam fundamentem sempre com conhecimento o que pretendem demonstrar. É um tópico onde também se deve evitar por exemplo coisas como modelos a 300 horas, pois isso revela só por si falta de conhecimento nesta matéria. Deseja-se também forte percepção do que são modelos, as suas limitações e incertezas e de como se distinguem da realidade, uma coisa é analisar e debater cenários futuros, outra coisa é falar como se fossem acontecer daqui a pouco sem margem para dúvidas. A regra sagrada nº1 para qualquer analista de modelos neste tópico é saber que os modelos estão sempre errados pois nunca conseguem simular a complexidade da atmosfera, e esse grau de erro aumenta exponencialmente com o avanço no tempo. A separação em dois tópicos visa também dar maior destaque às análises mais elaboradas e trabalhosas dos membros do fórum evitando-se assim que essas análises se percam no turbilhão de outras mensagens.

O tópico com estas regras chama-se então:
«Análise Modelos, Previsão e Alertas - Mês Ano»
E as regras estão aqui: (mas serão algo revistas em breve)
-> Regras do tópico de Análise Modelos, Previsão e Alertas

Em simultâneo existe então um outro tópico mais leve, onde todos podem conversar e debater de forma mais ligeira sobre as previsões, sobre o tempo que fará, desilusões pessoais e fúrias mais ou menos incontidas, perguntas e dúvidas, etc.
Esse tópico chama-se assim:
«Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Mês Ano»

Re: Seguimento - Outubro 2008

Boa noite a todos! Vi algures que a partir de 3a, 4a feira as temperaturas vão descer um bom bocado e que se vão manter baixas ao longo do dia, pelos vossos conhecimentos confirma-se isto? e até que ponto é que as temperaturas vão baixar? E já agora existe a possibilidade de percipitação nesses dias? Ps: já tão a ver onde isto vai chegar... é que a vontade de dar uns passeios até á neve começa a aumentar :)

Re: Seguimento - Outubro 2008

Frio há que chegue pelo menos pelos últimos dados que temos. A precipitação apenas aparece na 4ªfeira, mas pelas características próprias de uma entrada deste género é com a precipitação que nos temos que preocupar e não com a falta de frio...

Boa noite amigos,

Apesar de nos continuarem a alimentar o sonho de que vos falei há uns dias atrás, devo dizer que temos de ter calma e dar um passo de cada vez. Para já, parece que o frio não faltará. Em que quantidade não sabemos, se trará precipitação também não sabemos...é isso que iremos saber :)

Se as tendências se mantiverem
vamos ter a partir de 3ª feira
da semana que vem uma descida
das temperaturas (poderão,na minha opinião,
atingir entre -2 e -5ºC). Esta decida das temperaturas
poderá vir acompanhada com alguma precipitação,
que nas terras altas do Interior Norte e Centro
poderá ser de neve.

Resumo: Frio :cold: e quem sabe, alguma chuva (ou neve) :rain:

Digamos que este cenário previsto pelo GFS, e que pelos vistos os outros modelos acompanham à sua maneira, promete algo muito interessante para a próxima semana!!:thumbsup:

Ainda bem, já estou farto de usar roupas leves, os casacos e as malhas estão a precisar de apanhar ar (frio:cold:):thumbsup:

E se a juntar a isso viesse alguma precipitação aqui para os Algarves, era capaz de dar um tom giro à Serra de Monchique!!:thumbsup::cold: Mas pelos modelos, será um cenário a descartar!!

Realmente, está para chegar uma enorme vaga de :cold::cold:.
Espero que os modelos não se alterem muito :D.

Com previsões assim, vale bem a pena esperar :lol::lol:

29-10.jpg

Segundo as normais de Castelo Branco, a temperatura mais baixa do mês de Outubro entre 1961 e 1990 foi de 3,4ºC, o que quer dizer que é muito provável ter de fazer uma actualização para a próxima semana :D:D.

Abstenho-me de comentar as saídas mais recentes de alguns modelos, vou esperar até amanhã ou Domingo para ver se os modelos caem na real :D

Abstenho-me de comentar as saídas mais recentes de alguns modelos, vou esperar até amanhã ou Domingo para ver se os modelos caem na real :D

Parece bom de mais para ser verdade não é :D :surprise: espero que a real seja esta e não outra ;) dias lindos de inverno rigoroso ao mais alto nível seria o que nos esperava com estas ultimas cartas dos modelos e não posso nomear um porque são todos :lol:

ora ora parece me que precipitaçao KAPUT! foi-se...:sad:

Mete mais apenas o centro da depressão nesta run está a rodar em cima de Portugal mas se desviar ligeiramente levamos com muita chuva em cima...mínimas de alguns ºC abaixo de zero no Norte e até quase 0ºC em Setúbal é muita fruta para final de Outubro :surprise: alias é muita fruta para qualquer mês do Inverno quanto mais para Outubro ;)

Não vou comentar estas 2 ultimas runs tanto do nogaps como gfs, pois são muito extremadas para altura do ano em que se está, a unica certeza é o vento de norte ser forte.