Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite a todos, acabei de ver na Sic Noticias que está previsto queda de neve no alto da serra estrela para quarta-feira, se assim for começa cedo este ano a neve, promete.

Cumpts

Realço apenas uma coisa: apesar da sensação de ter neve ainda em Outubro pela Serra da Estrela ser boa, só quer dizer uma coisa - vem tarde.
E isto porque em muitos anos ditos "normais" ela teria caído mais cedo com a vinda de pós-frontais que seriam supostos acontecer a partir do Mês de Setembro. Isso era o normal (mesmo que não acumulasse ou que derretesse rapidamente).
O facto é este: na última década o 1º nevão na Estrela tem vindo a cair tardiamente, já que o Outono tem sido quente na sua fase inicial.

Quanto à chuva prometida: as imagens de satélite mostram uma frente a formar-se com potencial interessante no que à quantidade de precipitação diz respeito; já quanto ao vento teremos o mesmo a soprar forte nalgumas zonas mas também aqui apenas uma situação normal para a época.
 
Registo
19 Out 2009
Mensagens
9
Local
Lisboa
Meu caros amigos,

antes de mais deixem-me fazer uma pequena introdução, pois acabei de me registar e fí-lo porque preciso da vossa ajuda.

Bom, chamo-me Miguel Oliveira e resido em Lisboa e....não percebo nada de meteorologia... :( Tentei decifrar os vossos quadros/mapas mas não consigo fazer as leituras correctas.

Estou a organizar um evento para o dia 31 de Outubro em Sintra. Sendo um evento que grande parte será passado ao ar livre, não consigo saber se vai chover ou não (bem sabemos que Sintra, por estar colado ao mar, tem aquele clima muito peculiar).

Segundo os mapas, é possível antecipar alguma coisa? Sei que isto da meteorologia é um pouco como a bolsa, ou seja, algo imprevisível, mas segundo a vossa experiência será que podem fazer uma aproximação?

Não deixem sofrer mais este probre mortal... he he he


Um abraço,
 
Registo
19 Out 2009
Mensagens
9
Local
Lisboa
Obrigado Zapião pelas boas vindas. :)

Pois, com a sorte que tenho o mais certo é haver um mini coclone sobre um lago e, além de chover cats and dogs, ainda vai chover sapos vindos desse lago.... grrrrr


Um abraço,
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Obrigado Zapião pelas boas vindas. :)

Pois, com a sorte que tenho o mais certo é haver um mini coclone sobre um lago e, além de chover cats and dogs, ainda vai chover sapos vindos desse lago.... grrrrr


Um abraço,
:) É preciso ter calma, os modelos ainda só vao ate 27/Out mas muita coisa vai alterar até lá.
Vê aqui http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=2 mete o cursor no ult ponto verde (180h), q é a previsao da precipitaçao do dia 27/Out
 
Registo
19 Out 2009
Mensagens
9
Local
Lisboa
:) É preciso ter calma, os modelos ainda só vao ate 27/Out mas muita coisa vai alterar até lá.
Vê aqui http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=2 mete o cursor no ult ponto verde (180h), q é a previsao da precipitaçao do dia 27/OUT

Ahhh, já percebi a ideia...penso :) Então é o quadro com a previsão das próximas horas (até ao máximo de 180h), sendo que branco não há precipitação e conforme for andado para cores mais quentes (vermelho), mais a precipitação irá ocorrer. :)

Ora se isto fosse um teste de escola, diria que em LX, daqui a cerca de 18 horas irá chover consideravelmente. Estou a fazer a leitura correcta? :)


Um abraço,
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Ahhh, já percebi a ideia...penso :) Então é o quadro com a previsão das próximas horas (até ao máximo de 180h), sendo que branco não há precipitação e conforme for andado para cores mais quentes (vermelho), mais a precipitação irá ocorrer. :)

Ora se isto fosse um teste de escola, diria que em LX, daqui a cerca de 18 horas irá chover consideravelmente. Estou a fazer a leitura correcta? :)


Um abraço,

:thumbsup: sim é + - isso caro colega:w00t: convem ñ esquecer q isto sao previsoes modeladas e portanto qnt + avançam no tempo, + faliveis serão. Vai acompanhando o link diariamente;)
 
Registo
19 Out 2009
Mensagens
9
Local
Lisboa
:thumbsup: sim é + - isso caro colega:w00t: convem ñ esquecer q isto sao previsoes modeladas e portanto qnt + avançam no tempo, + faliveis serão. Vai acompanhando o link diariamente;)

Estou a perceber perfeitamente. Hoje já vou dormir a saber alguma coisa mais. he he ;)

Bom, devo confessar que eu adoro díluvios (odeio calor), olhar para fora de casa e observar uma boa chuva (ainda por cima tenho o jardim sempre iluminado, pelo que o espetáculo é maior), ver cair água "forte e feito" a criar mini rios no jardim, etc, mas no dia 31 é que não me dava muito jeito. he he


Um abraço,
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
O nível actual de alerta do IM é suficiente, tendo em atenção o comunicado da AEmet?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
A depreessão que dá origem à frente que nos vai atingir não vai ser nomeada aqui no Meteopt como costuma acontecer habitualmente:huh:

Desculpem o off topic:unsure:
 

Bruno Matos

Cirrus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
56
Local
BELMONTE (640m)
Meu caros amigos,

antes de mais deixem-me fazer uma pequena introdução, pois acabei de me registar e fí-lo porque preciso da vossa ajuda.

Bom, chamo-me Miguel Oliveira e resido em Lisboa e....não percebo nada de meteorologia... :( Tentei decifrar os vossos quadros/mapas mas não consigo fazer as leituras correctas.

Estou a organizar um evento para o dia 31 de Outubro em Sintra. Sendo um evento que grande parte será passado ao ar livre, não consigo saber se vai chover ou não (bem sabemos que Sintra, por estar colado ao mar, tem aquele clima muito peculiar).

Segundo os mapas, é possível antecipar alguma coisa? Sei que isto da meteorologia é um pouco como a bolsa, ou seja, algo imprevisível, mas segundo a vossa experiência será que podem fazer uma aproximação?

Não deixem sofrer mais este probre mortal... he he he


Um abraço,


Bem vindo migueldefender.. isto das previsões é bem pior que a bolsa..
Parece que vais ter sorte! Mas ainda é cedo. Mas o mais provavel é bom tempo e frio :cold:.
Abraço


gfs-2-276_shd8.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.