Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Quanto a mim os modelos estão um pouco atrasados em relação á realidade pois a maioria de precipitação já vem na zona centro do continente enquanto que os modelos a estão a prever para as 00 horas
por091021200030.jpg


cmm5d325.jpg

Podemos constatar que os mapas são quase iguais mas o radar é das 8 e o modelo é das 00h

Atenção a um pormenor neste tipo de grafismos. Não sei qual é o intervalo de tempo mencionado, mas geralmente estes gráficos apresentam "acomulado até". Ou seja... essa será a precipitação prevista de X horas até ás 0Z. E sendo assim não estaria longe da realidade ;)
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,399
Local
Olhão (24 m)
Analisando os modelos que há a dizer nada, sol e mais sol esta run das 6 até dia 7 de Novembro é só sol claro isto no Algarve senão vêm logo criticar e depois a mais de 300 horas é que aparece algo de novo, mas já vou habituando-me a ter cada vez menos precipitação. Venha o sol e quem sabe a praia.:disgust:

Para aqueles que consideram o Aurélio o pessimista do ano só deixo um reparo ser pessimista ou não, existe uma coisa que eu e o Aurélio fazemos acima de tudo é sermos realistas, agora que haja muito pessoal que não goste da realidade é problema deles e não nosso.

Até qualquer dia...
 

RTC

Cirrus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
40
Local
S.Gregório [Caldas da Rainha]
Bem para não estarem sempre a perguntar a que horas chega o temporal eu vou meter aqui o que penso que va acontecer...

A partir das 20h vai se sentir um agravamento notório principalmente do vento no Litoral Oeste e vento esse que vai ter um pico algures entre as 23h do dia 21 e as 4 horas do dia 22 com rajadas que podem chegar nalguns pontos aos 100km/h mas que no geral serão entre os 70 e os 80km/h :) isto é o que eu penso que vá acontecer!! quanto a chuvas vai haver um aumento na instabilidade a partir das 21h de hoje até pelas 4h da madrugada de amanha altura em que se podem formar algumas células bastante activas e que podem ir agravar o cenário já complicado pelo vento.

BINGO!
Não falhou em nada!

;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Analisando os modelos que há a dizer nada, sol e mais sol esta run das 6 até dia 7 de Novembro é só sol claro isto no Algarve senão vêm logo criticar e depois a mais de 300 horas é que aparece algo de novo, mas já vou habituando-me a ter cada vez menos precipitação. Venha o sol e quem sabe a praia.:disgust:

Para aqueles que consideram o Aurélio o pessimista do ano só deixo um reparo ser pessimista ou não, existe uma coisa que eu e o Aurélio fazemos acima de tudo é sermos realistas, agora que haja muito pessoal que não goste da realidade é problema deles e não nosso.

Até qualquer dia...

Aqui a questão não é essa. Claro que estão a ser realistas, todos temos noção da falta de precipitação nessa zona. Mas qualquer dia volta a chuva e a alegria, já existiram cenários piores.

Mas ainda não vai ser na próxima semana que volta a chuva em força, vão ser dias com algumas nuvens, praticamente sem vento, resumindo...enfadonhos.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
E desculpem o offtopic, cá vai o que interessa :D
A partir de amanha é provável que entre um levante muito fraco para o Algarve, que se manterá assim até terça, inclusivé. Quarta deve soprar com mais intensidade. O céu deve apresentar-se limpo ou talvez com umas nuvens altas provenientes da depressão que se encontrará a W no atlantico. As temperaturas deverão andar nos 25ºC de máxima e podem chegar aos 19ºC de mínima ou quiçá alguma mínima tropical (duvido). Depois disto é entrar no desconhecido :D
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Após uma rápida volta por previsões disponíveis na Internet junto-me aos "Realistas" (e não Pessimistas) e acredito que até 5 ou 6 de Novembro vai reinar o bom tempo. É bom para uns, mau para outros, mas é assim...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Essa agora do pessimista do ano .... enfim, sem comentários, tenho as costas largas!! Já não posso analisar os modelos :huh:

Enfim tenho que deixar de analisar os modelos se calhar ....
O que posso dizer dos modelos ... agora até cerca das 132/144 horas teremos vento variável, depois vento moderado de sul, ou leste no algarve, isto até ás 180/210 horas !!

Depois penso que está tudo muito indefinido, mas cada vez mais estou mais inclinado para um tempo estável até dia 11 Novembro (já para além dos modelos), mas ainda é muito cedo, muito cedo mesmo !!

E vejam lá se param com os palpites, criticas e sei lá o que mais .... que eu apenas digo o que os modelos dizem e mai nada !!

Já agora espero novamente tempo de Verão nos proximos dias com máximas que no fim de semana podem chegar até aos 27/28 graus no sul, acho eu sem olhar a modelos desta vez !!
Em Huelva dão !!

Até qualquer dia !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Modelos por favor, já chega desta conversa acessória e as provocações que apenas levam a mais conversa off-topic, isto já dura há semanas. Vamos lá todos a fazer um esforço para não se estar sempre a cair nisto que não leva a lado nenhum.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Essa agora do pessimista do ano .... enfim, sem comentários, tenho as costas largas!! Já não posso analisar os modelos :huh:

Enfim tenho que deixar de analisar os modelos se calhar ....
O que posso dizer dos modelos ... agora até cerca das 132/144 horas teremos vento variável, depois vento moderado de sul, ou leste no algarve, isto até ás 180/210 horas !!

Depois penso que está tudo muito indefinido, mas cada vez mais estou mais inclinado para um tempo estável até dia 11 Novembro (já para além dos modelos), mas ainda é muito cedo, muito cedo mesmo !!

E vejam lá se param com os palpites, criticas e sei lá o que mais .... que eu apenas digo o que os modelos dizem e mai nada !!

Já agora espero novamente tempo de Verão nos proximos dias com máximas que no fim de semana podem chegar até aos 27/28 graus no sul, acho eu sem olhar a modelos desta vez !!
Em Huelva dão !!

Até qualquer dia !!

Por Favor!!! Já deviam saber que Modelos não são certezas! Depois das 72 horas já é advinhar, e já deviam saber disso! Sempre foi assim durante anos e anos! Sejam realistas ou não eu já estou farto dessa conversa! Compreendo a vossa frustação... mas não se pode dizer ao gfs por exemplo para eles mudarem o tempo! Aproveitem o sol, e tenham paciencia que melhores (piores para outros) dias viram!
desculpem o off-tópic mas é para ver se, de uma vez por todas, acabem com essa conversa!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.