Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
O S.Pedro convocou hoje os media para uma conferência de imprensa
à qual não faltou evidentemente um enviado especial do METEOPT.
Era grande a expectativa do teor da comunicação, justamente no dia
em que se ouviram já queixas importantes de agricultores
quer do Norte ,quer do Sul face à presente carestia da chuva.
Após uma nota introdutória em que explanou as razões de tanto
Verão Outono dentro ,insistindo que nada pôde fazer para obstaculizar
este Verão fora de época face à conjunctura meteorológica internacional desfavorável, S.Pedro centrou o seu discurso depois nos sinais de "retoma meteorológica" já bem visíveis e disse nomeadamente já ter tomado medidas concretas,para que no início da semana que vem haja já uma significativa mudança do tempo,com precipitações do Minho ao Algarve e óbvia descida dos valores da temperatura .
Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas:
A 1ª pergunta foi colocada por um enviado de um forum de jovens agruricultores:
-Disse atrás que para a semana irá chover. Ok.Mas quantos dias e quanto?
-Antes de mais nada estamos a falar em previsões para mais de 100 horas
que terão talvez menos fiabilidade que algumas sondagens, mas ainda assim,
posso afiançar-vos que terça e quarta serão dias com precipitações generosas,mais a norte que a sul, mais no litoral oeste que no interior
mas que estender-se-ão a todo o território continental.
A 2ª questão foi colocada por "nós":
-Essas precipitações depois de quarta -feira desaparecem de novo?Para quantos dias?
E já agora: não acha o S.Pedro que este ano talvez fosse de suprimir
o Verão de S.Martinho, uma vez que houve Verão até meados de Outubro?
-Se há pouco falava na fiabilidade para pouco mais de 100 horas ,agora realço essa dificuldade uma vez que me está a perguntar para 200 horas.
Há indicadores de tendência que assinalam algumas precipitações .
Mas a 200 horas a prudência terá que imperar para não vir depois em comunicados oficiais desmentir o que terei dito.
Quanto ao Verão de S.Martinho entenderá que não é fácil alterar ou
suprimir tradições ancestrais na cultura meteorológica portuguesa.
Vamos tentar que ele não seja este ano tão duradoiro,
mas suprimir, compreenderá que não o posso, nem devo fazê-lo.

E pronto. Parece que vamos ter alguma chuvinha .
Para os dias que correm, venha ela (a que estará garantida) .
De outras mais lá para a frente , falar-se-á depois...

O S.Pedro convocou hoje os media para uma conferência de imprensa
à qual não faltou evidentemente um enviado especial do METEOPT.
Era grande a expectativa do teor da comunicação, justamente no dia
em que se ouviram já queixas importantes de agricultores
quer do Norte ,quer do Sul face à presente carestia da chuva.
Após uma nota introdutória em que explanou as razões de tanto
Verão Outono dentro ,insistindo que nada pôde fazer para obstaculizar
este Verão fora de época face à conjunctura meteorológica internacional desfavorável, S.Pedro centrou o seu discurso depois nos sinais de "retoma meteorológica" já bem visíveis e disse nomeadamente já ter tomado medidas concretas,para que no início da semana que vem haja já uma significativa mudança do tempo,com precipitações do Minho ao Algarve e óbvia descida dos valores da temperatura .
Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas:
A 1ª pergunta foi colocada por um enviado de um forum de jovens agruricultores:
-Disse atrás que para a semana irá chover. Ok.Mas quantos dias e quanto?
-Antes de mais nada estamos a falar em previsões para mais de 100 horas
que terão talvez menos fiabilidade que algumas sondagens, mas ainda assim,
posso afiançar-vos que terça e quarta serão dias com precipitações generosas,mais a norte que a sul, mais no litoral oeste que no interior
mas que estender-se-ão a todo o território continental.
A 2ª questão foi colocada por "nós":
-Essas precipitações depois de quarta -feira desaparecem de novo?Para quantos dias?
E já agora: não acha o S.Pedro que este ano talvez fosse de suprimir
o Verão de S.Martinho, uma vez que houve Verão até meados de Outubro?
-Se há pouco falava na fiabilidade para pouco mais de 100 horas ,agora realço essa dificuldade uma vez que me está a perguntar para 200 horas.
Há indicadores de tendência que assinalam algumas precipitações .
Mas a 200 horas a prudência terá que imperar para não vir depois em comunicados oficiais desmentir o que terei dito.
Quanto ao Verão de S.Martinho entenderá que não é fácil alterar ou
suprimir tradições ancestrais na cultura meteorológica portuguesa.
Vamos tentar que ele não seja este ano tão duradoiro,
mas suprimir, compreenderá que não o posso, nem devo fazê-lo.

E pronto. Parece que vamos ter alguma chuvinha .
Para os dias que correm, venha ela (a que estará garantida) .
De outras mais lá para a frente , falar-se-á depois...

:lmao:

Muito bem:palmas::palmas::palmas::palmas:

1041ev4.jpg

Primeira nevada na Peña Trevinca? ;) Abrirá Manzaneda para os Santos? Ai, era tão bom!:D

2m6amvr.jpg

Será que lá para o meio da próxima semana já vamos ver as serras a norte nevadas? :rolleyes:

Boa tarde !!

Já voltei do meu encontro :D, e acabei de ver o por do sol alaranjado, prespectivando mais um dia solarengo amanhã !!

Agora mais calmo, o que não quer dizer que daqui a uma hora não volte a estar de mau humor, pois oscilo de humor como o camaleão muda de cor :mad:, posso afirmar que estamos numa fase de transição !!

Ou seja, o mês de Outubro apesar de estar excessivamente quente para a altura do ano, a verdade é que este mês caracteriza-se por ter normalmente pressões atmosféricas ainda muito próximas das do Verão, sendo que normalmente quando tal acontece a diminuição da temperatura de forma mais drástica é na semana de 15 para 22, quando as primeiras frentes normalmente vindas de Noroeste afectam Portugal Continental !!
Mesmo nos tempos antigos desdes os anos 40 isso se verificava como verifiquei o seu historial hoje!!
Antigamente constatei que a estação do Outono normalmente começava ou no final de Outubro fazendo depois a pausa para o Verão de S. Martinho, ou então começava exactamente no dia de S. Martinho com ferozes tempestades !!
Pude também constatar que efectivamente que o mês de Março era claramente um mês muito chuvoso e frio, completamente ao contrário daquilo que acontece hoje em dia, verificando-se isso mesmo no Algarve, em que houve uma quebra brutal na precipitação desse mês. Reparei também que em 70% dos anos tinhamos um NAO - ao contrário de hoje em dia, em que predomina o NAO +, ainda por motivos desconhecidos ao mais inteligente cientista. Alterações climáticos, ciclo climático, ninguém sabe .. o que sei é que nos ultimos 30 dias no máximo tivemos 5/6 invernos com NAO negativos !!

Isto tudo para dizer o quê?
Simplesmente para dizer que aquilo que temos vivido desde o Verão em termos de precipitação é perfeitamente normal, e que é normal este tempo que temos, e que o facto de Outubro ser mais seco que o normal, tb é normal, e que normalmente quando Outubro é seco os restantes meses são bastante chuvosos !!
E é isso que eu espero para os próximos meses, precipitações ligeiramente acima da média em todo o país!!
Se tivermos um São Martinho antecipado creio que até pode ser positivo !!
Um AA muito forte agora em Outubro e inicio de Novembro até pode forçar que tenhamos depois dois meses consecutivos de chuvas intensas !!
É preciso calma e aproveitar a primeira frente que chegará na Terça-Feira !!

A ocorrer precipitação em forma de neve será na quarta, quinta ainda poderá ocorrer mas é mais provável quarta quando passar o pós frontal, esse pós frontal vai ter aguaceiros fortes trovoada e granizo em muitos locais ;) a frente de terça ao final da tarde em principio poderá ser uma frente de grande actividade :rain: e de Norte a Sul!! vai ser uma boa semana :D :cold:

Boa tarde !!

Já voltei do meu encontro :D, e acabei de ver o por do sol alaranjado, prespectivando mais um dia solarengo amanhã !!

Agora mais calmo, o que não quer dizer que daqui a uma hora não volte a estar de mau humor, pois oscilo de humor como o camaleão muda de cor :mad:, posso afirmar que estamos numa fase de transição !!

Alterações climáticos, ciclo climático, ninguém sabe .. o que sei é que nos ultimos 30 dias no máximo tivemos 5/6 invernos com NAO negativos !!

Aurélio acho que apanhaste sol a mais, nos ultimos 30 dias tivemos 5\6 invernos :lmao::D devias querer dizer nos últimos 30 anos.
O Aemet já coloca precipitação para 3ª e 4ªfeira em Ayamonte já é um bom pronúncio.:D

Assinaladas no mapa as regiões que poderão ver os primeiros flocos desta temporada na próxima semana a nível Penínsular!:)

zna07t.jpg

PS: Nas Astúrias já nevou em Setembro!:p

Assinaladas no mapa as regiões que poderão ver os primeiros flocos desta temporada na próxima semana a nível Penínsular!:)

zna07t.jpg

PS: Nas Astúrias já nevou em Setembro!:p

Aquele ponto no Norte Central de POrtugal é a Serra do Montemuro?
Interessante, porque se for, a cota andará perto dos 1300m, que é a altitude máxima da serra!:D

(Gostava de acompanhar pessoalmente a situação, por isso peço-te o link!:unsure:)

Estado
Fechado para novas mensagens.