Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Acho que ainda é muito cedo para falar em cotas e até mesmo em neve tudo esta dependente do pós-frontal pois será ai que poderá ou não nevar de qualquer forma a nossa "menina" já desenha ;)

brack4.gif
 
Saída incrível do ECM. Após a passagem da frente, instalar-se-ia uma corrente perturbada de oeste, que segundo este modelo, poderia propiciar uma forte ciclogénese (explosiva?), devido ao contacto de uma massa de ar tropical a sul com uma massa de ar de origem ártica a norte. Pode ser, e é provável que o seja, um delírio do modelo, mas seria uma situação muito interessante. A acompanhar em próximas saídas.
 
A previsão para Terça está interessante com uma frente de forte actividade varrendo o país todos com precipitações moderadas a fortes entre os 20 a 30 mm !!

A ver vamos como serão as proximas runs !!
 
Pois aí está a primeira "noroestada" da época... que seja a primeira de muitas. A manter-se a previsão será a primeira visita generalizada da neve aos sistemas montanhosos mais altos da PI (leia-se 2000 para cima).
No ECM o jet parece que volta a descer de latitude evitando para já longas estadias de AA por estas bandas.


msluv850z500geopotentia.jpg
 
Que run fantástica do GFS, nada mau a 384 horas um dilúvio no Algarve:lol:. Bem bom 20 mm na próxima 3ª/4ªfeira já não é nada mau. Depois é uma sucessão de depressões devido ao forte AA na Escandinávia que impede que as depressões passem mais a norte e que venham direito aqui ao nosso cantinho. Amanhã certamente que vai tirar e adiar porque Novembro é que vai ser um mês tempestuoso.:D:):inocente:
 
Há muitos anos que o litoral sul do Algarve não tem precipitações entre os 800 e os 1100 mm... algum ano terão de voltar, talvez seja este o ano hidrológico do regresso à normalidade... para já parece que a última semana de Outubro será boa...
 
Gostava de salientar 1 aspecto:
- quando se fala em médias de precipitação (bem como de outros parâmetros) temos de estar cientes que a média é feita precisamente tendo em conta os valores dos anos secos e os valores dos anos húmidos. E é feita durante o somatório de 3 décadas.
Quero com isto chamar a atenção que esperar constantemente anos pluviométricos normais não é a melhor opção. Bastam meia de dúzia de anos excessivamente chuvosos para elevar de tal forma a média que todos os restantes terão que ser obviamente considerados secos.
Por exemplo a média de precipitação da zona onde vivo foi "abalroada" no célebre outono\inverno de 2001 com a queda de mais de 3400 mm - se pensar que todos os restantes anos tiveram precipitações inferiores à média de cerca de 1750 mm anuais, então é natural que a maior parte sejam considerados secos.
Nós vivemos de extremos (com alguns anos dentro da faixa média - acima\abaixo desta) e por isso temos que contar com eles.
Porventura estaremos numa fase em que o total de precipitações anuais tenha tendência a baixar, mas não será razoável pensar que se não for este ano poderá ser para o seguinte ou daqui a mais 3\4 anos? Vivemos numa era em que tudo nos parece tão próximo e ao mesmo tempo tão afastado. Aquilo que desejamos hoje pode estar apenas destinado a acontecer a determinada altura e não só apenas quando queremos...
Desculpem o off-topic:(
 
Exactamente e não é por a media de 30 anos ser de 912.5 ou 880 mm em Portugal continental conforme os dados do IM (71-2000) ou INAG (1945-1998 creio), que a média da década tenha que ser essa !!
Olhem por exemplo este ano até podemos ter uma média de 2000 mm, que não conseguimos atingir a média das outras duas décadas e muito menos a média de 880, e nem sonhar em média de 912.5 mm !!
O único ano em que creio de forma geral tivemos valor superior á media com um valor histórico de 1400 mm!!
Aqui no sul temos 7/8 anos seguidos tb abaixo do normal !!

Alterações climáticos ou ciclo climático ... não faço ideia, mas o Inverno aqui já era porque o NAO tem sido sempre positivo depois de 2001 !!!
Não estará na altura do NAO começar a ser negativo no Inverno, e termos um Inverno normal !!!
Diria que iniciar um novo ciclo climático !!

Tive a analisar que o PDO (:huh:) é negativo em ciclos de 30 anos, e parece que quando este é negativo o nosso NAO é negativo tb de forma geral !!
Nos ultimos 30 este tem sido positivo assim como o nosso NAO !!

Creio que brevemente iniciaremos um novo ciclo climático .... ou então não :huh:

Quanto aos modelos parece que Terça teremos um aperitivo ... e depois, depois só o tempo o dirá ... AA a caminho, mas não com vontade de ficar muito tempo, pois no fim de semana seguinte, parece que teremos uma nova depressão do mesmo género.

Concordamente perfeitamente o Aristocrata, não estará certo imaginarmos que os próximos anos serão pelo menos normais, dado que os ultimos 7/8 foram secos !! Não será isto que acontece todas as décadas???
Será que é errado pensar assim .... que se não é este .. será no próximo ... ou será que estamos todos a pensar que nos vamos juntar brevemente com o Saara !!
Sinceramente discordo com essa teoria .. mas sou mais apologista dos extremos climatológicos!!

Mas não concordo ou então não percebi o que disseste:
"Quero com isto chamar a atenção que esperar constantemente anos pluviométricos normais não é a melhor opção. Bastam meia de dúzia de anos excessivamente chuvosos para elevar de tal forma a média que todos os restantes terão que ser obviamente considerados secos."
O valor é sempre comparado á media de 30 anos e já agora até podemos ter 6 anos excessivamente chuvosos e 4 excessivamente secos, e mesmo assim ficar abaixo da média, ou então não percebi o que quiseste dizer, mas talvez estivesses a referir em relação ao posterior que falava em ano normal entre 800-1100, que até pode ser verdade pois a maior parte do algarve tem esses valores ou acima deles, como o caso da zona da Serra da Algarvia (equivalente aos valores da região centro), e monchique com valores da ordem dos 2000 mm (equivalente ao norte do país), e o litoral com valores entre 400-700 !!
Em anos em que as depressões vem mais de Oeste/Sudoeste não existe essa discrepância e os valores anuais são semelhantes porque aqui o fenómeno convectivo de algumas depressões não tem tanta influência nas regiões montanhosas, pelo menos de acordo com um estudo efectuado !!

Vou calar-me porque já fugi completamente ao tópico, simplesmente respondondo aos dois posts anteriores !!
 
Já vi que durante a minha ausência muita coisa aconteceu. Então já se fala de neve aqui? :D :w00t:

Quanto à frente de terça e o pós-frontal e isso tudo, bem que eu gostava de ter mais uma madrugada com inundações aqui... Parece estar cada vez mais perto essa possibilidade. :rolleyes:

O pós-frontal acredito, tal como o miguel disse, em aguaceiros fortes, trovoadas e granizo.

Enfim, parece que "o tempo apropriado para esta época do ano" vai finalmente mostrar a sua cara.

Esperemos para melhor podermos analisar esta situação. ;)
 
esta saida das 06z está incrivel:eek:
a frente é poderosissima com indices de CAPE/LI muito bons e precipitaçoes muito fortes :w00t:
o pos frontal tambem esta muito bom com uma bolsa de CAPE/LI a entrar pelo centro e sul, fenomenos extremos serao possiveis:unsure:
o vento tambem sera forte de SW rodando para WNW e mantendo-se forte...3f e 4f serao pelo que modela esta saida dias de forte temporal:w00t:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.