Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Peço desculpa o off-topic e não quero parecer cruel até porque sei bem o que é sofrer uma inundação pois já estive por algumas vezes a tirar água com baldes da casa da minha avó, mas é o seguinte, isto ás vezes parece aquelas histórias de pessoas na América que mandam vir com tudo e todos quando as suas casa são literalmente engolidas pelo mar quando surge um violento Furacão o que não é o caso aqui em Portugal mas é tão simples quanto isto a Natureza já cá estava muito antes de nós aparecermos se queremos evitar situações incómodas como inundações etc temos de nos prevenir com antecedência coisa que infelizmente o povo Português é " calão " demais para tal e espanta-me quando se vêm queixar de inundações quando vão construir cidades e casas abaixo do Nível do mar e de Rios.. Exemplo: eu poderia ter optado por viver lado a lado com o Rio Tejo ali em Cacilhas mas estaria sujeito a que qualquer evento meteorológico ou geológico me destruísse tudo o que possuo em casa etc mas optei por ir viver para uma zona alta da cidade de Almada, eu lamento muito e se pudesse faria tudo para ajudar as pessoas quando ocorrem estes casos mas por vezes é frustrante ver as culpas ser atribuídas a este e aquele quando não se olha antes ao redor.

graphe_ens3_vhx8.gif

Finalmente a mudança à vista!;)

Cotas de neve, previsão AUTOMÁTICA AEMET para Ourense Sur:

Terça, 20: 1800m
Quarta, 21: 1500m
Quinta, 22: 1800m

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Depois de ler o que o Vince escreveu sempre frontal, directo e sem papas na lingua, embora não concorde com o que ele disse em parte:
"Passa-se de uma seca biblica" -- não sei o que isso é, apenas que os ultimos 8 anos foram secos de forma GERAL, nem sei de ninguém que tivesse dito isso !! Nem eu nem o Algarvio dissemos isso, e muito menos ninguém do Norte porque metade de 1600 e completamente diferente de metade de 400 ou 500 mm !!

"Para uma Arca de Noé" -- apesar de ser forma de expressão, tb não vi ninguém que tivesse dito, mas tb há pessoas aqui que pouco percebim disto como é natural, e depois interpretam de forma errada, acrescentando ainda mais água áquilo que foi dito .....

Por isso Vince tem calma contigo, e sê mais humorado, falta-te sentido de humor por vezes quando lidas com as situações, pelo menos é o transparece por vezes !! Meteorologia e Climatologia é um hobbie para a maior parte das pessoas aqui, apesar de ter que haver limites para tudo .. não é !!

Umas vezes ganha-se outras perde-se ... sol e chuva entendes :thumbsup:

Voltando ao tópico ... o que posso dizer em relação á ultima run .... Que hoje é Sexta e que garantido está somente o sistema frontal de Terça Feira, com aguaceiros na Quarta e que depois o tempo o dirá, mas parece pelo GFS e ECM que volta um AA para centro e sul de Portugal, isto até ás 240 horas !!

O Vince se tivesse tanta falta de humor assim,apagaria algumas mensagens sempre a dizer o mesmo :cool: E se não pusesse ás vezes água na fervura,que credibilidade teria o tópico? Meteorologia é um hobbie para muitos,mas convém manter alguma qualidade na conversa,e calma nas afirmações..Digo eu,e até tenho sentido de humor :p

ON-TOPIC
E pronto depois de aproveitar o calor,e muito bem,virá a chuva e bastante até,em principio. Assim sabe bem,depois do calor que gosto,a chuva que adoro..O tempo " que faz de conta ",que não é nem chuva,nem calor,nem frio, esse é que me incomoda!

Humor tenho eu :D

Tenho humor em aturar determinadas conversas existentes aqui .... Frigorificos (Arrefecimento Global), Fornos (Aquecimento global), Iceberg (Neve), Furações (Os tempestuosos), Saara (os apologistas da seca biblica), Salve-se quem puder (Os exagerados), ect ...

Contudo não concordando nem com um terço do que aqui é escrito, tenho respeitado sempre aquilo que os outros dizem, e se falei da frontalidade e sentido humor do Vince foi referente a uma determinada situação que nem foi comigo nem com o Algarvio, mas com determinado por membro que raramente aparece por aqui, e que ele sabe qual é porque troquei mensagem privada com ele (Vince)... mas somos nós que vocês se fartam de criticar por dizermos a verdade, no que á nossa região diz respeito !!

Em relação áquilo que disse no inicio a ídeia não é criticar porque cada um de nós tem os seus gostos e amores no que ao tempo diz respeito, e muitas das vezes chocamos exactamente por causa disso e como tal cabe aos moderadores e administradores, moderar a conversa ... deitar água fria e o Vince também sabe que tem aqui um defensor, porque já o defendi noutros casos, e o que disse nem é uma critica a ele, e ele Vince sabe disso !!

Daqui a pouco edito, com a previsão do ECM e fim de conversa Off-Topic!!

Esclarecidos !!

EDIT: Esta run do ECM é em tudo identica ao GFS, mas os próximos trazem muitas novas rodadas pois a atmosfera está instável !!

Por isso Vince tem calma contigo, e sê mais humorado, falta-te sentido de humor por vezes quando lidas com as situações, pelo menos é o transparece por vezes !!

O Vince tem é muita paciência para conseguir lidar com as nossas sensibilidades por vezes tão distintas...:thumbsup:

Felizmente está a chegar, tudo o indica, um evento que nos vai permitir concentrar naquilo que verdadeiramente importa e nos aproxima;), nessa altura a nossa voz será unissona:).

Mais uma run do GFS, e mais do mesmo. Creio que podemos já dizer com certeza que a partir de 3a feira seremos afectados por esta depressão (já podem pensar em nomes). Apesar de analisar modelos há pouco tempo e ter pouca experiência nisto, nunca vi um modelo manter uma previsão tantas runs seguidas e há já bastante tempo (sem os habituais "tirar e por")! Penso que isso, juntando ao facto de o ECMWF estar em concordância, nos tem permitido prever esta situação mais cedo que em outros casos.

Assim,prevejo bastante chuva generalizada, algum vento, um pós-frontal interessante que nos pode trazer trovoadas e neve nos pontos mais altos e também ondas na costa ocidental que podem chegar aos 6/7 metros.

Parece-me também que, nesta run, o AA que se seguirá a esta depressão ficará por cá pouco tempo, pois subirá para maiores latitudes abrindo caminho a mais depressões. Bem, mas aqui já estou a entrar em caminhos que tenho pouco á vontade. Mas tenho tempo para aprender, e se disse alguma coisa mal, peço aos entendidos que me corrijam.

Mais uma run do GFS, e mais do mesmo. Creio que podemos já dizer com certeza que a partir de 3a feira seremos afectados por esta depressão (já podem pensar em nomes). Apesar de analisar modelos há pouco tempo e ter pouca experiência nisto, nunca vi um modelo manter uma previsão tantas runs seguidas e há já bastante tempo (sem os habituais "tirar e por")! Penso que isso, juntando ao facto de o ECMWF estar em concordância, nos tem permitido prever esta situação mais cedo que em outros casos.

Assim,prevejo bastante chuva generalizada, algum vento, um pós-frontal interessante que nos pode trazer trovoadas e neve nos pontos mais altos e também ondas na costa ocidental que podem chegar aos 6/7 metros.

Parece-me também que, nesta run, o AA que se seguirá a esta depressão ficará por cá pouco tempo, pois subirá para maiores latitudes abrindo caminho a mais depressões. Bem, mas aqui já estou a entrar em caminhos que tenho pouco á vontade. Mas tenho tempo para aprender, e se disse alguma coisa mal, peço aos entendidos que me corrijam.

Muito bem assinalado, pois efectivamente esta situação há imenso tempo que tem sido modelada, e efectivamente trará bastante chuva num muito curto espaço de tempo ... diria que o sistema frontal poderá causar esses 30 mm, previstos pelo modelo GFS em somente 3 horas, pois vai ser muito rápido o seu desenvolvimento de Noroeste para Sueste !!
Depois teremos o Pos Frontal desde as 0h de Quarta até pelo menos 6h de Quinta de trará aguaceiros e trovoadas ao longo do litoral, sendo fracos os aguaceiros se houver nas regiões do Interior.
Entre Quinta e Domingo o AA está nas latitudes mais baixas provocando bom tempo no Centro e Sul e possibilidade de chuva somente no Norte!!

Depois bem .... os modelos ora dão AA para cima de nós ora belas depressões o que é bom sinal, porque apenas quer dizer que a atmosfera encontra-se instável !!
Já agora esta run das 6h do GFS é de sonho e está exactamente de acordo com a run das 0h do ECM !!

Mas é tudo muito cedo para analisar !!

Tudo indica que a frente de terça-feira virá vigorosa e ,o mais importante de tudo, muito democrática.
O pós-frontal também será interessante mas depois de quinta-feira adensam-se as divergências nos principais modelos.
Haja o que houver começamos a estar já em polvorosa e
a questionar de que forma o " nosso bairro " irá ser bafejado.
E como já falta pouco,embora lá aproveitar este sol com fim anunciado...

Só para chamar a atenção ao novo formato e visual da parte dos modelos no weatheronline! :D

http://www.weatheronline.co.uk/cgi-...&BASE=-&VAR=pslv&HH=0&ARCHIV=0&PANEL=0&ZOOM=0

Com zooms por região, muito mais jeitoso que antes!
AH, e muito mais campos disponíveis!

Vale a pena ver!! :)

Vale mesmo a pena!:thumbsup::w00t:

Mais uma vez no longo prazo o ECM melhor que o GFS! Uma nova batalha?:hehe:

AEMET baixou as cotas na previsão automática!

Terça: 1600m
Quarta: 1400m (teríamos os primeiros farrapos no alto do Larouco/Gêres)
Quinta: 1600m

:)

Vamos ter uma semana com chuva, mais intensa na terça-feira com a a passagem da frente, que dará chuva, bastante em alguns locais, num curto período de tempo. Em alguns locais poderão cair 20 a 30 mm em poucas horas.

Estado
Fechado para novas mensagens.