Mais uma run do GFS, e mais do mesmo. Creio que podemos já dizer com certeza que a partir de 3a feira seremos afectados por esta depressão (já podem pensar em nomes). Apesar de analisar modelos há pouco tempo e ter pouca experiência nisto, nunca vi um modelo manter uma previsão tantas runs seguidas e há já bastante tempo (sem os habituais "tirar e por")! Penso que isso, juntando ao facto de o ECMWF estar em concordância, nos tem permitido prever esta situação mais cedo que em outros casos.
Assim,prevejo bastante chuva generalizada, algum vento, um pós-frontal interessante que nos pode trazer trovoadas e neve nos pontos mais altos e também ondas na costa ocidental que podem chegar aos 6/7 metros.
Parece-me também que, nesta run, o AA que se seguirá a esta depressão ficará por cá pouco tempo, pois subirá para maiores latitudes abrindo caminho a mais depressões. Bem, mas aqui já estou a entrar em caminhos que tenho pouco á vontade. Mas tenho tempo para aprender, e se disse alguma coisa mal, peço aos entendidos que me corrijam.