Seguimento Rios e Albufeiras - 2013

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Atendendo ao volume de água que está a chegar tanto a Alto Lindoso como a Cabril, é de esperar o o volume de descargas aumente nas próximas horas:

semttulo4fx.png



Castelo de Bode no dia de ontem:

 
Editado por um moderador:


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Este comunicado da ANPC já é desta manhã, mas mesmo assim ponho aqui pois achei interessante o comunicado também referir dados de estações amadoras :thumbsup:

YkDfHGK.jpg
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Este comunicado da ANPC já é desta manhã, mas mesmo assim ponho aqui pois achei interessante o comunicado também referir dados de estações amadoras :thumbsup:

É mais um sinal de que cada vez mais, as estações amadoras começam a ser levadas a sério.:thumbsup:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,312
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Este comunicado da ANPC já é desta manhã, mas mesmo assim ponho aqui pois achei interessante o comunicado também referir dados de estações amadoras :thumbsup:

unh não sei, sim o rio sorraia reparei que ontem desceu um pouco, mas não sei, hoje já choveu cadito e para domingo estão a dar uma boa chuvada para esta zona (pelo menos o que os modelos indicam até agora) e depois para a semana aqueles aguaceiros, unh vamos lá ver
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boas.

Com o inicio de descargas na Barragem de Santa Luzia, postado pelo colega Godzila no Seguimento Interior Norte e Centro, aumenta o caudal no rio Zezere. 250m3/s de descarga e cerda de 500 m3/s de caudal de entrada. Fratel voltou a subir a descarga e está cerca de 1800 m3/s.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Última edição:

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Autoridades prevêem que Douro galgue as margens de madrugada no Porto
Cheia no troço final do rio, entre a barragem de Crestuma e a Foz, deve ocorrer entre a 1h e as 2h, de acordo com os cálculos do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias no Douro.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro (CPPCD) prevê que o rio invada as zonas ribeirinhas de Porto e Gaia nesta madrugada, no período entre a 1h e as 2h, apesar de a preia-mar só ocorrer depois das 4h.

Segundo o comandante Raul Risso, do CPPCD, a quantidade de chuva que caiu no noroeste peninsular entre o final da tarde de quinta-feira e o meio-dia desta sexta-feira obriga as barragens nacionais e espanholas a efectuarem descargas de grandes quantidades de água, tornando "muito provável" a ocorrência de uma cheia no Douro. A barragem de Crestuma/Lever, a última antes da foz do Douro, está a descarregar mais de cinco mil metros cúbicos por minuto.

De acordo com o mesmo responsável, todas as entidades relaccionadas com a Protecção Civil dos concelhos do Porto e de Vila Nova de Gaia estão "em alerta e prontas a reagir".

O comandante do CCPCD ressalva ainda que não é certo que o Douro não venha a galgar as margens já depois das 2h. Recordou que a preia-mar vai ocorrer já depois das 4h e que a ocorrência de cheias depende de "demasiadas variáveis" que não permitem garantir que, depois de certa hora, o perigo passou em absoluto. Mesmo que continue sem chover, como é expectável.

O Douro já inundou esta tarde a zona do cais do Peso da Régua, nomeadamente o bar e o estabelecimento de venda de produtos regionais instalados naquele espaço. O comandante dos bombeiros da Régua, António Fonseca, explicou à agência Lusa que, devido às previsões de cheia, já tinham sido retirados os equipamentos e materiais do bar e do posto de venda de produtos regionais.

Público
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,312
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Povoação de Reguengo do Alviela isolada


A povoação de Reguengo do Alviela, concelho de Santarém, ficou isolada na tarde desta sexta-feira devido à submersão da Estrada Nacional 365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho, informa a Autoridade Nacional de Protecção Civil.


Actualmente verifica-se a inundação das seguintes estradas no concelho de Santarém: EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões e entre a Ribeira de Santarém e Alcanhões, bem como da Estrada Municipal 1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira, junto à Quinta da Cruz.


Em Coruche estão submersas a EM H – Ponte do Rebolo, EM 1427 – Ponte da Amieira e estrada de Meias. Em Benavente está inundada a EM1456, Estrada do Campo. Na Golegã há quatro estradas submersas, a EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação, EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros, EM07 que liga EN365 ao Pombalinho e EN365 que liga Pombalinho a Santarém. Em Alpiarça regista-se a submersão da Estrada do Mouchão .


Para as próximas horas a protecção civil prevê a possibilidade de submersão do Cais de Tancos e no mesmo concelho de Vila Nova da Barquinha o início de inundação da Av. Dos Plátanos na zona baixa. É provável também que a EN365 em Palhais (Santarém) fique inundada e que no cartaxo, por influência do rio Maior e das Marés fique submersa a EN 3-2 Ponte do Reguengo – Valada.


A protecção civil aconselha a que se retire, das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens. Que os proprietários dos animais os levem para locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis. Reforça ainda que não devem as pessoas atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Rio Lima (Ponte de Lima)

Ontem (11:30h)
img2103u.jpg

img2105p.jpg


Hoje (12h)

img20130330002.jpg

img20130330001.jpg

:thumbsup: