Seguimento Rios e Albufeiras - 2016

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
AS PRIMEIRAS DESCARGAS DO ANO EM CASTELO DE BODE (C/VÍDEO)

Não deixa de ser interessante ver que de momento mais de 80% da água do Tejo a jusante de Constância vem do Zêzere.

O caudal do Zêzere é a diferença entre o caudal do Tejo em Almourol e o Tramagal.

Y7viBOS.jpg
 


huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,801
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
por falar nas descargas de Castelo de Bode, hoje de tarde vi este vídeo sempre interessante do interior da mesma.
e fez-me lembrar quando estive dentro da barragem da Régua. Fui lá numa visita de estudo há uns 14 anos atrás e logo na altura fiquei maravilhado com aquilo. ver as turbinas, os túneis e tudo o resto de perto é de facto impressionante. E não foi em tempo de cheias, faria se fosse :p

 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Algumas, mas não todas.
Entre 6ª e Domingo Venda Nova teve uma utilização de 70%. Salamonde 50%. Se a utilização fosse na casa dos 90%, não seria preciso haver descargas nestas barragens.
Mas o caso é muito mais flagrante em Castelo de Bode. No Sábado teve uma utilização de 30%. Ontem nem chegou aos 50%.
E mesmo com o Baixo Sabor que também descarregou sem que a utilização do mesmo fosse por aí além.
Já para não falar das barragens do Douro a montante da Régua.

Porque é que não se aproveitou essa energia? Porque a rede ibérica estava saturada de energia, e não havia mais capacidade de encaixe. Falta um verdadeiro corredor de energia que nos ligue à Europa.



Concordo com os ecossistemas destruídos, discordo com o "deixar de visitar".

E nem vou muito longe: Caniçada - no Gerês. Caso não existisse, projectar-se uma barragem para ali seria impensável. Por questões ambientais, nunca seria construída. Haveriam suicídios em massa para proteger aquele vale do Cavado.
No entanto é um exlibris do Gerês. Esvazia-la, hoje, é causar danos irreversíveis no turismo da região. Ninguém põe isso em questão! Seria terrível!

Castelo de Bode e Cabril, autênticos recreios! Lugares únicos e espectaculares! Sem as barragens seriam só mais uns vales da região centro.
E que dizer de Montargil? E o Azibo?

Evoco a velha máxima: "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra".

Quanto a Foz Côa... As gravuras não sabem nadar, Yooo! :p

@AnDré pior que a caniçada é mesmo Vilarinho das Furnas que se encontra no coração do PNPG.

A caniçada neste momento mais que a energia eléctrica a sua importância é mesmo o lago que cria.
Não é por acaso que CR7 tem lá uma casa.

Veremos se com o acordo assinado em Bruxelas se abrirá novas linhas para França.

Eu falava na caniçada, que por exemplo descarrega por falta de capacidade.

Quanto a Salamonde e Venda Nova há capacidade mas como referes não há consumo e a Venda Nova 3 com os seus 746 MWh Ainda não está pronta.

Alto lindoso só descarregou o caudal que passava acima dos 250 m3
 
  • Gosto
Reactions: dahon e AnDré

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
  • Gosto
Reactions: slbgdt

nipnip

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
58
Local
Loureiro, Peso da Régua (600m)
@AnDré não seria bem assim porque bastantes barragens descarregaram por não ter capacidade para turbinar os caudais que estavam a receber.

Qt a inundações é o que dá fazer barragens sempre pela cota mínima. A Aguieira tem pouca capacidade para absorver os caudais do Mondego.
O Próprio Alto lindoso no projecto original, tinha um paredão com 140 mts, mais 30 que agora, não seguiu em frente para não submergir Lobios.

O Baixo Sabor contínua a não encher.
No primeiro ano não cumpre a tarefa de regular os caudais do Douro, Foz Tua ainda está atrasado e o sistema do Tâmega no papel.
Na minha opinião faltam grandes barragens em Portugal. Faz se tudo pelo pequeno.

O Sabor ainda não pode encher... Não se constrói uma barragem e depois deixa-se encher até cima sem controlo.

por falar nas descargas de Castelo de Bode, hoje de tarde vi este vídeo sempre interessante do interior da mesma.
e fez-me lembrar quando estive dentro da barragem da Régua. Fui lá numa visita de estudo há uns 14 anos atrás e logo na altura fiquei maravilhado com aquilo. ver as turbinas, os túneis e tudo o resto de perto é de facto impressionante. E não foi em tempo de cheias, faria se fosse :p



Eu já tive a oportunidade de estar na barragem da régua enquanto descarregava (já há uns anos) a única diferença é o barulho absolutamente ensurdecedor...
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Sábado e Domingo fui dar umas voltas rápidas para ver o Rio Alva, o que dava para visitar de carro porque a chuva não dava para mais (principalmente Sábado). Sábado a volta foi até à praia fluvial das Secarias e Coja, Domingo Ponte da Mucela e Fronhas.
Por agora fica um video de Domingo das descargas na Barragem das Fronhas, as fotos vêm depois ;)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)









O rio Almonda hoje em Torres Novas levava uma corrente "bem jeitosa", ainda tirei uma fotos, mas estava sol, e foi com o telemovel, mas mas se consegue a sua corrente.
Até os patos aproveitavam para descansar e apanhar uns banhos de sol.
No local onde eu observei, vi que a água já tinha descido uns 20 centímetros.
 
Última edição:

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
A barragem da Aguieira já teve que efectuar descargas, tendo atingido ao final da tarde 800m3/s. O nível do rio já está dentro das margens na zona do Parque Verde, mas os campos do Baixo Mondego continuam alagados e não vai ser fácil a água escoar normalmente..
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Lembra-se do “buraco” da Serra da Estrela? Está congelado e fica ainda mais mágico
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
BARRAGENS ALGARVIAS COM QUEDA DE 25% NO VOLUME DE ÁGUA

Apesar de grande parte do território Português ter registado, em Janeiro, valores de quantidade de precipitação superiores aos valores médios, sendo inclusive o valor médio nacional de Janeiro o maior dos últimos 15 anos (189,0 mm), a região do Algarve continua a não receber precipitação suficiente para as necessidades dos seus habitantes.

De acordo com informação do IPMA, em Janeiro de 2016 o valor mensal mais baixo de quantidade de precipitação a nível nacional foi registado no Algarve, no concelho de Castro Marim. A nível nacional, apenas na região do sotavento Algarvio ocorreram valores inferiores ao normal, panorama que se tem vindo a manter durante o mês de Fevereiro.

Assim, o período húmido de 2015-2016 tem sido caracterizado por baixos valores de quantidade de precipitação e, consequentemente, baixas afluências de água às albufeiras que constituem origens de água para o abastecimento público ao Algarve. “Com a agravante de o ano hidrológico anterior ter sido igualmente caracterizado como seco, partindo já as albufeiras de uma situação de disponibilidade baixa, em termos de armazenamento de água”, explica a Águas do Algarve em comunicado.

1998795877.jpg


http://greensavers.sapo.pt/2016/02/17/barragens-algarvias-com-queda-de-25-no-volume-de-agua/
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000