Seguimento Rios e Albufeiras - 2016

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
mas as barragens de albufeira dão um contributo relativamente reduzido para este feito.
Posso te dizer que são fundamentais, não tenho dados em concreto mas assisti há uns meses a uma palestra sobre produção e despacho de energia eléctrica e acredita eu mesmo não tinha a noção. A viabilidade da produção através de energia eólica está dependente das barragens e no futuro a solar também estará.
Neste momento as barragens funcionam como bateria para armazenamento do excedente das eólicas e são o meio mais usado para resposta ás quebras de produção.

E não não deixamos de poluir (quando muito reduziu-se a poluição), simplesmente a energia térmica que se produziu não foi usada em território nacional porque havia energia renovável com prioridade no mercado.
Se analisares o diagrama da REN que deixei no meu post anterior podes ver que naquele dia nenhuma central a Carvão ou Gás foi activada por isso....

Não sei se conheces mas deixo aqui o link onde podes ter acesso aos dados: http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/Paginas/CIHomePage.aspx

E independentemente das trafulhices que possam ter existido a energia renovável continua a ser mais cara de produzir do que a partir de fontes tradicionais.
mas já nos vamos a alongar e este não é o tema do tópico

Se fizeres uma pequena pesquisa vais ver que já não é bem assim. Mas não vás aos média, a esses só interessa o preço do petróleo.
 


Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
mas as barragens de albufeira dão um contributo relativamente reduzido para este feito.

E não não deixamos de poluir (quando muito reduziu-se a poluição), simplesmente a energia térmica que se produziu não foi usada em território nacional porque havia energia renovável com prioridade no mercado.
E independentemente das trafulhices que possam ter existido a energia renovável continua a ser mais cara de produzir do que a partir de fontes tradicionais.

mas já nos vamos a alongar e este não é o tema do tópico
As hidroeléctricas têm um contributo gigante na produção de energia. E as centrais térmicas não demoram horas, nomeadamente as de ciclo combinado.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
As hidroeléctricas têm um contributo gigante na produção de energia. E as centrais térmicas não demoram horas, nomeadamente as de ciclo combinado.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk
As de ciclo combinado não demoram horas porque "arranca" com a turbina de gás. Agora se for apenas a carvão demora por volta de 5 horas a estar completamente operacional se não me engano.
 

nipnip

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
58
Local
Loureiro, Peso da Régua (600m)
Posso te dizer que são fundamentais, não tenho dados em concreto mas assisti há uns meses a uma palestra sobre produção e despacho de energia eléctrica e acredita eu mesmo não tinha a noção. A viabilidade da produção através de energia eólica está dependente das barragens e no futuro a solar também estará.
Neste momento as barragens funcionam como bateria para armazenamento do excedente das eólicas e são o meio mais usado para resposta ás quebras de produção.


Se analisares o diagrama da REN que deixei no meu post anterior podes ver que naquele dia nenhuma central a Carvão ou Gás foi activada por isso....

Não sei se conheces mas deixo aqui o link onde podes ter acesso aos dados: http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/Paginas/CIHomePage.aspx



Se fizeres uma pequena pesquisa vais ver que já não é bem assim. Mas não vás aos média, a esses só interessa o preço do petróleo.

são fundamentais (nem eu disse o contrário) mas o seu contributo possível neste momento é reduzidissimo tendo em conta as nossas necessidade energéticas.

O diagrama da REN é um diagrama de consumo de energia, o facto de não termos consumido energia de fontes não renováveis não quer dizer que não tenha sido produzida.

As hidroeléctricas têm um contributo gigante na produção de energia. E as centrais térmicas não demoram horas, nomeadamente as de ciclo combinado.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Sim têm, mas não são totalmente controláveis até porque em Portugal o grande contributo é da cascata do Douro e aí não há albufeiras para armazenar grande coisa.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
são fundamentais (nem eu disse o contrário) mas o seu contributo possível neste momento é reduzidissimo tendo em conta as nossas necessidade energéticas.

O diagrama da REN é um diagrama de consumo de energia, o facto de não termos consumido energia de fontes não renováveis não quer dizer que não tenha sido produzida.

Sinceramente não sei quais são os fundamentos das tuas afirmações, se puderes partilhar agradecia.

Mais uma vez, o diagrama da REN representa a produção, o consumo é representado pela linha preta. Por exemplo, tudo o que está acima da linha preta foi energia que exportamos por isso a produção renovável foi superior ao consumo.

Como podes ver na imagem(não ligues aos valores negativos) utilização 0% das centrais térmicas.
Cql8GqH.png




Quanto á questão das barragens, já não sei mais o que dizer......
 

nipnip

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
58
Local
Loureiro, Peso da Régua (600m)
Sinceramente não sei quais são os fundamentos das tuas afirmações, se puderes partilhar agradecia.

Mais uma vez, o diagrama da REN representa a produção, o consumo é representado pela linha preta. Por exemplo, tudo o que está acima da linha preta foi energia que exportamos por isso a produção renovável foi superior ao consumo.

Como podes ver na imagem(não ligues aos valores negativos) utilização 0% das centrais térmicas.
Cql8GqH.png




Quanto á questão das barragens, já não sei mais o que dizer......

Não tudo o que está acima da linha preta não é exportação... senão como é que justificas a importação entre as 10h e as 15h? quanto às barragens de facto não há muito a dizer. é olhar para o diagrama que tanto gostas e perceber o contributo das barragens de albufeira. ou ires a um dia de verão olhares para o diagrama e veres quão reduzido é esse contributo.

Em Portugal a energia das barragens só é relevante nos períodos de abundância de chuva que permite produção máxima nas barragens de fio de água. se estiveres à espera da capacidade das barragens de albufeira bem passávamos uma parte significativa do ano às escuras.

Estes supostos feitos que entusiasmam algumas pessoas não chegam para disfarçar os nossos problemas energéticos

e já agora aproveita para refletir um bocadinho sobre o que significam aqueles números de produção líquida de energia negativos nas centrais térmicas.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Não tudo o que está acima da linha preta não é exportação... senão como é que justificas a importação entre as 10h e as 15h?
Está lá na legenda Consumo+Bombagem. Não me digas que não sabes ler legendas.

quanto às barragens de facto não há muito a dizer. é olhar para o diagrama que tanto gostas e perceber o contributo das barragens de albufeira. ou ires a um dia de verão olhares para o diagrama e veres quão reduzido é esse contributo.

Em Portugal a energia das barragens só é relevante nos períodos de abundância de chuva que permite produção máxima nas barragens de fio de água. se estiveres à espera da capacidade das barragens de albufeira bem passávamos uma parte significativa do ano às escuras.
Se para ti a resposta a picos de consumo e quebras de produção de outras formas de energia renovável durante todo ano é um contributo reduzido. São opiniões...

Estes supostos feitos que entusiasmam algumas pessoas não chegam para disfarçar os nossos problemas energéticos
Gostava de saber quais são esses problemas energéticos.
e já agora aproveita para refletir um bocadinho sobre o que significam aqueles números de produção líquida de energia negativos nas centrais térmicas.

Por acaso não me ocorre nada, se me puderes elucidar agradecia.

//......................................................................................................................................................//

Já agora, Domingo foi mais um dia a produzirmos energia sem recorrer a combustíveis fósseis.

ZHWVeCG.png


Neste diagrama também podemos ver o contributo "reduzido(not)" das Barragens de Albufeira que estiveram praticamente todo dia a fazer bombagem para no final do dia responder ao pico de consumo.;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Por acaso não me ocorre nada, se me puderes elucidar agradecia.

As centrais térmicas, ao contrário das outras centrais, não se podem desligar e ponto. Ficam suspensas (numa espécie de modo de hibernação), mas não são totalmente desligadas. Nesse estado as centrais ao invés de estarem a produzir, estão a consumir energia.
Se fossem desligadas, o tempo de resposta, que nas centrais a carvão já é grande, seria enorme!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,658
Local
Aveiras de Cima
Na minha opinião a grande aposta neste momento tem de ser no solar. Os preços estão a baixar drasticamente e nós temos um potencial enorme. Em relação à eólica offshore como expliquei num post mais atrás em Portugal para já é técnicamente impossível devido à profundidade do leito oceânico.

A profundidade não precisa de ser uma limitação, já é possível construir torres eólicas flutuantes. Até já existe um prototipo à escala real construido perto da Povoa de Varzim.

http://www.jornaldenegocios.pt/empr..._torre_eoacutelica_flutuante_em_portugal.html
 
  • Gosto
Reactions: dahon

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A profundidade não precisa de ser uma limitação, já é possível construir torres eólicas flutuantes. Até já existe um prototipo à escala real construido perto da Povoa de Varzim.

http://www.jornaldenegocios.pt/empr..._torre_eoacutelica_flutuante_em_portugal.html

Essa poderia ser uma viragem no paradigma das eólicas. A esmagadora maioria está instalada nas serras do interior. Apenas uma pequena percentagem produz sob o efeito da nortada. Nortada essa que surge nos meses de verão (quando a energia hídrica é reduzida), quando mais se recorre às energias térmicas e à importação de energia, e numa altura que a procura da energia é elevada (depois de almoço até ao final do dia).
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
A profundidade não precisa de ser uma limitação, já é possível construir torres eólicas flutuantes. Até já existe um prototipo à escala real construido perto da Povoa de Varzim.

http://www.jornaldenegocios.pt/empr..._torre_eoacutelica_flutuante_em_portugal.html
Por acaso também referi esse projecto no post em falei da limitação na nossa costa ao offshore. Daí o "para já". Aliás segundo sei os testes correram tão bem que li algures que queriam avançar para a construção do parque eólico.

Edit-> Cá está. http://economico.sapo.pt/noticias/e...ceiros-em-parque-eolico-flutuante_226421.html

Edit2- Eu referi o fotovoltaico devido ao preço dos últimos contratos feitos nos EUA ser inferior á eólica offshore.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É olhar bem para os números desse projecto offshore, investiguem, façam contas, de forma crítica. Será que não percebem que por exemplo a EDP tem vindo a vender activos renováveis um pouco por todo o mundo mas curiosamente continua interessada nesse tipo de coisas porque vem atreladas a subsídios de centenas de milhões? Cheios de rendas na energia estamos nós...
 
  • Gosto
Reactions: dahon

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
As centrais térmicas, ao contrário das outras centrais, não se podem desligar e ponto. Ficam suspensas (numa espécie de modo de hibernação), mas não são totalmente desligadas. Nesse estado as centrais ao invés de estarem a produzir, estão a consumir energia.
Se fossem desligadas, o tempo de resposta, que nas centrais a carvão já é grande, seria enorme!

Cheguei a pensar nisso mas como as de ciclo combinado também tinham os valores negativos achei estranho.
Bem é para isto mesmo que os fóruns servem, sempre a aprender, obrigado @AnDré.
 
  • Gosto
Reactions: meko60

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
É olhar bem para os números desse projecto offshore, investiguem, façam contas, de forma crítica. Será que não percebem que por exemplo a EDP tem vindo a vender activos renováveis um pouco por todo o mundo mas curiosamente continua interessada nesse tipo de coisas porque vem atreladas a subsídios de centenas de milhões? Cheios de rendas na energia estamos nós...

Os contratos com as condições vantajosas estão a acabar dai a debandada......
http://expresso.sapo.pt/economia/ec...-eolico-portugues-leva-um-ponto-final=f914668

https://www.dinheirovivo.pt/empresa...uase-dois-mil-milhoes-com-a-venda-de-eolicas/