Seguimento Rios e Albufeiras - 2017

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu apesar de não conhecer pessoalmente a barragem, tenho ficado chocado com a actual situação de muitas das nossas barragens.
E essa chuva preciosa que tarda em não cair, o GFS já me anda a deixar maluco.

Só para teres uma pequena noção, aquela ponte pequena na foto nº9 costuma estar praticamente submersa em anos considerados 'normais'. Em anos chuvosos está completamente submersa. É grave, mas resta-nos esperar e tentar gerir a pouca água que ainda existe da melhor maneira possível.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Só para teres uma pequena noção, aquela ponte pequena na foto nº9 costuma estar praticamente submersa em anos considerados 'normais'. Em anos chuvosos está completamente submersa. É grave, mas resta-nos esperar e tentar gerir a pouca água que ainda existe da melhor maneira possível.

Pois, eu por acaso ao olhar para essa foto também me lembrei logo que a ponte devia de estar submersa, tal como aconteceu com a outra ponte romana, que voltou a ser vista, ao fim de 19 anos, algures pelo Alentejo, aliás este assunto já foi aqui discutido.
O seu aspecto, com restos de lamas, não deixa enganar, para nosso bem, era bom que estas ,mesmas pontes não se voltassem a ver taão depressa.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Nova fábrica de papel plastificado investe 10 milhões em Vila Velha de Ródão

O investimento, anunciado pela autarquia local, dará origem à criação de 40 postos de trabalho directos.

Uma nova fábrica de papel plastificado vai instalar-se em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, após investimento de 10 milhões de euros, disse hoje agência Lusa o presidente da câmara local.

"A expectativa é a de que a nova unidade fabril comece a ser construída em Setembro deste ano. Hoje, a câmara vai assinar a escritura para a cedência de 10,6 hectares de terreno para a instalação desta unidade fabril de papel plastificado", afirmou Luís Pereira.

E com isto, resta-nos esperar que esta não seja mais uma industria a libertar as suas águas para o Tejo, na noticia não é referido ainda a sua localização exacta.

A noticia já e de Maio deste ano, por isso as obras já devem de estar a decorrer.
Mais poluição à vista. De qualquer das maneiras, se a água começar a escassear o negócio do papel vai logo à falência. :huhlmao: Quero ver o que será da Renova quando o rio Almonda secar totalmente.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Barragem do Maranhão em Benavila (foto tirada a 4 de novembro):
oOBnY8K.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais poluição à vista. De qualquer das maneiras, se a água começar a escassear o negócio do papel vai logo à falência. :huhlmao: Quero ver o que será da Renova quando o rio Almonda secar totalmente.

Por acaso não sei como está a nascente do rio Almonda , há cerca de um mes, o rio bem no centro da cidade já se notava bem que já tinha descido, e se não fosse os vários açudes ainda dava para ter melhor ideia da situção.
A stuação de falta de água só não deve ser pior devido á localização da nascente, pois localiza-se num dos locais mais importantes importantes do nosso país.
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
"Há* certa de um mês"...é com "h"...pois refere-se a "haver" decorrido um período de tempo.

Por acaso não sei como está a nascente do rio Almonda, á cerca de um mes, o rio bem no centro da cidade já se notava bem que já tinha descido, e se não fosse os vários açudes ainda dava para ter melhor ideia da situção.
A stuação de falta de água só não deve ser pior devido á localização da nascente, pois localiza-se num dos locais mais importantes importantes do nosso país.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"Há* certa de um mês"...é com "h"...pois refere-se a "haver" decorrido um período de tempo.

Sim é verdade foi lapso meu, isto de estar a estar a escrever a trabalhar noutros separadores não é fácil.
Mas de qualquer modo já está corrigido.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Lisboa vai desligar fontes e reduzir rega para combater a seca

Fernando Medina tenciona passar uma mensagem de responsabilidade ambiental.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou esta manhã algumas medidas para poupar água, não porque exista risco no abastecimento de água à capital, mas porque esta, defende é, "uma responsabilidade coletiva".
A água vai deixar de correr temporariamente nas fontes que usam água da rede como é o caso da Fonte Luminosa da Alameda, da fonte da Praça do Império ou da cascata do Parque das Nações e a rega vai ser suspensa nas zonas verdes mais resistentes e reduzida ao mínimo nos restantes casos.

O anúncio foi feito ao final da manhã, por Fernando Medina na ETAR de Lisboa. O presidente da autarquia sublinha que o problema do abastecimento de água à capital não se coloca, mas defende que Lisboa deve dar o exemplo.

"Temos duas obrigações: contribuir para através da redução dos consumos de água feitos pela Câmara Municipal de Lisboa ajudarmos ao aumento das reservas que abastecem a cidade de Lisboa, e que podem ser necessárias noutras zonas do país; dar um sinal político de que na capital do país estamos a fazer os esforços necessários e para sensibilização de todos para a importância de uma gestão eficiente da água", afirmou o autarca.

A Câmara Municipal de Lisboa é responsável por 15% do consumo total de água da cidade. As regas e as lavagens de ruas representam 75% do consumo da autarquia.

https://www.tsf.pt/sociedade/interi...-reduzir-rega-para-combater-seca-8919072.html
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Sim é verdade, ainda não vi nenhum politico falar com seriedade sobre esta seca. Nem o distribuidor oficial de beijos, presidente Marcelo, disse nada sobre o assunto. Limitou-se a olhar as barragens de Viseu com ar admirado, mas nem um discurso sobre a seca. :1143:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Sim é verdade, ainda não vi nenhum politico falar com seriedade sobre esta seca. Nem o distribuidor oficial de beijos, presidente Marcelo, disse nada sobre o assunto. Limitou-se a olhar as barragens de Viseu com ar admirado, mas nem um discurso sobre a seca. :1143:

Apenas pode alertar..
Os portugueses como tem ficado visto ao longo dos anos não estão preparados para rigorosamente nada.
Políticos incluídos, sendo que Pedrógão é um caso gritante dessa falta de preparação em protecção Civil ou até mesmo na seca.
É tudo contra barragens mas gastam água á fartazana.
É preciso trabalhar isso nas escolas como se fez com a reciclagem caso contrário não mudará o paradigma.
Citando uma chamada feita para um corpo de bombeiros:"olhe aqui no sitio X o rio está a subir muito.
Rsp: oh minha senhora quer o quê que a gente ponha uma moto bomba no rio?"
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
As câmaras e juntas de freguesia são contra exemplos no consumo de água responsável.
Quanta água é gasta na rega de relvados e jardins? E pior ainda é ver que parte dessa água vai para a calçada, estradas e caminhos, seguindo o seu caminho para os sumidouros.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk