Seguimento Rios e Albufeiras - 2017

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Já agora, como vai o Alqueva e a barragem do Roxo?

Alqueva continua a receber um caudal interessante, apesar das barragens espanholas no Guadiana estarem bastante secas.
Apesar disso ainda faltam 4 mts para encher.
A olho e sem muito rigor caberá ainda um Castelo de Bode com capacidade máxima
pnPHM1tij
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
No passado Domingo durante o respectivo trajecto que fiz desde a Serra da Estrela -> Castelo Branco -> Gavião e por fim Almada sempre com chuva forte pelo caminho verifiquei várias zonas alagadas mais concretamente na transição entre as Beiras.
O Zêzere fruto obviamente do degelo e com a precipitação forte que se tem feito sentir na região estava com um caudal impressionante ainda perto de Manteigas, estou curioso para ver o armazenamento de Castelo de Bode no fim deste mês.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Por esta foto do Beliche, aparentemente de ontem, deve estar a 1m da cota máxima... tento em conta que as ribeiras ainda trazem bastante agua e que ainda se adivinham mais uns pingos, damos as Barragens do Sotavento Algarvio (responsáveis pelo abastecimento de grande parte do Algarve) como atestadas!!!
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Que cenário preocupante...
O rio Lena está assim. Parece que estamos em Agosto
12e469e1674c52520cb55452dd330908.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
E esta imagem / Video não mostra quando a agua vai realmente com um TOM CASTANHO ESCURO e um cheiro intenso a químicos.

Nem sei como á pessoas a comer peixe do Tejo, sendo esta poluição ja do conhecimento de praticamente todos os Portugueses.

Há cerca de 2 semanas fui passar uns dias a Belver como é habitual para descansar e era já noite quando cheguei a casa.
Ao passar lado a lado com o Tejo antes de chegar à Barragem de Belver deparei-me com um cheiro muito intenso, típico das fábricas de papel. Só no dia a seguir é que me apercebi que quase de certeza seria da poluição do Rio, isto porque a Central do Pêgo já existe à anos e nunca poderia ser a origem do cheiro.
Sinto-me cada vez mais triste e revoltado com o que se está a passar, estamos a falar de uma Bacia Hidrográfica enorme, que alberga um ecossistema gigante e para não falar da sua importância na Agricultura. Hoje de manhã ao passar a Ponte 25 de Abril verifiquei uma espuma esquisita ao longo da margem sul do Tejo, não sei se não estará tudo relacionado.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000 e srr

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,145
Local
Abrantes
Eu Vivo pertissimo de Belver e certos dias o Cheiro a químicos é impressionante, praticamente vou as margens do Tejo,

E a degradação é exponencial, cada dia pior.

E para agravar o pouco caudal, aqui na zona de Abrantes o Tejo parece uma Mini Ribeira. ( Deste factos, em parte ninguém tem culpa, não chove o suficiente )
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu Vivo pertissimo de Belver e certos dias o Cheiro a químicos é impressionante, praticamente vou as margens do Tejo,

E a degradação é exponencial, cada dia pior.

E para agravar o pouco caudal, aqui na zona de Abrantes o Tejo parece uma Mini Ribeira. ( Deste factos, em parte ninguém tem culpa, não chove o suficiente )

Provavelmente a comercialização/consumo da típica Lampreia estará em risco na região presumo?
Sim, o facto de não chover está a agravar ainda mais a situação. Recordo-me não há muito tempo de ver o rio em eutrofização devido à seca que se fez sentir, nessa altura penso que não houve descargas portanto calculo que a situação agora com a poluição seja muito pior.
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,145
Local
Abrantes
Provavelmente a comercialização/consumo da típica Lampreia estará em risco na região presumo?
Sim, o facto de não chover está a agravar ainda mais a situação. Recordo-me não há muito tempo de ver o rio em eutrofização devido à seca que se fez sentir, nessa altura penso que não houve descargas portanto calculo que a situação agora com a poluição seja muito pior.

Eu era Pescador Lúdico, simplesmente desisti, tal a imundice que via na Agua, e Actualmente o Peixe típico do Tejo. é praticamente inexistente ( BOGA ; BARBO : ETC ETC ) Morreu tudo.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu sei quando é que isto vai ter um fim, quando os turistas no verão se sentarem a comer o seu geladinho na Ribeira das Naus e começarem a ver a espuma a surgir do meio do nada e a sentirem o cheirinho agradável a químicos.
Enquanto isso não acontecer esta pouca vergonha vai continuar desenfreadamente.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,145
Local
Abrantes
Eu sei quando é que isto vai ter um fim, quando os turistas no verão se sentarem a comer o seu geladinho na Ribeira das Naus e começarem a ver a espuma a surgir do meio do nada e a sentirem o cheirinho agradável a químicos.
Enquanto isso não acontecer esta pouca vergonha vai continuar desenfreadamente.

Percebe se perfeitamente que as pessoas que deviam gerir o Rio e o Ambiente

Estão nitidamente a falar do que não Sabem, do que nunca Viram, é inacreditável.