Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Meu caro Pedro, eu já fui contra as barragens mas hoje vejo que era um ignorante. Há espaço para tudo, mas de facto vivemos tempos de emergência. O nosso país vai estar cada vez mais vulnerável a períodos cada vez mais frequentes e prolongados de seca. Não sei se a estratégia passa só por mais barragens ou aumentar a capacidade das que já existem, mas alguma coisa tem de se fazer...

Eu com o meu comentário em cima, não quis dizer de modo algum, que era contra a construção de barragens, aliás todos nós sabemos que elas são muito importantes para consumo humano, e para a agricultura, e logo aí ve-se o que se passa no alqueva, se não fosse construído o maior lago artificial da Europa, e com a seca que estamos a viver, seria certamente uma desgraça, e nem se conseguiria praticar agricultura de elvada escala.

Eu só disse que me parecia para já um pouco exagerada, pois ainda não existe muitos detalhes acerca desse projecto para a zona do Tejo e sua envolvente.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ainda a chuva não chegou e já causou alguns danos, em pequenas valas/ribeiras.

"Arrastão" de terra, cinza e restos de árvores na Senhora de Assedasse... Erosão ao mais alto nível no Alto Mondego.




 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Imagino o que será com a chuva a sério que aí vem...

É bem verdade, mas este "arrastão", tem ali um dedo do Homem, pois pelo aspecto das valas praticamente nuas, sem qualquer tipo de vegetação, e nota-se bem que as valas foram mexidas á muito pouco tempo por uma máquina retroescavadora, e é claro, que a água quando não encontra obstáculos pra lhe quebrar a sua força, ela alcança uma velocidade incrível, eu falo que já tenho isto por exeperiencia, quando o meu vizinho decidi afundar a vala que separa ambos os terrenos em mais de 1 metro de profundidade, resultado, foram muittas toneladas da minha enconsta, que se perderam já á 4 anos.
E das dua uma, ou as terras também não estavam perfeitamente consolidadas, ou então podiam ter tentado alterar o percurso da vala, até chegar ali á confluencia, ás vezes fazem isto para ficarem com mais terra para cultivar, mas claro não pensam em mais nada, e depois ainda se admiram.

E o que fiz foi fazer terraços em contorno da encosta de modo a plantar lá árvores como salgueiros, choupos, e tantas outras espécies lá estão em cerca de 20 metros de encosta, com 2 terraços em todo o comprimento.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
@srr sinceramente das duas uma, ou é para "serenar" os ânimos em relação à Empresa que bem conhecemos, ou então uma preparação para a quantidade absurda de água que se avizinha. Ainda ontem à noite, fui dar uma volta pela Barragem de Belver e estava a descarregar bem, presumo que o Fratel esteja a fazer o mesmo.
Deve ser para se prepararem para a precipitação brutal que aí vem... :unsure:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Deve ser para se prepararem para a precipitação brutal que aí vem... :unsure:
Sim, é provável. Para além da neve que há nas montanhas espanholas, os próximos tempos prometem aumentar bastante os caudais dos afluentes. Só aqueles que nascem no Sistema central com os mais de 500mm previstos naquela zona devem trazer grande brutidade de água...Tem de se prevenir.