Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,346
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Rio Tejo segue assim em Santarém, ao final da tarde:

vflb29.jpg
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Rio Tejo segue assim em Santarém, ao final da tarde:

vflb29.jpg

Sem sombra de dúvidas que agora já está com um bom caudal, tendo em conta que eu tinha visto uma foto tirada do mesmo sítio, se não me falha a memória, que é do miradouro da Portas do Sol, em que se via bem que o rio apenas corria em 1/3 do seu leito, parecia quase uma ribeira, em que se vi só muita areia, isto á coisa de 1 mes atrás.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Rio Leça, hoje à tarde.
Como esperado, leva um belíssimo caudal :)


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr

Não deu para descer mais pois estava extremamente escorregadio e tenho amor à vida... :p Quando tentei ir à volta, caiu um torrencial aguaceiro e pronto, foi fugir para o carro e voltar ao Porto... :D

E uns vídeos




 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,815
Local
Lisboa e Alenquer
Lindas imagens...belas mesmo e deixam-me mais descansado qto à seca nessa região, só é pena um rio destes estar a passar por entre eucalipto. Mas é o país que temos...Obrigado por partilhar.
Rio Leça, hoje à tarde.
Como esperado, leva um belíssimo caudal :)


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr

Não deu para descer mais pois estava extremamente escorregadio e tenho amor à vida... :p Quando tentei ir à volta, caiu um torrencial aguaceiro e pronto, foi fugir para o carro e voltar ao Porto... :D

E uns vídeos




 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Rio Leça, hoje à tarde.
Como esperado, leva um belíssimo caudal :)


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr


River Leça. Santo Tirso, 06-03-2018
by JoãoP74, on Flickr

Não deu para descer mais pois estava extremamente escorregadio e tenho amor à vida... :p Quando tentei ir à volta, caiu um torrencial aguaceiro e pronto, foi fugir para o carro e voltar ao Porto... :D

E uns vídeos





muito bom :D
Essa zona é muito bonita, é pena é estar infestada de eucaliptos
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Lindas imagens...belas mesmo e deixam-me mais descansado qto à seca nessa região, só é pena um rio destes estar a passar por entre eucalipto. Mas é o país que temos...Obrigado por partilhar.

muito bom :D
Essa zona é muito bonita, é pena é estar infestada de eucaliptos

Obrigado James e Francisco(?)! :thumbsup: De facto é uma pena haver tanto eucalipto por ali... mas junto à água há outras coisas mais interessantes; carvalhos, loureiros, sobreiros... quando voltarem as folhas a coisa disfarça um bocadinho mais... :D Quanto à seca, há zonas bem mais problemáticas em Portugal neste momento, infelizmente.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Obrigado James e Francisco(?)! :thumbsup: De facto é uma pena haver tanto eucalipto por ali... mas junto à água há outras coisas mais interessantes; carvalhos, loureiros, sobreiros... quando voltarem as folhas a coisa disfarça um bocadinho mais... :D Quanto à seca, há zonas bem mais problemáticas em Portugal neste momento, infelizmente.

Fiz uma caminhada nesse local em Abril e trazia um bom caudal apesar de água muito suja.
Mas as cascatas da Fervença poderiam estar melhor aproveitadas
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,451
Local
Olhão (24 m)
Em 1 semana, a barragem do Beliche subiu a cota cerca de 2 metros. Deve andar à volta dos 65/70% de armazenamento.
 

Carlos Seabra

Cirrus
Registo
27 Jan 2018
Mensagens
15
Local
Paços de Ferreira
Após as excelentes fotografias do @João Pedro, deixo 3 fotos minhas também do Rio Leça mas captadas na zona de lazer da Ponte do Carro em Santa Cruz do Bispo, um local bastante calmo e que tenho visitado com regularidade nos últimos meses por estar próximo ao Aeroporto.

À semelhança do que se passa estes dias pela nascente deste Rio (nascente essa que se localiza relativamente próximo da zona onde resido mas que não me lembro de algum dia ter visitado... shame on me!), o caudal apresentava-se "pujante" e impunha respeito, pelo menos em comparação àquilo que estava habituado a ver nestes últimos meses com menor precipitação. Espero lá voltar para a semana e vê-lo ainda mais poderoso.

A minha zona de conforto na Fotografia é a Aviação, é raro fazer fotografia de Natureza mas ando a gostar de experimentar.

aPnHMYZ.jpg

fCQCnr2.jpg

JY9TCMP.jpg


Cumprimentos e boas observações/registos a todos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A barragem da Aguieira está com um bom armazenamento e estava produzir electricidade. Grande caudal a sair das turbinas.

Face às previsões de chuva, e uma vez que uma das funções da Aguieira é proteger a cidade de Coimbra das cheias do Mondego, o dever da barragem é manter uma margem de segurança de forma a poder suportar alguns picos de maior caudal afluente.

No noroeste, a Caniçada continua a descarregar.

Novidade foram as descargas no Douro: Régua, Carrapatelo e Crestuma.

No dia de ontem a produção hídrica representou 50% do consumo de energia eléctrica.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Ontem que improvisar uns drenos na plantação de Nogueiras que fiz este ano, na altura não me preocupei muito porque sempre pensei que era mais provável ter que regar do que água com força! Como se costuma dizer a maior parte das nascentes já rebentou... Ou seja não há fome que não dê em fartura!
c476e6af324faeb682ad8c913df8329f.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk