Seguimento Rios e Albufeiras - 2018



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Chuva dos últimos dias leva a recorde de produção nas barragens
Novo máximo histórico na produção nacional de eletricidade, de 12.043 megawatts

As barragens atingiram, na quarta-feira, um novo máximo histórico devido à chuva dos últimos dias, o que levou a um recorde na produção de eletricidade, anunciou hoje, em comunicado, a REN – Redes Energéticas Nacionais.

Segundo a empresa gestora da rede elétrica, registou-se um novo máximo histórico na produção nacional de eletricidade, de 12.043 megawatts (MW), superior em 555 MW ao anterior valor máximo, datado de 18 de fevereiro de 2016.

Também ontem, "com a chuva dos últimos dias" a produção hidráulica alcançou um novo máximo com 5.689 MW, 142 MW acima do anterior máximo de 15 de fevereiro de 2016,. A potência instalada atualmente é de 7.193 MW.

No final de fevereiro, cerca de 9% do país estava em seca extrema e 77% em seca severa. Os meses de março e abril são, normalmente, chuvosos, o que deve melhorar a situação. E, de facto, o mês de março está a ser bastante chuvoso. De qualquer modo, pode não ser suficiente. O IPMA já avisou que para a situação de seca terminar, idealmente, era preciso que chovesse "todos os dias em março e abril".

No mesmo dia, o consumo nacional atingiu 8.417 MW e o sistema exportava cerca de 3.600 MW. O máximo histórico do consumo nacional é de 9.403 MW registado em 2010.

A empresa liderada por Rodrigo Costa refere ainda que no dia 26 de fevereiro a exportação de energia elétrica ultrapassou pela primeira vez os 4.000 MW. O novo máximo agora fixado, 4.042 MW, é superior em 400 MW ao anterior, verificado em 2 de janeiro de 2017.

A rede de Transportes também bateu o recorde na quarta-feira com 9.240 MW, 100 MW acima do anterior máximo de 18 de fevereiro de 2016.


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/s...dias-leva-a-recorde-de-producao-nas-barragens
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Após as excelentes fotografias do @João Pedro, deixo 3 fotos minhas também do Rio Leça mas captadas na zona de lazer da Ponte do Carro em Santa Cruz do Bispo, um local bastante calmo e que tenho visitado com regularidade nos últimos meses por estar próximo ao Aeroporto.

À semelhança do que se passa estes dias pela nascente deste Rio (nascente essa que se localiza relativamente próximo da zona onde resido mas que não me lembro de algum dia ter visitado... shame on me!), o caudal apresentava-se "pujante" e impunha respeito, pelo menos em comparação àquilo que estava habituado a ver nestes últimos meses com menor precipitação. Espero lá voltar para a semana e vê-lo ainda mais poderoso.

A minha zona de conforto na Fotografia é a Aviação, é raro fazer fotografia de Natureza mas ando a gostar de experimentar.

Cumprimentos e boas observações/registos a todos.
Acho que é de continuar, estão excelentes! :palmas::thumbsup:
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Não desceu muito.
Neste momento está a 37€ o mwh
Tendo em conta que há uns meses chegamos a bater nos 90€/MWh nas horas de ponta. Já está bem melhor.
Aqui a questão é, da mesma forma que o preço para o consumidor não baixa agora que a electricidade está mais barata no mercado grossista, também não subiu quando os preços andavam nos 90€/MWh.
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
Tendo em conta que há uns meses chegamos a bater nos 90€/MWh nas horas de ponta. Já está bem melhor.
Aqui a questão é, da mesma forma que o preço para o consumidor não baixa agora que a electricidade está mais barata no mercado grossista, também não subiu quando os preços andavam nos 90€/MWh.

A questão é que só um "super" Administrador ganhar Milhões e Milhões de euros - Eu "Mexia" nisto tudo e a electricidade baixava e muito.
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
392
Local
Amadora
A questão é que só um "super" Administrador ganhar Milhões e Milhões de euros - Eu "Mexia" nisto tudo e a electricidade baixava e muito.
Se olhares com atenção para a factura da EDP metade do custo são taxas e impostos...

O ordenado do mexia é escandaloso ninguém deveria poder ganhar mais que 10x o que o funcionário mais mal pago da empresa
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alcantara Barragem Espanhola deu um pulo bom :
Agua embalsada (08-03-2018):1800hm3 está a 52.03% da capacidade

Variacion semana Anterior: 6% +200hm3

1850hm3 agora.
E só não está mais porque tem estado em grande produção hídrica.

Entretanto, nas Penhas da Saúde, já se nota e bem o degelo!
Água por todo o lado:

jLvTIhU.jpg


Muita água a caminho da albufeira de Cabril.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
A questão é que só um "super" Administrador ganhar Milhões e Milhões de euros - Eu "Mexia" nisto tudo e a electricidade baixava e muito.

Eu percebo que é mais fácil por as culpas numa figura do que propriamente perceber o mercado da electricidade e todos os factores que afectam os preços da electricidade. Sinceramente até eu que estou no meio a certa altura pensava que me tinha enganado no curso e estava em economia. :lol:
Hoje em dia o mercado é liberalizado e a EDP não tem monopólio no mercado liberalizado, seja na produção seja na comercialização.
Além disso apesar do que o Mexia ganha ser astronómico para o nosso pais, sendo a EDP uma empresa privada não me preocupa muito. A mim preocupa mais o que alguns administradores públicos ganham. Apesar dos graus de incompetência que demonstram ter.

Deixando o offtopic.
NCVmtjy.png


Finalmente já temos as barragens de Fio de Água na base do diagrama. Se assim continuar já poderemos dar algum "descanso" ás termoeléctricas a carvão.:thumbsup:
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
Já deu para entender que está no meio : "Sinceramente até eu que estou no meio "

Ao citar o Exemplo "Mexia" foi apenas um exemplo : O Mundo todo está a SAQUE, desde o pequeno ao maior : no Publico e no Privado.

O ritmo do Saque é tão elevado que isto vai estoirar, e depois nem é para o "Pequeno" nem para o "Grande".

Boa noticia essa : "descanso" ás termoeléctricas a carvão.
 

fog

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
89
Local
lisboa
Hoje em dia o mercado é liberalizado e a EDP não tem monopólio no mercado liberalizado, seja na produção seja na comercialização.
Entre as diferentes empresas, pode garantir não haver concertação de preços? Sendo a favor da liberalização dos mercados e da livre concorrência, incomoda-me só a hipótese de tal acontecer, seria uma entorse inadmissível de recorte criminal. E, no mínimo, parece.