Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,621
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Rio Vouga, na fronteira entre Sobral, São Pedro do Sul e Ribafeita, Viseu

IMG_7349.jpg


O rio aqui tem uma boa profundidade, ia com uma velocidade interessante!!!
 
Última edição:


JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Não sei, acredito que haja mais locais onde se pode colocar turbinas, e se fosse possível investir esta energia no mar, de certeza que subia o potencial drasticamente.
Existe potenciais de energia que tem sido deixados de lado. Eu a referir-me a energia disponível no mar da Palha com as marés. Lembram-se dos moinhos de maré antigos na zona sul. também a ria de Aveiro terá também um potencial parecido.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Percentagem de água da Barragem do Caia sobe para 44% (c/fotos e vídeo)
O volume da água na Barragem do Caia, segundo a leitura desta segunda-feira, dia 26, estava em cerca de 44,19% da capacidade máxima da albufeira.

Fotos e vídeo aqui
_________
Ora bem, em 1 mês aumentou de 18% para 44%. Nunca pensei mesmo. :thumbsup:
Está quase na mesma percentagem que no ano passado por esta altura (45,3%), no mesmo período subiu apenas 1% e em Abril começou logo a descer, coisa que não é normal, aliás, o ano passado foi tudo menos normal. :p
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O rio Almonda, ontem dia 27 de Março, em Torres Novas, junto ao moinho da cova, levava ainda um bom caudal, apesar de já ter baixado cerca de 1,5 metros em relação ao pico da cheia.
Na última foto, consegue-se ver onde ficou o lixo, preso nas árvores.

2cdfho8.jpg


33kdlwp.jpg


34io8ev.jpg
 

Manuel Amador

Cumulus
Registo
1 Mar 2018
Mensagens
281
Local
Samora Correia
Barragem do Maranhão.

Impressionante como o nível de água subiu, creio que ainda estava mais vazia que Montargil. quando passei em Novembro na zona de Benavila estava completamente seca, via se a antiga ponte romana que fica por norma submersa. Agora esta praticamente na cota máxima, muita água veio da serra de São Mamede
5bf395aaf6a611621bcba4d88be4a642.jpg
9ae4914575f859ddb5e62494841955d1.jpg
7117a37c8e722cad7e28d7e57e4158bb.jpg
499c5cb59709d394d265ade3c71ad8ea.jpg
54c125520d80c4e03159c85177ce8a09.jpg
fcc69eebb7add5f4c507654735438533.jpg
fdc3e1ad05b1c6668df4621aaace6796.jpg
e404ea8720bdf3cd66e7c28cf257233e.jpg
c350d8f1e93506f82ffa998ce6d0dee5.jpg


Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Nas ultimas 2 semanas, tenho reparado em grandes quantidades de espuma que se concentram junto aos Terminais Fluviais e um pouco por toda a zona Ribeirinha de Cacilhas.
A própria cor da água, tem uma tonalidade que não é de todo muito normal. Não sei, se está relacionado com a poluição proveniente de V.V de Ródão mas sei que nunca vi o Tejo com tanta espuma ali acumulada.
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
Nas ultimas 2 semanas, tenho reparado em grandes quantidades de espuma que se concentram junto aos Terminais Fluviais e um pouco por toda a zona Ribeirinha de Cacilhas.
A própria cor da água, tem uma tonalidade que não é de todo muito normal. Não sei, se está relacionado com a poluição proveniente de V.V de Ródão mas sei que nunca vi o Tejo com tanta espuma ali acumulada.

Ela tem passado aqui por Abrantes, ( todos os dias, e de noite é cada descarga )isto é como o plastico, só dá nas vistas quando chega ás Capitais de cada pais.
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
O ministro do ambiente diz que as albufeiras em mais águas, mas diz que a seca vai voltar, até parece que o ministro do ambiente quer que a seca volte como esteve.

O ministro é um teorico ,
chega a ser ridiculo, tanto pela maneira como fala, pelo tom da voz e maneirismos ridiculos, etc etc
Se não á previsões fiaveis a mais de Três dias, como é que ele sabe o futuro metereológico ???
Ja quando veio aqui ao Tejo em Abrantes, só disse asneiras, tipico teorico , desinformado, ou mal informado.
 
Registo
27 Mar 2018
Mensagens
48
Local
Alcochete(Setúbal)
O ministro é um teorico ,
chega a ser ridiculo, tanto pela maneira como fala, pelo tom da voz e maneirismos ridiculos, etc etc
Se não á previsões fiaveis a mais de Três dias, como é que ele sabe o futuro metereológico ???
Ja quando veio aqui ao Tejo em Abrantes, só disse asneiras, tipico teorico , desinformado, ou mal informado.


O ministro tem a mania que é melhor que os outros, a maneira como ele fala é ridículo, ele também não faz nada para ajudar na situação de seca .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e srr

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
O ministro do ambiente diz que as albufeiras em mais águas, mas diz que a seca vai voltar, até parece que o ministro do ambiente quer que a seca volte como esteve.

Eu digo que há uma probabilidade de 100% de a seca voltar, a questão é quando. Mas a questão principal é, se quando voltar já estaremos preparados para suportar a seca.
Portanto eu não vejo nenhum erro nessa afirmação do ministro. Aliás é com agrado que vejo que não é pelo facto de já ter chovido que vem dizer que está tudo bem.
 
Última edição:

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Existe potenciais de energia que tem sido deixados de lado. Eu a referir-me a energia disponível no mar da Palha com as marés. Lembram-se dos moinhos de maré antigos na zona sul. também a ria de Aveiro terá também um potencial parecido.

O aproveitamento das marés em Portugal é inviável. Para produzir electricidade é necessário uma diferença média de altura entre a maré alta e baixa de pelo menos 7 metros.
Em Portugal no melhor dos cenários (marés vivas) temos uma diferença de aproximadamente 4 metros entre maré alta e baixa.

Para terem uma noção de como temos pouca sorte, as maiores marés do mundo tem uma difrença de altura de 16.3 metros. https://oceanservice.noaa.gov/facts/highesttide.html