Vejam o que subiu a Barragem de Alcântara em Espanha, e continua a subir ... 542 Hm3 numa semana "Embalse: Alcantara Agua embalsada (16-02-2021): 2.329 hm3 73.70% Variacion semana Anterior: 542hm3 17.15% Capacidad: 3.160hm3 Misma Semana (2020): 2.088hm3 66.08% Misma Semana (Med. 10 Años): 2.062hm3 65.27%"
Ontem ainda choveu no norte do país e devem estar a contar ainda com a chuva dos próximos dias. Nas últimas horas a produção total esteve a chegar perto dos 80% só de hídrica, valores acima dos 90% de energia renovável, quase parecemos a Noruega.
Alcantara a caminho dos 2500 hm^3... não há muita chuva a cair na bacia do Tejo nos próximos tempos, mas podemos se calhar ver a albufeira a chegar ao limite se o ritmo continuar O ritmo irá decrescer, caso não, a barragem está em pleno armazenamento em 10 dias. Fatores a considerar: Temos Zêzere e Ocreza cheios, quase nos 95%. Do mesmo modo, não há tanta chuva prevista como a que caiu até agora na bacia do Tejo. As barragens podem muito bem continuar a descarregar lentamente o caudal de entrada e manter quase pleno armazenamento. Contudo, se Março for chuvoso, poderão haver problemas de cheias a jusante de Constância.
A situação do rio Tejo é muito interessante e ao mesmo tempo um aviso do que continuará a suceder nos próximos anos. O armazenamento de água tem de ser uma realidade para os anos mais próximos. E Alcântara é importante em termos de manutenção de um caudal ecológico. Se atingir o máximo, Portugal pode lutar por um caudal maior do que o que tivemos nos últimos tempos de secura. Outra questão é esta: o Tejo é o garante de água para o levante espanhol. Se estamos numa época de menor gasto de água nas culturas dessa zona, é natural que os transvases sejam poucos, a capacidade de retenção de água naquela zona é pequena. Daí o caudal do tejo se manter elevado à entrada de Alcântara. Logo que as culturas peçam mais água, as águas do Tejo são rapidamente desviadas para lá. Era importante que viesse mais chuva nos próximos meses, para manter os níveis das barragens altos e para os lençóis freáticos ficassem bem abastecidos. Desculpem algum off-topic.
Entretanto no noroeste, temos novamente os rios cheios. 900m3/s a entrar em Alto Lindoso. A albufeira está nos 93,3%.
Alto Lindoso a abrir a descarga de fundo.. Continua a entrar muita água.. Criar encaixe para o fim de semana
Navegação no Douro retomada em determinados troços da via fluvial, anunciou a APDL. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), anunciou esta Quinta-feira (dia 18 de Fevereiro), em comunicado, que, «após a verificação de melhorias hidrológicas e dos níveis dos caudais, restabeleceu a navegação nos seguintes troços da via fluvial do Douro: estuário desde o quilómetro 0 até à Ponte D. Luís I; albufeiras de Carrapatelo, da Régua, da Valeira e do Pocinho». A abertura à navegação das áreas identificadas, detalhou a administração portuária, pretende possibilitar e acautelar as actividades de pesca local, nomeadamente da pesca do sável e da lampreia. A APDL tem estado a monitorizar o nível de águas na Via Navegável do Douro e verificou, em determinadas secções, uma normalização aos valores habitualmente registados em época de inverno. Recorde-se que a navegação no Douro, estava suspensadesde a passada Quarta-feira, 10 de Fevereiro, devido às condições meteorológicas adversas e ao aumento acentuado dos caudais do rio. «A responsável pela jurisdição da Via Navegável do Douro mantém-se a acompanhar os trabalhos de aferição e recolocação do assinalamento do canal fluvial e solicita que os cuidados na navegação sejam mantidos, uma vez que poderão existir objectos flutuantes que, tendo em consideração as variações dos caudais habituais desta época do ano, poderão ter uma menor visibilidade», pode ler-se ainda no comunicado. As limitações das áreas de navegação poderão ser consultadas em: http://douro.apdl.pt/.
Impressionante o ritmo de enchimento de Alcântara - Tejo ; Alguém sabe de onde vem tanta agua ? Nos últimos 10 dias até tem chovido pouco ? È degelo do nevão á Volta de Madrid ? Já vá atingiu 2500 hm3 - 75% sendo o max 3160 hm3 Se a frente de sábado registar 40 - 60 mm em Espanha, estaremos na iminência de descargas em cima da hora!
O degelo já foi há um mês. Possivelmente tem a ver com o facto de janeiro ter sido incrivelmente chuvoso em grande parte de Espanha e de fevereiro, até agora, também ter sido bastante chuvoso por lá. Os solos estão completamente encharcados e, com temperaturas mais elevadas nos últimos dias, possivelmente tem ocorrido um grande degelo na serra de Gredos ou mesmo em serras mais longínquas.
graças a ter clicado no link fiquei a saber que existe aqui uma estação meteorológica que posso acompanhar! Top
Aliás neste link há mais estações e dados no vale do Douro: Sensores de Meteorologia Por vezes o carregamento é algo lento.
Boa Noite, Costumo ver o estado das albufeiras no inicio do tópico de 2018 (https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-rios-e-albufeiras-2018.9615/) Alguém pode confirmar se ainda consegue ver os esquemas e gráficos? É só a mim que aparece o texto sem gráficos? Obrigado