Seguimento Rios e Albufeiras - 2021

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Porque é que a barragem de Póvoa e meadas não pode passar dos 60%

Devido ao mau estado do paredão penso.
Lembro-me de se falar nisso e aqui está uma notícia do ano passado acerca do assunto:
https://www.radiocampanario.com/ult...eva-a-descargas-na-barragem-de-povoa-e-meadas

Mas o @talingas pode esclarecer melhor a questão.

Isso não poderá ser perigoso visto que normalmente os descarregadores de cheia estão situados no topo das barragens.

O descarregador de fundo pode não dar conta do volume de água que está a entrar...

Bem quase tudo foi dito, a recente noticia da Radio Portalegre confirma isso mesmo. A Barragem da Povoa e Meadas entrou em funcionamento em 1928! E desde aí as intervenções de manutenção, atrevo-me a dizer foram quase exclusivamente cosméticas... Como é de calcular pela idade avançada desta barragem, não dá para comparar a Póvoa com as barragens de hoje em dia no que diz respeito talvez à necessidade de manutenção e restauros. (Não sei se as tecnologias, meios e materiais de construção da altura, ou os recursos económicos destinados à sua construção, não serão também determinantes aqui.) Pelo que este abandono, tem resultado ao longo de tantos anos, em inúmeras rachaduras no paredão principal. As próprias fundações, ou sapatas, da barragem estão muito deterioradas, vê-se agua a jorrar por todo lado. Enfim uma miséria. Por todos estes motivos, é raro ver a Barragem da Póvoa passar dos 60% actualmente. Por uma ou outra vez, todos os anos, e desconheço as razões, ela atinge a sua capacidade máxima e descarrega pelo descarregador de segurança ou superficie... Possivelmente será, lá está, por não ter capacidade através do descarregador de fundo, que tem sido o responsável pela manutenção dos 60% da sua capacidade, agora que a Central Elétrica foi desactivada, e creio já não fará descargas por essa via. Não acho que seja exagero considerar esta Barragem uma bomba relógio, ou pelo menos contar que um dia mais tarde ou mais cedo seja desmantelada. Sem nunca ter cumprido na totalidade o seu 3º objectivo, o aproveitamento turístico. É uma enorme pena o que sinto pela Barragem da Povoa, que em tempos idos, foi a maior barragem construída a sul do Tejo e ainda hoje é um ex-líbris do conselho de Castelo de Vide. :sad:
 


Gates

Cumulus
Registo
16 Mar 2018
Mensagens
282
Local
Francelos - Vila Nova de Gaia
Em Mértola, o Guadiana galgou as margens (notícia JN)

332bfe9385924dc00ca94fc430fab316.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Afinal divulgaram os dados da Barragem referentes a hoje. Que bela subida!! :thumbsup:

Dados da Albufeira do Caia de dia 6 de fevereiro às 15:45h

Cota: 228,28 mt

Volume: 119.578.000 m3

Percentagem: 62,94 %

Nota: O valor percentual indicado é calculado em relação à Cota de Descarga (190.000.000 m3).
 

Walker

Cumulus
Registo
5 Jan 2018
Mensagens
138
Local
Castro verde
EVOLUÇÃO HÍDRICA - MONTE DA ROCHA
Registo verificado nas últimas 24 horas, como há muitos anos não há memória:
- Volume de água armazenado (6 800 000 m3);
- Altura de água (2,95 m);

Subida de 13% para 20%!!!

* volume água captado para consumo humano 2020 na ordem de 1 200 000 m3.

"Só" faltam 13,65m, o correspondente a 83 955 000 m3 para atingir o NPA....
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Barragem do Caia no bom caminho.
Fotos de Joaquim Candeias tiradas hoje:
377mQsb.jpg


Grande parte da estrada que dá acesso à ilha já está submersa.
omm0CdL.jpg


Para comparação, no final de dezembro estava assim:
RlUFIWl.jpg
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,317
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Câmara de Coruche volta a avisar estradas submersas, hoje acrescentou a ponte da Escusa, o Sorraia deve ter subido mais e já me disseram que a Barragem Montargil está no limite mas ainda nem abriu

ALERTA
Estradas submersas e com trânsito proibido, devido à subida das águas do Rio Sorraia:
1f4cc.png
Ponte da Escusa
1f4cc.png
Estrada de Meias (Coruche)
1f4cc.png
CM-H entre Fajarda e Biscainho (Estrada do Rebolo)
1f4cc.png
CM-1427 entre Fajarda e Raposeira (Estrada da Amieira)
1f4cc.png
Margem esquerda do Rio Sorraia Submersa
 

Raposeira

Cirrus
Registo
25 Mar 2013
Mensagens
34
Local
Almeirim
Câmara de Coruche volta a avisar estradas submersas, hoje acrescentou a ponte da Escusa, o Sorraia deve ter subido mais e já me disseram que a Barragem Montargil está no limite mas ainda nem abriu

ALERTA
Estradas submersas e com trânsito proibido, devido à subida das águas do Rio Sorraia:
1f4cc.png
Ponte da Escusa
1f4cc.png
Estrada de Meias (Coruche)
1f4cc.png
CM-H entre Fajarda e Biscainho (Estrada do Rebolo)
1f4cc.png
CM-1427 entre Fajarda e Raposeira (Estrada da Amieira)
1f4cc.png
Margem esquerda do Rio Sorraia Submersa


pelo que me disseram só o maranhão estava a descarregar, mas com 1 metro de lamina aberta....