Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
8mm esta noite?!?!?!?! só?!?!?! ora aqui está outra surpresa...tens o pluviómetro todo em ordem em funcional?! É q posso garantir-te, porque estive sempre acordado, que foi uma das maiores chuvadas que já presenciei. A partir das 2/3 começou a dar-lhe bem, e nao parou de chuviscar até às 5, altura em q caíu com uma força como eu há muito não via, e até ás 7 nao parou mais, sempre com bastante intensidade e rajadas de vento fortissimas. :surprise: Ainda estás a fazer os registos no mesmo local de Olhão?! É que aqui na minha zona, q deve ser entre 500m-1km daí, parecia que tavam a jogar baldes de água lá de cima! :lol: A sério, esse valor acho mesmo muito muito escasso, tendo em conta que já tivemos valores de 10mm em 5m e a chuvada nessas alturas nao foi maior q esta madrugada (que durou muito mais tempo). Eu a olho tinha apostado aí nuns 40mm, sem dúvidas. Estou mesmo surpreendido...será que em 1km pode haver assim tanta localidade?! nao me parece, este fenómeno foi mais generalizado. Até porque nos registos da noaa em faro nessa hora aparece lá "heavy rain showers", o que é mto raro aparecer! A intriga está lançada! :lmao:


Eu vou mais pela versão do algarvio. Aqui ao lado de olhão não choveu nada durante a noite.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
8mm esta noite?!?!?!?! só?!?!?! ora aqui está outra surpresa...tens o pluviómetro todo em ordem em funcional?! É q posso garantir-te, porque estive sempre acordado, que foi uma das maiores chuvadas que já presenciei. A partir das 2/3 começou a dar-lhe bem, e nao parou de chuviscar até às 5, altura em q caíu com uma força como eu há muito não via, e até ás 7 nao parou mais, sempre com bastante intensidade e rajadas de vento fortissimas. :surprise: Ainda estás a fazer os registos no mesmo local de Olhão?! É que aqui na minha zona, q deve ser entre 500m-1km daí, parecia que tavam a jogar baldes de água lá de cima! :lol: A sério, esse valor acho mesmo muito muito escasso, tendo em conta que já tivemos valores de 10mm em 5m e a chuvada nessas alturas nao foi maior q esta madrugada (que durou muito mais tempo). Eu a olho tinha apostado aí nuns 40mm, sem dúvidas. Estou mesmo surpreendido...será que em 1km pode haver assim tanta localidade?! nao me parece, este fenómeno foi mais generalizado. Até porque nos registos da noaa em faro nessa hora aparece lá "heavy rain showers", o que é mto raro aparecer! A intriga está lançada! :lmao:

Também tenho algumas dúvidas em Faro registou-se 6 mm eu ouvia que choveu bastante forte nessas alturas e isto em linha recta nem 500 metros deve chegar:D, uma pergunta o vento também pode influenciar a medição no pluviómetro:huh::huh:, mas as estações à volta andam em valores aproximados à minha,:huh:, Levante na noite anterior registei 11 mm:D, foi a nuvem que passou aí e aqui não :lmao:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Em Vila Real de Santo Antonio:

Depois de uma noite com bastante vento forte e rajadas da mesma categoria tal como chuva de forma continuada estou neste momento em regime de aguaceiros frequentes e por vezes fortes... o vento por aqui teima nao abrandar...

Segundo amanha e pelo que vi nos modelos GFS-CAPE, advinha-se formações electricas principalmente para o sul do territorio. A formaçao Multi-Celular poderá acontecer principalmente a sul do Tejo... Portanto segundo os modelos ja visionados por voces os aguaceiros por vezes fortes(ou de granizo) acompanhados de fortes ventos e por vezes com trovoadas faz-nos preparar as maquinas :thumbsup:

Para mim a possibilidade de pequenos tornados em sistemas Multi-Celulares (caso do tipo Severo) são uma hipotese tal como nas zonas costeiras em todo o pais a verificaçao de possiveis trombas d'agua...

Amanha será um dia para passear as maquinas...:thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alandroal (Alentejo Central): Céu nublado com algumas abertas, alternando com períodos de maior nebulosidade; aguaceiros dispersos, por vezes intensos, mas cada vez menos frequentes.
Durante a madrugada choveu quase continuamente e de forma moderada a forte (foi em Évora onde mais choveu durante a madrugada: 32,2 mm entre as 00h00 e as 06h00 UTC em Évora, pelos dados do WeatherOnline).
Esta manhã houve muita trovoada nas serras a Leste de Aveiro !!!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Também tenho algumas dúvidas em Faro registou-se 6 mm eu ouvia que choveu bastante forte nessas alturas e isto em linha recta nem 500 metros deve chegar:D, uma pergunta o vento também pode influenciar a medição no pluviómetro:huh::huh:, mas as estações à volta andam em valores aproximados à minha,:huh:, Levante na noite anterior registei 11 mm:D, foi a nuvem que passou aí e aqui não :lmao:

É curioso de facto... e como tu sabes pela proximidade geralmente estamos sempre em concordancia nos fenómenos, nao há cá exageros ;) Mas eu não via chover assim há muito tempo, impressionou-me pela intensidade mais ainda mais pela duração! 500m nao me parecem suficientes para alterações drásticas destas condições, como é evidente. E vendo no noaa que faro entre as 5-6h (ou 6-7h) regista "heavy rain showers", é pq a coisa nao foi tão local assim, passou por lá antes tb fortinho, portanto Agreste acho q choveu qq coisa em faro sim :hehe: Estranho esses valores, quando há dias q um simples aguaceiro de 5m deixa 10mm. O vento estava muito forte aqui nesta zona de maior elevação, a chuva mesmo pesada vinha quase na horizontal. Dentro da minha ignorância... nao sei se isto pode ter alguma infuência nas medições do pluviómetro. :huh: Bem mas valores à parte, o q interessa é que o que esta rega pré-estival já um jeitão. E a partir de 3a vamos ter uma amostra do verão, parece :w00t: O qué vem sempre a calhar visto que vou na 4a passar 5 dias em cádiz :lmao:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
É curioso de facto... e como tu sabes pela proximidade geralmente estamos sempre em concordancia nos fenómenos, nao há cá exageros ;) Mas eu não via chover assim há muito tempo, impressionou-me pela intensidade mais ainda mais pela duração! 500m nao me parecem suficientes para alterações drásticas destas condições, como é evidente. E vendo no noaa que faro entre as 5-6h (ou 6-7h) regista "heavy rain showers", é pq a coisa nao foi tão local assim, passou por lá antes tb fortinho, portanto Agreste acho q choveu qq coisa em faro sim :hehe: Estranho esses valores, quando há dias q um simples aguaceiro de 5m deixa 10mm. O vento estava muito forte aqui nesta zona de maior elevação, a chuva mesmo pesada vinha quase na horizontal. Dentro da minha ignorância... nao sei se isto pode ter alguma infuência nas medições do pluviómetro. :huh: Bem mas valores à parte, o q interessa é que o que esta rega pré-estival já um jeitão. E a partir de 3a vamos ter uma amostra do verão, parece :w00t: O qué vem sempre a calhar visto que vou na 4a passar 5 dias em cádiz :lmao:

Em Vila Real Sto Ant foi o mesmo...

Mas sem duvida que a chuva na horizontal engana o pluviometro... principalmente os 'nossos'... Duvido dos 11mm registados em Faro/Olhao tal como aqui...a precipitaçao foi intensa e de forma continua (pelo menos nestas bandas)...

Da maneira horizontal como caiu quase nao tocava nas telhas... embora as pingas com diamentro algo significativo...;)
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boas pessoal:thumbsup:

Dados da minha estaçao La Crosse - WS3600 instalada em lisboa Monsanto dia 18-04-2008

O sol nasce às: 7:13
O sol põe-se às: 18:26
Nascer da Lua: 18:20
Pôr da Lua: 05:48
Temp 15ºC/ UTC 12:07
Temp Min 10.1/ UTC 22:49
Temp Max 17,2c/UTC 14:32
Pressão-0992.1Hpa UTC 21:48
Intensidade do Vento Moderada-17 km/h UTC 19:51
Direção do Vento- W 269 UTC 13:36
Rajada max-34.6 Km/h UTC 21:09
Umidade Relativa-62% UTC 18.14
Chuva Precipitação-14.8mm UTC 23:55
Altitude-110Metros
Previsão Para as Proximas 24h Períodos de chuva aguaceiros:rain: Queda de neve acima dos 1600 metros
TEMPERATURA MÁXIMA PREVISTA 17ºC
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas pessoal:thumbsup:

Dados da minha estaçao La Crosse - WS3600 instalada em lisboa Monsanto dia 18-04-2008

O sol nasce às: 7:13
O sol põe-se às: 18:26
Nascer da Lua: 18:20
Pôr da Lua: 05:48
Temp 15ºC/ UTC 12:07
Temp Min 10.1/ UTC 22:49
Temp Max 17,2c/UTC 14:32
Pressão-0992.1Hpa UTC 21:48
Intensidade do Vento Moderada-17 km/h UTC 19:51
Direção do Vento- W 269 UTC 13:36
Rajada max-34.6 Km/h UTC 21:09
Umidade Relativa-62% UTC 18.14
Chuva Precipitação-14.8mm UTC 23:55
Altitude-110Metros
Previsão Para as Proximas 24h Períodos de chuva aguaceiros:rain: Queda de neve acima dos 1600 metros
TEMPERATURA MÁXIMA PREVISTA 17ºC


Bem-vindo:thumbsup:

Por aqui mais calminho... ceu nublado completo!!
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Forte aguaceiro aqui na minha zona, :rain::rain: neste momento. Rajadas de vendo acompanhando o aguaceiro. Sem trovoada:(. Pressão atmosférica com tendência para subir. Agora 999 hPa e 13º C
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Carta de analise das 14h:
balduina11gj3.gif