Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas pessoal:thumbsup:

Dados da minha estaçao La Crosse - WS3600 instalada em lisboa Monsanto dia 18-04-2008

O sol nasce às: 7:13
O sol põe-se às: 18:26
Nascer da Lua: 18:20
Pôr da Lua: 05:48
Temp 15ºC/ UTC 12:07
Temp Min 10.1/ UTC 22:49
Temp Max 17,2c/UTC 14:32
Pressão-0992.1Hpa UTC 21:48
Intensidade do Vento Moderada-17 km/h UTC 19:51
Direção do Vento- W 269 UTC 13:36
Rajada max-34.6 Km/h UTC 21:09
Umidade Relativa-62% UTC 18.14
Chuva Precipitação-14.8mm UTC 23:55
Altitude-110Metros
Previsão Para as Proximas 24h Períodos de chuva aguaceiros:rain: Queda de neve acima dos 1600 metros
TEMPERATURA MÁXIMA PREVISTA 17ºC

Olá ct5iul :)

Olha, se me permites deixa-me alertar-te para algumas correcções a fazeres na tua estação.
Deves ter algum dado referente à latitude e à longitude mal. É que o sol ontem nasceu antes das 7h e pôs-se depois das 20h:hehe: E penso que o mesmo se passa com os dados referêntes à Lua.
A pressão também acho que não está calibrada, uma vez que às 21h48 andava a rondar os 1001hPa.

Bem, por aqui a tarde segue com muitas nuvens mas sem chuva.
A temperatura está agora nos 15ºC.
O vento está forte de OSO.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Carta de analise das 14h:
balduina11gj3.gif

Rog, sempre achei estas cartas plenas de oportunidade mas tambem acho que o ramo frio do sistema frontal é geralmente um bocadinho exagerado. A maior parte desse ramo frio apesar de estar em cadeia com outra depressão a noroeste do açores, já não tem actividade. Devias escrevê-lo a traçejado e não a traço contínuo. Até sobre as cartas do nosso IM diria o mesmo..

Por aqui e por agora, o céu está coberto e começou a chover. Vamos ver quanto tempo dura.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Off Topic (os srs administradores devem estar a ficar zangados!)

A tua morada é em Sacavém ou em Telheiras ?
Seria interessante haver uma estação em Sacavém, para comparar os valores. :)

Moro em Sacavém mas estou a trabalhar em Lisboa. Daí que esteja a maior parte do tempo em Lisboa e envie daí os dados da minha estação made in LIDL. Ainda não tomei a decisão mas queria comprar uma estação nova e pôr uma do LIDL em Sacavém. :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por aqui ao fim de uma manhã e tarde um pouco agitada devido ao vento e á chuva agora estão ambos os elementos a acalmar.

Trovoada nem vê-la nem sentila.

Até agora vou com 13 mm acumulados e a rajada máxima de vento foi de 73 km/h

Agora o céu encontra-se pouco nublado sendo as nuvens negras esperemos que ainda existam condições para uma ligeira festa luminosa

Estou com 15.7ºC a pressão está nos 998hpa.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Ontem, por Lisboa, pelo menos onde eu estava, caíram fortes aguaceiros e inclusive granizo. Observei cumulonimbus incus. Não houve trovoada. Nem um trovão para amostra durante aqueles aguaceiros.

É a minha eterna dúvida: porque razão os cumulonimbus podem NÃO dar trovoada...?:huh:
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Tarde com alguns aguaceiros moderados/fracos, mas muitos passaram aqui ao lado, muitas nuvens super negras e uma cortina de chuva para os lados da Delgada:surprise:(a cortina de chuva é espectacular:D, até se via a chuva por lá )

Trovoada fez greve(malvada):angry::angry:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Vento forte e chuva moderada e acho que vou ficar sem luz :D:D
 

Ledo

Cirrus
Registo
3 Jan 2006
Mensagens
94
Local
Vila do Coronado (137m)
Aqui o tempo também tem sido de aguaceiros, com a temp max a ser fixada em 15,6ºc. Agora registo 13,3ºc e pressão de 994.8hpa e a subir lentamente!

Aqui ficam umas imagens das nuvens que descarregaram por aqui:





 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
um pouco por todo o dia aguaceiros moderados, sendo um ou outro forte, com vento muito forte, e de registar uma trovoada de manha, por volta das 10h, o granizo aqui é que não caiu, mas nao devia de estar muito longe tb, estava frio:cold::cold:


agora ceu nublado, ja visto nuvens negras, e as árvores quase nem se mexem

mau sinal :p
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Hoje da varanda cá do burgo vi os céus de vários negros,cinzentos e brancos.
E vi também céus azuis pois então.E vi chuva fraca,moderada e até torrencial.
Ouvi um ou outro trovão.Senti por vezes vento em rajada e vi também o Sol.
Um dia de cores , um dia acaloradamente movimentado.


postfuturos012ac8.jpg



Há dias assim...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, depois da chuva que durou quase uma hora deixou mais 2 mm, hoje levo 10 mm, a temperatura caiu a pique e sigo com 12.8ºC:D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Belas fotos Lido! Estas situações pós-frontais são sempre muito fotogénicas :nicephoto:

Aqui pelo extremo norte a pressão mantém-se nos 994hPa, a nível de precipitação registei até ao momento desde as 00h 39.1mm
Já são 154mm registados neste mês de Abril, adeus seca pelo menos aqui pelo Minho...