Seguimento Sul - Abril 2012

pax_julia

Cumulus
Registo
10 Mar 2011
Mensagens
153
Local
Beja, Portugal
Aguaceiro forte com granizo à mistura cerca das 15h. Tornou a chover moderado cerca das 16:30h com alguns trovoes! Acho que o tony carreira vai ter um concerto molhado mais logo na Ovibeja :)
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Vento forte com rajada máxima de 46 km/h, acompanhado por uma célula com chuva por sinal forte que me acaba de passar ao lado também para SE. :D

Edit: Granizo acompanhado de chuva.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Évora:

Hoje o dia foi de poucos aguaceiros, mas estou com esperanças para a noite!!

Agora chove moderadamente mas nada de granizo por enquanto.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
7XNEf.jpg


Antes de uma chuvinha com granizo à mistura, queria ver se apanhava uns raios, ia era apanhando uma molha... :D

Nova mínima de 9.4ºC, arrefeceu imenso há umas horas.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas,

Por cá também passaram umas células interessantes, uma delas "apanhei-a" junto ao Molhe, em Ferragudo, perto das 17h30:

dsc0016xm.jpg

By ecobcg at 2012-04-28

dsc0017lr.jpg


dsc0020yf.jpg


dsc0023tz.jpg


dsc0024tbb.jpg


dsc0025iwv.jpg


dsc0026wiy.jpg


Vinha acompanhada de umas boas rajadas de vento e um aguaceiro moderado a forte.:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia marcado por aguaceiros e uma trovoada. :D:lol:

Máxima: 16.8ºC
mínima: 9.8ºC
atual: 12.2ºC

Precipitação: 6 mm

Este mês levo um acumulado de 40 mm até ao momento, logo um mês dentro da média. :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas, por aqui, dia marcado por aguaceiros e uma trovoada. :D:lol:

Máxima: 16.8ºC
mínima: 9.8ºC
atual: 12.2ºC

Precipitação: 6 mm

Este mês levo um acumulado de 40 mm até ao momento, logo um mês dentro da média. :D

Fala por ti pá que Santa Bárbara está apenas com 22 mm, e Faro ainda temos menos !!
O que está no mar é mesmo para ficar no mar segundo os modelos.

Bahhh ... este evento por aqui ainda rendeu apenas pouco mais do que 4 mm !!
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Aqui tenho mesmo 4mm acumulados, se calhar pela madrugada cai mais um bocado.

O mês vai com 41.1mm, o mês passado ficou com 62.6mm, 52.2mm num só dia(30)...

Nova mínima de 8.8ºC, se calhar ainda arrefece mais um bocado.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tal como eu previa este evento tem sido quase um totalmente fiasco no que ás regiões do sul diz respeito.
Creio que tivemos um total de cerca de 11,3 mm somando todos os dias aqui em Santa Bárbara de Nexe sendo que vou finalizar o mês com cerca de 22,1 mm .....

Será assim o 5º mês consecutivo abaixo da média.

Em Faro o registo de precipitação certamente anda abaixo dos 20 mm dado que choveu bem menos do que aqui em Santa Bárbara de Nexe.

Venha o próximo evento se é que ele existe !!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Bom dia,

Só tenho a dizer que os dados do Algarvio1980 apesar de serem bons para a região de Olhão são totalmente enganadores da realidade de grande parte do Algarve. Creio que esse valor de 40mm se deve em grande parte a uns bons aguaceiros ocorridos no ínicio do mês por sinal muito localizados nessa região.
Depois se formos ver Santa Bárbara, Loulé e muitos sítios da serra, que são bem mais chuvosos do que Olhão, 20 e poucos/30mm é a realidade e juntando já estes dias.
Por exemplo ontem já às 6 da tarde plantei umas árvores numa propriedade que tenho na serra, a Norte de Benafim/Alte, e ao fazer a cova, apenas um palmo estava húmido, depois parecia rocha e até fazia pó. No entanto à superfície a erva está verdinha e mesmo as árvores parece que ganharam um novo vigor mas será sol de pouca dura.
Os próximos dias serão mais uma incógnita aqui para estes lados...

Por aqui vai fazendo sol que ainda se consegue manter por grandes períodos.
Agora está vindo mais um aguaceiro mas já há algumas horas que não chovia.
Vamos ver o que nos reserva a tarde!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Tal como eu previa este evento tem sido quase um totalmente fiasco no que ás regiões do sul diz respeito.
Creio que tivemos um total de cerca de 11,3 mm somando todos os dias aqui em Santa Bárbara de Nexe sendo que vou finalizar o mês com cerca de 22,1 mm .....

Será assim o 5º mês consecutivo abaixo da média.

Em Faro o registo de precipitação certamente anda abaixo dos 20 mm dado que choveu bem menos do que aqui em Santa Bárbara de Nexe.

Venha o próximo evento se é que ele existe !!

Esse valor foi tirado de onde?
A mim parece-me bem plausível! Segundo me recordo houve uma cut-off a meio do mês que gerou uma linha de instabilidade que rendeu em média 15mm aqui no sul.