Seguimento Sul - Abril 2012

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Bom dia,

Só tenho a dizer que os dados do Algarvio1980 apesar de serem bons para a região de Olhão são totalmente enganadores da realidade de grande parte do Algarve. Creio que esse valor de 40mm se deve em grande parte a uns bons aguaceiros ocorridos no ínicio do mês por sinal muito localizados nessa região.
Depois se formos ver Santa Bárbara, Loulé e muitos sítios da serra, que são bem mais chuvosos do que Olhão, 20 e poucos/30mm é a realidade e juntando já estes dias.
Por exemplo ontem já às 6 da tarde plantei umas árvores numa propriedade que tenho na serra, a Norte de Benafim/Alte, e ao fazer a cova, apenas um palmo estava húmido, depois parecia rocha e até fazia pó. No entanto à superfície a erva está verdinha e mesmo as árvores parece que ganharam um novo vigor mas será sol de pouca dura.
Os próximos dias serão mais uma incógnita aqui para estes lados...

Por aqui vai fazendo sol que ainda se consegue manter por grandes períodos.
Agora está vindo mais um aguaceiro mas já há algumas horas que não chovia.
Vamos ver o que nos reserva a tarde!

Concordo plenamente trovoadas, já no mês de Março aqui em Olhão foi onde choveu mais, este mês vai pelo mesmo caminho.

Aqui, já choveu qualquer coisita hoje e levo acumulados 2 mm, as células passam todas aqui. :D
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas,

O dia tem estado interessante, com a passagem de algumas células por esta zona, e que já deixaram 6mm no Sitio das Fontes e 2,7mm em Silves. A temperatura está nos 14,5ºC (ainda há uns 10 minutos tinha 11ºC) no Sitio das Fontes.

Ficam aqui umas fotos (de telemóvel) de uma das células mais activas que passou por cá hoje de manhã:

foto0034sj.jpg

By ecobcg at 2012-04-29

foto0036cd.jpg


Esta deixou um pouco de granizo aqui por Silves, mas na zona mais afectada por aquela "cortina" de granizo, deve ter acumulado bem.:D

dsc0028sa.jpg


dsc0029ae.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Por aqui a precipitação tem sido muito residual, apenas passaram aqui 2 aguaceiros moderados mas muito curtos.
Pelas imagens de radar parece que a tarde vai ser bastante melhor com as células a ficarem bastante dispersas e com pouca actividade.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esse valor foi tirado de onde?
A mim parece-me bem plausível! Segundo me recordo houve uma cut-off a meio do mês que gerou uma linha de instabilidade que rendeu em média 15mm aqui no sul.

Esses valores são da estação meteorológica de Santa Bárbara de Nexe que não faço ideia se é aquela do INAG ou alguma amadora que se encontra no Wunderground e que houve alguém que teve a gentileza de me facultar o link !!

O valor que eu tenho muitas dúvidas quanto á sua veracidade é o valor mensal da precipitação do mês de Dezembro que tenho na minha assinatura como sendo de 3,3 mm, mas que eu esperava que fosse na ordem dos 20 mm, mas é o valor que lá está !!

A minha assinatura tem os valores de Santa Bárbara de Nexe dessa estação !!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em Faro o registo de precipitação certamente anda abaixo dos 20 mm dado que choveu bem menos do que aqui em Santa Bárbara de Nexe.

Às 0h de hoje, Faro (Aeroporto), seguia com 27,5mm este mês.
Sagres com 47,2mm.

Estações amadoras, até ao momento:

69,9mm - Vales, Aljezur
42,0mm - Olhão
34,8mm - Quinta do Barranco, Algoz
25,9mm - Vilamoura
25,1mm - Santa Bárbara de Nexe
24,4mm - Sítio das Fontes, Lagoa

16,2mm - Tavira (até dia 26). Tem estado off neste evento.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Às 0h de hoje, Faro (Aeroporto), seguia com 27,5mm este mês.
Sagres com 47,2mm.

Estações amadoras, até ao momento:

69,9mm - Vales, Aljezur
42,0mm - Olhão
34,8mm - Quinta do Barranco, Algoz
25,9mm - Vilamoura
25,1mm - Santa Bárbara de Nexe
24,4mm - Sítio das Fontes, Lagoa

16,2mm - Tavira (até dia 26). Tem estado off neste evento.

Sim quando consultei a estação de Santa Bárbara de Nexe ainda não estava actualizado o valor mensal, ou se calhar eu tinha que ter feito F%:hehe:, vou já actualizá-lo....
Como é que consegues ver o valor mensal sem andar a fazer contas, relativamente ás estações oficiais ( do IM e INAG ) ???
De onde tiras esses valores ??

Relativamente ainda ao valor de Faro então parece que foi um lapso meu, não tenho sitio onde ver o valor, é tudo a contas. Mesmo assim anda quase tudo abaixo da média para este mês (tomando em atenção Faro apenas ).
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Fotos muito boas, pessoal!
Principalmente aquela da cortina de granizo do ecobcg! ;)

Sim quando consultei a estação de Santa Bárbara de Nexe ainda não estava actualizado o valor mensal, ou se calhar eu tinha que ter feito F%:hehe:, vou já actualizá-lo....
Como é que consegues ver o valor mensal sem andar a fazer contas, relativamente ás estações oficiais ( do IM e INAG ) ???
De onde tiras esses valores ??

Relativamente ainda ao valor de Faro então parece que foi um lapso meu, não tenho sitio onde ver o valor, é tudo a contas. Mesmo assim anda quase tudo abaixo da média para este mês (tomando em atenção Faro apenas ).

Os dados de Faro e Sagres podes consultar nas synops.
Em páginas como o ogimet.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, o dia foi de céu nublado com abertas e aguaceiros.

Máxima: 16.5ºC
mínima: 8.2ºC
atual: 11.2ºC

Precipitação: 2 mm
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Sabado: Foi marcado por aguaceiros por vezes fortes com alguma trovoada dispersa e algumas pedras de granizo á mistura, para não falar de vento subito que uma celula trazia, que mal conseguia andar de frente contra o vento, o que me levou abrigar-me num dos restaurantes da praia. Voou cadeiras, mesas, chapeus para não falar da areia por ele arrastado. (Isto por volta das 15h)
A duração desta ventania não durou mais que 1 minuto, tão rapido começou como terminou.
Tambem consegui registar em video.

Domingo
Dia marcado por aguaceiros.

Foto do dia de ontem.

edit1av.jpg


Neste momento,

Ceu muito nublado com cumulos e vento nulo.

Cumps