Seguimento Sul - Abril 2013



]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
:angry::angry::angry:

Tudo ao lado... sempre que vejo os clarões e por vezes alguns raios lá vou eu a correr para o meu 'hot-point' na praia e quando la chego...zzzzzzzzz... ja fiz o trajecto umas 10 vezes...:angry:... o que vale é que são só 50metros...

mas vem mais... sou teimoso:D

Edit- A partir de hoje a reportar de Monte Gordo, situado a 3,6km de V.R.S.A em linha recta, por motivos de residência.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não te preocupes... o mar descascou mas já está a repor. Na praia de faro os muros da suestada de há quase 1 mês já estão quase todos desfeitos e a praia alisou bastante. As barras pouco se pode fazer porque são bastante móveis. Provavelmente a do Lacém já estaria novamente em frente a Cacela.

As coisas não são assim Agreste.

As barras da Ria Formosa caminha para leste, e depois voltam a abrir a ocidente. A do Lacém fechou há uns anos e a barra abriu na Fábrica, mas já estava de novo a caminhar para oeste.


Abriram a nova barra com a desculpa dos viveiros não terem oxigenação suficiente, ora a barra sempre foi mais longe de Cacela Velha, no Lacém, foi ali durante anos e sempre houve viveiros.

Abriram a nova barra num sítio onde a península estava em excelente estado, com dunas primárias e secundárias com muita vegetação, e ainda destruíram todo o trabalho feito nos finais dos 90 para recuperar um troço da península destruído pelos temporais de 96 e 97. Nesses dois anos a península desapareceu entre Cacela Velha e o Lacém, tragada pelo mar, mas nas zonas onde havia muita vegetação o mar não entrou. E agora vieram logo estragar quase metade do que restava da antiga península que ia até ao Lacém com a porcaria da nova barra.

Dizem as más línguas que tudo foi feito para isolar a praia da Fábrica e travar o acesso a pé a partir da Manta Rota, para esta ficar exclusiva para uns empreendimentos da região.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Uma semana de sol, e nem se nota que choveu em Março, ainda não vi os terrenos com água este ano !

Acho estranho, pois no Algarve em Março choveu 3 a 5 vezes mais do que é normal. Parece-me uma análise um pouco desfasada da realidade não reconhecer os factos; enfim …

img.mrrpe201303.jpg


Fonte: IPMA

Em Março, o valor de precipitação foi, no Algarve, 3 a 5 vezes superior ao que é normal num mês de Março.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho estranho, pois no Algarve em Março choveu 3 a 5 vezes mais do que é normal. Parece-me uma análise um pouco desfasada da realidade não reconhecer os factos; enfim …

Não moras aqui pois não, então não me desmintas a situação aqui é bastante diferente e em termos de acumulado este tem sido traduzido em numero de dias e não em valor acumulado num dia, todos os dias tem chovido mas nunca nada de muito relevante ...
Um dia 5 mm, outro 2 mm, outro maior nunca acima dos 30 mm .... e tem sido assim este Inverno e em especial este mês de Março !

Obvio que os terrenos têm bastante água acumulada mas dentro deles, porque em cima deles nunca choveu para isso acontecer (ficar acumulada em cima), e por isso como me podes contradizer ou a qualquer outro algarvio que comente aqui ...

Volto a repetir uma semana de sol em local sem ervas, e garanto que o terreno fica seco por cima ... Recordo que vivo intermédio entre o litoral e a serra !
E digo-te mais não vi nenhuma ribeira a levar nada de especial em água.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Desde o meio de Março para a frente o dia mais pluvioso teve para aí entre 10 a 15mm, no entanto tem chovido quase todos os dias mas sempre abaixo dos 10mm. O que se verifica é que não há grande escorrência nas zonas do litoral. Por exemplo aqui em Loulé há água por todos os lados pois o lençol freático subiu à superfície e a água circula à superfície dos terrenos. Nas regiões do litoral, por exemplo a sul de Loulé a água que cai e ainda por cima com essa cadência é rapidamente absorvida pois estamos a falar de solos muito permeáveis onde praticamente não existem cursos de água salvo temporários(lençol freático mais profundo). No entanto os terrenos estão saturadíssimos!. Se ocorresse, por exemplo, amanhã uma situação de precipitação excessiva acima de 20mm, muitos terrenos ficavam debaixo de água. Na minha Quinta, (terreno essencialmente de areia) hoje de madrugada com um aguaceiro forte que não rendeu mais de 8mm segundo os dados, parece que passou um rio lá e ficaram bem visíveis as marcas de onde a água chegou.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
O que é certo é que este Março foi muito chuvoso na sua soma total, lá se cada dia caíram apenas 3mm ou menos, isso não importa, os registos dão valores de muita água acumulada e é por isso mesmo que as barragens andam a fazer descargas... Também não podemos ver apenas a nossa "rua" temos de ter uma percepção um pouco mais abrangente e só assim teremos uma ideia mais real das condições meteorológicas de uma zona ou região.
É certo que Janeiro e Fevereiro, não foram de grandes acumulados de precipitação mensal, mas este Março compensou certamente, mais que não seja para encher as nossas barragens e permitir um maior descanso para outros anos.

Aqui por Elvas o dia de ontem foi um pouco abaixo do que se esperava na precipitação e apenas registei um total de 6,4mm. As trovoadas não querem nada com a cidade, passaram muitas das células ao lado. Mas este tipo de eventos é assim mesmo.
Ainda assim ficam aqui estas 3 fotos que ilustram o mais fotogénico do dia:

p4032637.jpg


p4032645.jpg


panoarcoris03abr13.jpg


Abraço ;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Por aqui a madrugada foi apenas marcada por um aguaceiro mais forte mas muito rápido, que ocorrreu perto das 02h00 e foi acompanhado de um trovão forte. O acumulado no Sítio das Fontes está nos 1,8mm e em Silves acumulou 1mm.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Não moras aqui pois não, então não me desmintas a situação aqui é bastante diferente e em termos de acumulado este tem sido traduzido em numero de dias e não em valor acumulado num dia, todos os dias tem chovido mas nunca nada de muito relevante ...
Um dia 5 mm, outro 2 mm, outro maior nunca acima dos 30 mm .... e tem sido assim este Inverno e em especial este mês de Março !

Obvio que os terrenos têm bastante água acumulada mas dentro deles, porque em cima deles nunca choveu para isso acontecer (ficar acumulada em cima), e por isso como me podes contradizer ou a qualquer outro algarvio que comente aqui ...

Volto a repetir uma semana de sol em local sem ervas, e garanto que o terreno fica seco por cima ... Recordo que vivo intermédio entre o litoral e a serra !
E digo-te mais não vi nenhuma ribeira a levar nada de especial em água.

Estive a última semana em Aljezur, e vi muito terreno completamente alagado e tudo o que era ribeiras ou cursos de água corriam bem. As pequenas barragens estavam cheias até ao limite. Os agricultores queixam-se de demasiada chuva pois nesta altura já deviam estar a lavrar e a semear mas os terrenos ainda são em muitos locais autênticos lagos.

Obviamente a situação no Sotavento pode ser diferente, não estou a desmentir. Mas nem todo o Algarve está nessa situação.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Por aqui noite e manhã calmas como já era de esperar. Parece que andam para aí uns aguaceiros mas é pouca coisa. Por aqui a manhã segue com períodos de céu muito nublado mas com boas abertas e vento fraco.

Prossegue o escudo "anti-míssil":D

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estive a última semana em Aljezur, e vi muito terreno completamente alagado e tudo o que era ribeiras ou cursos de água corriam bem. As pequenas barragens estavam cheias até ao limite. Os agricultores queixam-se de demasiada chuva pois nesta altura já deviam estar a lavrar e a semear mas os terrenos ainda são em muitos locais autênticos lagos.

Obviamente a situação no Sotavento pode ser diferente, não estou a desmentir. Mas nem todo o Algarve está nessa situação.

basta ver os relatórios do IM para se perceber isso, em que existe nos meses passados um contraste entre o Barlavento e o Sotavento, não digo que não, agora o que não aceito é que venham dizer que percebem mais do meu quintal do que eu, estando a 300 km de distância.
Em relação ao Algarve obviamente que existe uma diferença enorme entre as zonas de Serra e o litoral, mas também como se sabe a diferença de médias entre as referidas regiões é de quase o dobro da precipitação e por isso por alguma razão é ....
A vegetação na serra é bem mais densa do que no litoral, bem como os lençõies freáticos, estão bem mais acima do que nesta zona, e por isso neste momento qualquer precipitação que ocorra fica mais acima no terreno do que nesta zona ... mas isso não espanta ninguém, agora aqui a sotavento em especial nas zonas mais litorais a precipitação ronda os 200 mm em 3 meses, o que não foge muito á média normal.
Por isso considero nesta zona um ano perfeitamente normal, em termos de precipitação, embora reconheça que este Março foi efectivamente extremamente chuvoso conforme comprova o IPMA. Agora nesta zona está muito longe o risco de cheias associado a precipitações.

Se alguém puder confirmar a situação das ribeiras nesta zona agradecia pois não tenho tempo, nem dinheiro para gasolina para verificar isso .... :sad:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Bom dia.

Estive agora a ver os dados do MeteoFontes.

Neste ano hidrológico segue com 415,0 mm.

Em Março a precipitação acumulada foi 137,8 mm.

Pela minha zona também não dou por chover tanto. Chove mais à noite e estou a dormir. :D

Este é um forum de ciência e não de "percepções de residentes".
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
basta ver os relatórios do IM para se perceber isso, em que existe nos meses passados um contraste entre o Barlavento e o Sotavento, não digo que não, agora o que não aceito é que venham dizer que percebem mais do meu quintal do que eu, estando a 300 km de distância.
Em relação ao Algarve obviamente que existe uma diferença enorme entre as zonas de Serra e o litoral, mas também como se sabe a diferença de médias entre as referidas regiões é de quase o dobro da precipitação e por isso por alguma razão é ....
A vegetação na serra é bem mais densa do que no litoral, bem como os lençõies freáticos, estão bem mais acima do que nesta zona, e por isso neste momento qualquer precipitação que ocorra fica mais acima no terreno do que nesta zona ... mas isso não espanta ninguém, agora aqui a sotavento em especial nas zonas mais litorais a precipitação ronda os 200 mm em 3 meses, o que não foge muito á média normal.
Por isso considero nesta zona um ano perfeitamente normal, em termos de precipitação, embora reconheça que este Março foi efectivamente extremamente chuvoso conforme comprova o IPMA. Agora nesta zona está muito longe o risco de cheias associado a precipitações.

Se alguém puder confirmar a situação das ribeiras nesta zona agradecia pois não tenho tempo, nem dinheiro para gasolina para verificar isso .... :sad:

Penso que devem estar todos a debitar bem mas com caudais normalíssimos e suaves. Aliás nesta última semana deu tempo suficiente para acomodar bem a água nos solos. O que engana nesta situação é que nunca houve verdadeiramente uma cheia, os ribeiros andaram sempre a meio gás. No entanto é uma situação positiva pois promove a infiltração de água nos solos. Se tivermos agora um mês de Abril na média já será um ano muito positivo:thumbsup: Aqui, concretamente, temos o Cadoiço, Carcavai e o ribeiro de São Lourenço a debitar bem.
Quanto aos ribeiros da região de Faro não sei...mas temos por exemplo o ribeiro do Esteval que vem de Santa Bárbara, passando pelo estádio do Algarve, que praticamente só corre quando chove, que no entanto parece ter um nascente algures que rebenta em anos muito chuvosos. Em 2009/2010 aguentou de Março a Junho a correr, mas não parece ser esse o caso agora. Resumindo, os cursos de água da região de Faro são muito temporários, e quando correm permanentemente durante algumas semanas sem chuva é porque o ano foi bom.
Quanto ao sotavento é o que sabemos mas por exemplo como referi ontem temos a estação de Patacão às portas de Faro com um acumulado de 220mm no mês de Março. Penso já ser significativo! Nas serras certamente haverá zonas onde chegou aos 300mm.

Bom à pouco formou-se um aguaceiro moderado bem aqui em cima que ainda deu para correr a rua. Vamos lá ver o que vem para a tarde...