Seguimento Sul - Abril 2013

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Aqui por Lagoa vai chovendo neste momento:rain:. No Sítio das Fontes o acumulado subiu para os 3mm.

E, tal como o Hotspot já fez referência, o mês de Março por aqui foi muito chuvoso, permitindo recuperar os meses anteriores que foram secos, estando os valores do ano hidrológico já dentro da média, com 415mm acumulados desde Outubro.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Célula interessante agora a sudoeste, penso que as próximas 3 horas poderão vir a ser (mais) interessantes por aqui !
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Já agora, deixo aqui umas fotos de uma célula que passou a Sul de Silves ontem ao final da tarde:

45641_550168288361497_525228276_n.jpg


482840_550168268361499_1709398002_n.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não moras aqui pois não, então não me desmintas a situação aqui é bastante diferente e em termos de acumulado este tem sido traduzido em numero de dias e não em valor acumulado num dia, todos os dias tem chovido mas nunca nada de muito relevante ...
Um dia 5 mm, outro 2 mm, outro maior nunca acima dos 30 mm .... e tem sido assim este Inverno e em especial este mês de Março !

E não é isso que é bom?
Já perdi a conta às vezes que se referiu que... Ah e tal, choveu muito, mas foi tudo num dia ou dois. Choveu, correu, está tudo seco...


O ter chovio de forma constante é óptimo para os solos, para a vegetação, faz com que haja menos evapotranspiração (porque há mais nebulosidade), etc.

E só para dar uma ideia da coisa, imaginemos que:
Se num mês de Março de muito sol, chover 150mm em 3 dias, e tivermos uma média diaria de 5mm de evapotranspiração, o total de evapotranspiração mensal será de 155mm, logo o balanço hidrico será de -5mm.

Ao passo que num Março húmido, como este, se tivermos 150mm mensais e a evapotranspiração média diária for 2mm diarios, no final do mês o balanço hídrico será de +88mm. (150-62=88).



E digo-te mais não vi nenhuma ribeira a levar nada de especial em água.

Se alguém puder confirmar a situação das ribeiras nesta zona agradecia pois não tenho tempo, nem dinheiro para gasolina para verificar isso .... :sad:

:p
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Fui dar uma volta pelas redondezas mais concretamente pelos Gorjões/Goldra, região cársica de barrocal e está tudo enxuto, o que já seria de esperar pois é uma região onde a água se some toda para o lençol freático. Fiquei foi admirado com um ribeiro que há lá na zona e que recordo em tempos correr vários meses , sensivelmente de Janeiro a Maio e com um bom caudal e límpido onde o pessoal até ia ao girinos e que agora está com um caudal muito reduzido. Também estamos a falar de uma zona que sofreu muito com a última seca. Um amigo meu tem um terreno nessa zona com um furo e que no Verão passado já dava muito pouco tempo de água, situação que já não acontecia há uns anos e que demonstra o quanto o lençol freático desceu.

Caiu um aguaceiro fraco ainda agora com sol à mistura e está aquele típico tempo de Abril e de trovoada:)
Parece que vem qualquer coisa de sudoeste e está escuro para esses lados.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Entretanto o vento rodou e já está a puxar de sul:) As nuvens que de manhã vinham de sudoeste agora já vêm de sul. Cenário diferente e mais encoberto. Aguardemos
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Ontem, Cádiz levou com 15 mm, hoje já leva 12 mm, qualquer zona da andaluzia tem mais precipitação hoje do que choveu em todo o Algarve, então em Vejer de la frontera que é a sul de Cádiz, já leva um acumulado perto dos 40 mm, toda a província de Cádiz tem precipitação acima dos 20 mm, excepto Cádiz e encontra-se em aviso laranja. Por cá, não espero nada de especial, parece-me que as células quando tocam no Algarve desfazem-se. :lol:

O Rio Seco corre mas não tarda já não corre, as ribeiras por aqui, a Ribeira de Marim que nasce na Estrada de Moncarapacho para Estói, os olhos rebentaram, mas a água é tão pouca que não chega à foz. Mas, tenho aqui uma pequena ribeira a cerca de 150 mts e está mais seca que o carapau. Então, em terrenos de areia chove hoje, amanhã já está seco, a capacidade de absorção é tremenda e eu tenho terrenos aqui à volta onde eu moro e a terra nem poças de água tem e nem lama tem.

Tantos comentários a dizerem que choveu tanto em Março e andam quase todos em êxtase, eu imagino se quando tivermos um mês tipo dezembro de 1992 onde choveu mais de 400 mm aí é que devia ser bonito. :lmao: O ano está a ser normal e nada mais, a mim falta-me mais ou menos cerca de 70 mm para fazer a média, vendo os meses pela frente, não sei não, se chego lá, só acredito se vier uma cut-off senão fica abaixo da média.

Tenho saudades é de uma trovoada e de uma chuvada que em 30 minutos debite 20 mm isso sim é que eu gosto, agora ter 1 mm num dia e ter 2 mm noutro, para mim é insignificante e sem qualquer interesse.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Vocês ainda vão reportando precipitação e acumulações ai pelo Algarve, eu por aqui continuo a "zeros" :(.

E mais uns milímetros se aproximam da seca região algarvia :p

image1uq.jpg


Vamos lá a ver se cá chega alguma coisa...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Hoje não cai nada por aqui...tempo sempre muito aberto e aguaceiros fracos. O pouco que há passa sempre ao lado. Parece que mais uma vez não vai haver acumulados significativos. Se alguma zona chegar aos 10mm já é muito!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Hoje não cai nada por aqui...tempo sempre muito aberto e aguaceiros fracos. O pouco que há passa sempre ao lado. Parece que mais uma vez não vai haver acumulados significativos. Se alguma zona chegar aos 10mm já é muito!

10mm? Onde foste buscar tal acumulado de precipitação? O GFS para Loulé apenas dá cerca de 5mm na pouco fiável run das 06h, porque em qualquer uma das outras saídas, 00h ou a das 12h não vai além dos 4mm :huh:

Por cá também tenho a frustração de as ver morrer antes de chegar ou então passares ao lado, mas é este o padrão esperado e quando assim é dependemos da lotaria... O GFS prevê cerca de 3mm, mas acho exagerado. :cool:

O que vai havendo sim é vento. Rajada até ao momento de 43,5Km/h pelas 16h
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Imagina que estás a subir o Guilhim pelo lado norte para ires tirar umas fotos... aquilo é uma subida puxada feita a pé.

Quando chegas lá acima avistas 2 bons aguaceiros do lado sul... um do lado esquerdo passando por cima de Estoi e outro na zona das Pontes de Marchil... só que... só que tens de te pirar barranco abaixo porque a carga de água avançou rapidamente e ainda durou uns 15 minutos...

Não tinha impermeável e não deu para ficar com nada...

guilhim.jpg


170220121061.jpg