Seguimento Sul - Abril 2013



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
No interior alentejano a coisa está boa:thumbsup: Bom mais umas horinhas e fecha a loja aqui na região Algarvia. A ver se ainda cai uns aguaceiros ao fim da tarde/inicio da noite. Confesso que já tenho saudades de uma boa chuvada e também já estou farto deste mija-mija. Começa a espalhar-se o mildio, a ferrugem, o pedrado, devido a este tempo húmido e semi-soalheiro. A ver se atmosfera se organiza após a entrada fria para termos uns aguaceiros e trovoadas por Abril dentro. Também já não falta tudo para termos Abril na média...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
E eis o escudo do Concelho de Elvas a actuar...

image1rp.jpg


Este sim funciona na perfeição... Continuo a "zeros", não há por ai nenhum vizinho algarvio ou do restante alentejo que me possa dispensar uns milímetros :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
E pronto já não vamos ter nada por aqui! Desilusão total! Apenas 2 ou 3 aguaceiros fracos e nada mais. Esperava um pouquito mais mas enfim é o que temos. Vamos ver se as previsões de frio para os próximos dias não estão algo inflacionadas. Parece-me que pelo menos pelo Algarve não haverá geadas a assinalar tirando nos locais do costume.

Por aqui céu praticamente limpo apenas com restos (nuvens altas) da convecção que morre ao tocar em terra. Entrou água no motor e pronto não há nada a fazer.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas finalmente comentários que me compreendem .....

Pois bem eu ainda me lembro dos anos 80 e mesmo 90 de ver os ribeiros a correrem durante 2/3 meses com aguinha por vezes com lama, outras vezes limpinha.
Agora não se vê nada disso aqui por esta zona.

Sim André é muito bom ter tido um Março muito chuvoso, e preencheu bem os lençois freáticos, mas sinceramente já cansa isto ser sempre aos bocaditos.
Queria um dia mesmo de chuva a sério para acabar o ano hidrológico ! :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
anos 80 só se aproveita o de 88-89... e nos anos 90 só o de 95-96. Todos os outros anos foram quase sempre secos.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Boas finalmente comentários que me compreendem .....

Pois bem eu ainda me lembro dos anos 80 e mesmo 90 de ver os ribeiros a correrem durante 2/3 meses com aguinha por vezes com lama, outras vezes limpinha.
Agora não se vê nada disso aqui por esta zona.

Sim André é muito bom ter tido um Março muito chuvoso, e preencheu bem os lençois freáticos, mas sinceramente já cansa isto ser sempre aos bocaditos.
Queria um dia mesmo de chuva a sério para acabar o ano hidrológico ! :D

Eu vejo quem é que teve razão ontem no tópico de previsão... apesar de não teres sido científico o teu "pessimismo" revelou-se certeiro. Quanto ao ano...hoje num raio de 5km deu para ver tudo...nada de especial em termos de água. Para tal conta também o défice hídrico do ano anterior porque este ano hidrológico até não parece nada mau... se fizer as contas pela estação do Patacão dá um total desde Outubro de quase 700mm, o que já é superior à média aqui da zona. No entanto também tivemos a precipitação mal distribuída e mais evapotranspiração (pela lógica) nos 3 meses de Inverno, Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Este mês foi bom, mas vendo bem a maioria da precipitação realizou-se em dois meses, Novembro e Março, sendo que Novembro foi em carácter muito torrencial. São muitas implicações e o resultado está à vista.
Bom vamos lá encerrar o offtopic:D

Noite calma, sem vento e já se sente o fresquinho!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Por acaso não é 88-89 mas sim 89-90. 88-89 foi um ano muito seco. E excluir o inverno de 95-96 não está correcto. Choveu muito nesse ano.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 18,9 ºC (15h37)
Temperatura mínima = 9,2 ºC (06h23)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 10,8 ºC
Pressão atmosférica = 1005 hPa

Aumento de nebulosidade durante a tarde e ocorrência de aguaceiros fracos.

Este mês: Temp. máxima = 18,9 ºC (dia 4); Temp. mínima = 8,7 ºC (dia 2).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os melhores anos foram 1987, 1988, 1989, 1997, 2001 e 2010.

Errado todos esses estão corretissimos excepto 1997 !

Os melhores anos que até são quase os unicos acima da média são:
1987, 1988, 1989, 1996, 2001 e 2010 ...

Fim de Off_Topic neste tópico !

PS: Porque é que os anos 4 e 5 são anos sempre de seca ??
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Boas

Por aqui vento fraco a moderado de Norte, creio eu, com céu pouco nublado (praticamente limpo). Incrível como secou tudo no dia de hoje! Mais um dia destes e parece que nem choveu por aqui. Também já fazia falta;)
A temperatura, pelo termómetro do carro e à hora de almoço era de 16ºc aqui em Loulé. A estação local indica 16,4ºc à instantes e que é a máxima do dia até agora.

P.s: é fixe ter uma estação aqui perto a debitar dados :) Muito bom! Um bem hajam aos colegas redfish e ecobcg:thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 14,4 ºC (15h25)
Temperatura mínima (noite passada) = 8,8 ºC (08h03)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 7,6 ºC
Pressão atmosférica = 1014 hPa

Céu parcialmente nublado, limpando ao final da tarde. Vento.

Este mês: Temp. máxima = 18,9 ºC (dia 4); Temp. mínima = 7,6 ºC (dia 5).