Seguimento Sul - Abril 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas

Por aqui vento fraco a moderado de Norte, creio eu, com céu pouco nublado (praticamente limpo). Incrível como secou tudo no dia de hoje! Mais um dia destes e parece que nem choveu por aqui. Também já fazia falta;)
A temperatura, pelo termómetro do carro e à hora de almoço era de 16ºc aqui em Loulé. A estação local indica 16,4ºc à instantes e que é a máxima do dia até agora.

P.s: é fixe ter uma estação aqui perto a debitar dados :) Muito bom! Um bem hajam aos colegas redfish e ecobcg:thumbsup:

Eu por aqui digo o mesmo ... 1 dia de sol, e com vento de norte, e já quase que nem se nota que choveu durante 1 mês !
Dia marcado por sol e vento moderado de norte !
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Eu por aqui digo o mesmo ... 1 dia de sol, e com vento de norte, e já quase que nem se nota que choveu durante 1 mês !
Dia marcado por sol e vento moderado de norte !

Impressionante a secagem no dia de hoje! Já nem há possas de água aqui na zona! Aurélio 1 - Meteoloucos críticos 0 :lmao:.
Vá lá que aqui na zona de Loulé ainda temos água a correr por cima dos terrenos...
A ver se esta nortada passa rápido e vêm uns dias como deve ser! A partir de Segunda parece que o Algarve vai ficar mais acessível:cool:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Impressionante a secagem no dia de hoje! Já nem há possas de água aqui na zona! Aurélio 1 - Meteoloucos críticos 0 :lmao:.
Vá lá que aqui na zona de Loulé ainda temos água a correr por cima dos terrenos...
A ver se esta nortada passa rápido e vêm uns dias como deve ser! A partir de Segunda parece que o Algarve vai ficar mais acessível:cool:

Agora imaginem se tivesse chovido 2 dias torrencialmente, uns 75mm cada dia, e nos restantes 29 tivesse estado como esteve ontem...

Ah pois é!

O Algarve está verde de uma ponta à outra.
Mais do que manias, é isso o mais importante.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Agora imaginem se tivesse chovido 2 dias torrencialmente, uns 75mm cada dia, e nos restantes 29 tivesse estado como esteve ontem...

Ah pois é!

O Algarve está verde de uma ponta à outra.
Mais do que manias, é isso o mais importante.

Não cheguei lá, alguém chegou ? :huh:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Eu esclareço Aurélio, o que o nosso moderador AnDré quis dizer foi apenas que o que contam são os factos e não a nossa percepção das coisas que por vezes nos induz em erros. Isto em relação directa com a insistência de opinião de que tem chovido pouco no Algarve ou noutro local qualquer. Até mesmo aqui pela minha zona eu me queixo de não chover a meu gosto, no entanto a minha estação (nem posso dizer que foi a do IM que está a quase 3km) registou um valor mensal de precipitação em Março 176,9mm, um valor 4 vezes maior que a normal 71-00 para esta cidade que é de apenas 39,6mm. :shocking:

Agora um pouquinho mais off-topic e com alguma "musica de violino" de fundo :D, mas falando um pouco a sério. Acho que mais do que andar aqui a alimentar o desacordo e o confronto, o mais importante é realmente aquilo que nos une: o amor pela meteorologia! Mesmo com todas as diferenças que temos de opinião, de expectativas e gostos. E acho que é nisto que nos devemos centrar. ;)

Voltando ao tema do tópico, o que hoje há a referir é a mínima que ainda chegou aos 3,4ºC, havendo mesmo alguma geada fraca nos locais mais abrigados. De resto a Primavera já entrou em força nos campos, que agora bem regados e com este Sol esplendoroso estão completamente verdejantes e floridos um pouco por todo o lado!

Abraço!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado.

Máxima: 17.5ºC
mínima: 6.5ºC

Hoje fui ver as albarrofieras e parece-me que alfarrobas não vai haver muitas, pelo que vi acho que ainda vou ter menos que o ano passado, vejo as alfarrobeiras meio secas todas abertas sem nova folhagem, estamos em Abril e não ver nenhuma farroba é muito estranho. Pelo menos, na zona de Moncarapacho as albarrofeiras estão todas assim abertas quase sem folhagem e sem nenhuma farroba. :shocking: Já amêndoa está bom este ano, e as oliveiras começam a ficar cheias de flor, mas isto ainda é cedo.

De Dezembro a Março choveu 212 mm, a média era para ter chovido 264.8 mm, ou seja, choveu menos 52.8 mm em relação à média 1981-2010 e em relação à média 1971-2000 choveu menos 65.1 mm. Por isso, não vejo razão para atirar foguetes e apanhar as canas, Dezembro, Janeiro e Fevereiro foram meses secos no Algarve. Aliás, para eu fazer a média anual falta chover 69 mm até 30 de Setembro, acho muita fruta só uma cut-off é que pode fazer isso, porque vendo os modelos até dia 22 não vejo precipitação significativa no Algarve e sabendo que no Verão é raro chover por aqui, talvez Setembro faça esse milagre, anos como foi o final da década de 80. Quando não chove, o suficiente entre Outubro e Dezembro raramente isto chega à média depois. O Março foi bom, mas podia ter sido muito melhor. :rolleyes:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado.

Máxima: 17.5ºC
mínima: 6.5ºC

Hoje fui ver as albarrofieras e parece-me que alfarrobas não vai haver muitas, pelo que vi acho que ainda vou ter menos que o ano passado, vejo as alfarrobeiras meio secas todas abertas sem nova folhagem, estamos em Abril e não ver nenhuma farroba é muito estranho. Pelo menos, na zona de Moncarapacho as albarrofeiras estão todas assim abertas quase sem folhagem e sem nenhuma farroba. :shocking: Já amêndoa está bom este ano, e as oliveiras começam a ficar cheias de flor, mas isto ainda é cedo.

De Dezembro a Março choveu 212 mm, a média era para ter chovido 264.8 mm, ou seja, choveu menos 52.8 mm em relação à média 1981-2010 e em relação à média 1971-2000 choveu menos 65.1 mm. Por isso, não vejo razão para atirar foguetes e apanhar as canas, Dezembro, Janeiro e Fevereiro foram meses secos no Algarve. Aliás, para eu fazer a média anual falta chover 69 mm até 30 de Setembro, acho muita fruta só uma cut-off é que pode fazer isso, porque vendo os modelos até dia 22 não vejo precipitação significativa no Algarve e sabendo que no Verão é raro chover por aqui, talvez Setembro faça esse milagre, anos como foi o final da década de 80. Quando não chove, o suficiente entre Outubro e Dezembro raramente isto chega à média depois. O Março foi bom, mas podia ter sido muito melhor. :rolleyes:

Pois agora corremos o risco de sofrer o reverso da medalha e levar com um Abril muito seco... Quanto a precipitação as contas andam muito baralhadas...na serra e mesmo aqui em Loulé vi muita água como já não via desde 2010, na região de Faro e zonas circundantes a mesma latitude não vi nem vejo nada de especial. Certos ribeiros que costumam correr em anos médios estão praticamente secos. Hoje passei na região de Faro e os terrenos estão enxutos e os ribeiros, a maioria de drenagem da chamada campina de Faro e que em anos normais correm água de Dezembro a Maio, a maior parte estão secos ou praticamente. Resumindo parece que há diferenças significativas nos totais anuais da precipitação entre localidades próximas e também certos aquíferos que por estarem muito baixos ou serem de difícil recarga, ou ambos não recuperaram o suficiente. Março foi muito bom e tal, excepcional até, mas dava muito jeito um Abril na média ou ligeiramente acima (também não é preciso muito:D), após esta merecida pausa. Vamos ver...
Quanto às alfarrobeiras parece que isso é algo bianual de renovação da folha em que elas ficam um bocado "carecas" mas não quero estar a dizer nenhuma asneira;) Tenho de me informar melhor sobre o caso.
Quanto às amendoeiras já vi muitas com um grande ataque de crivado, o que parece ser um mal de algumas variedades, que são muito susceptíveis a esta doença, aliado a este tempo húmido e ameno.

De resto o dia de hoje até foi bastante agradável...frio de manhã com o vento de Norte a aumentar o desconforto térmico mas ficando agradável ao longo da manhã e depois pela tarde (pelo menos em Faro). Chegou a haver um período (praticamente toda a tarde) quase com ausência de vento o que aliado ao sol já alto aumentou exponencialmente o conforto térmico. No carro chegou a marcar 19ºc por alguns períodos mas no geral a temperatura saltava entre os 17º e os 18º ali para os lados da campina de Faro, pelas 17h.
Bom fico à espera das nuvens para o dia de amanhã mas com temperatura agradável, espero eu...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu esclareço Aurélio, o que o nosso moderador AnDré quis dizer foi apenas que o que contam são os factos e não a nossa percepção das coisas que por vezes nos induz em erros. Isto em relação directa com a insistência de opinião de que tem chovido pouco no Algarve ou noutro local qualquer. Até mesmo aqui pela minha zona eu me queixo de não chover a meu gosto, no entanto a minha estação (nem posso dizer que foi a do IM que está a quase 3km) registou um valor mensal de precipitação em Março 176,9mm, um valor 4 vezes maior que a normal 71-00 para esta cidade que é de apenas 39,6mm. :shocking:

Agora um pouquinho mais off-topic e com alguma "musica de violino" de fundo :D, mas falando um pouco a sério. Acho que mais do que andar aqui a alimentar o desacordo e o confronto, o mais importante é realmente aquilo que nos une: o amor pela meteorologia! Mesmo com todas as diferenças que temos de opinião, de expectativas e gostos. E acho que é nisto que nos devemos centrar. ;)

Voltando ao tema do tópico, o que hoje há a referir é a mínima que ainda chegou aos 3,4ºC, havendo mesmo alguma geada fraca nos locais mais abrigados. De resto a Primavera já entrou em força nos campos, que agora bem regados e com este Sol esplendoroso estão completamente verdejantes e floridos um pouco por todo o lado!

Abraço!

Boas actioman, agora já sei onde fica Elvas :D

No que toca á precipitação aqui no Algarve, considero que na minha zona (zona de Faro) choveu neste ano hidrológico mais ou menos o equivalente ao normal, pois se em Março choveu 4/5 vezes o normal, portanto talvez uns 140/150 mm, não deixa de ser verdade que em Janeiro e Fevereiro choveu cerca de 50% do normal, e Dezembro choveu cerca de 25% do valor normal, do mesmo modo que Outubro esteve na média (+-), e Novembro choveu de 2 vezes o normal, e portanto penso que no total deva andar neste momento nos 80 a 90% da média anual (ano hidrológico). Portanto o mais provável será acabarmos o ano na média.
Bom mas o que está aqui em causa nem sequer é isso, penso que será mais um caso de percepção das coisas, no que aos efeitos efectivo das chuvas nesta região, nomeadamente no mês de Março diz respeito.
Como já várias pessoas aqui do Algarve indicaram existe uma grande diferenciação a olho dos efeitos das chuvas nesta região nomeadamente entre litoral e o interior algarvio, que pode ser explicado pela maior proximidade das linhas de águas substerrânias da superficie, a vegetação, muito menos horas de sol, tipos de terrenos, vales, ect ....
Há uns dias atrás disse e fui criticado/desmentido por causa disso, que 4/5 dias de sol, e ficava tudo seco á cima da terra, e ontem tive a confirmação ainda mais rápida disso, pois ainda mais rápido do que eu pensava toda a parte que não está tanto encoberta pela vegetação está seca, e tive mesmo ontem que começar a regar todas as plantas que mais carecem de água, nomeadamente alfaces, batatas, ect ....
No que toca ás ervas quando estiver de folga vou ter que começar a limpar o terreno antes que endureça mais.

Mais importante do que se dizer, que choveu 4/5 vezes mais em determinada zona á que ter a precepção que nem todas as regiões são iguais, nem todos os terrenos têm as mesmas carateristicas, nem todas as linhas de água encontra-se ao mesmo nível e nem toda a vegetação é igual, e tudo isso interfere com a capacidade de absorção dos terrenos.
Portanto isto também é ciência, se ter a percepção do estado dos nossos terrenos é ciência, é sabedoria, é conhecimento e ninguém mais sabe mais do que se passa em determinada zona do que os verdadeiros residentes.

Se é dito que em nenhum momento se acumulou água nos terrenos, então deve-se aceitar aquilo que é dito pelos intervenientes tenha chovido 4/5 vezes mais do que o habitual, ou não .... porque nem sequer encontra-se em causa o valor da precipitação mas sim os seus efectivos efeitos.

Isto para dizer o quê, que o efeito que aconteceu nestes 140/150 mm acumulados nesta zona basicamente teve o mesmo efeito do que se tivesse chovido 1/2 dias por semana, independentemente do efeito da evotranspiração, porque nos terrenos não se nota nada esse efeito.

Quanto á parte sublinhada (bold) não percebi o que estavas a tentar dizer mas não me revejo nesse género de users certamente. Podemos é ter percepções e formas de pensar diferentes uns dos outros o que é normal !
Hoje em dia já não sou esse tipo de pessoa de confronto, vivo mais de discussão de ideias, formas de pensar e contra argumentos (naquilo que sei e vejo), isto para bem da minha própria saúde ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
no que toca ao tópico ...

Hoje está um belo dia sol, com céu limpo, temperaturas agradáveis, sem vento e optimo para dar um passeio ...
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Terras abatem e abrem cratera

Um abatimento de terras em Porto de Espada, Marvão deixou à vista uma cratera de vários metros de diâmetro. Sem registo de danos.
2013-04-07104931_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$f14dcf88-4574-4435-8b4d-7a638dd5019d$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg
2013-04-07104556_f7664ca7-3a1a-4b25-9f46-2056eef44c33$$72F445D4-8E31-416A-BD01-D7B980134D0F$$431D4963-B97C-47C4-BA54-7D63FBA800EF$$storage_image$$pt$$1.jpg
2013-04-07105021_f7664ca7-3a1a-4b25-9f46-2056eef44c33$$72F445D4-8E31-416A-BD01-D7B980134D0F$$86E383BB-ACDC-4DC3-98E0-B47B30AC4607$$storage_image$$pt$$1.jpg

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/terras-abatem-e-abrem-cratera