Seguimento Sul - Abril 2015

Uma boa célula a passar entre Beja e Serpa, mais perto desta.
W2GdoBO.jpg

• Gosto
Reactions: actioman e vamm
Acho que fazes muito bem. Para quem leia isso e vive na cidade no meio dos prédios, talvez pense que não sair de casa é um exagero de precaução mas numa zona rural como essa, é a atitude mais recomendável. Essas antenas ai no cimo do monte devem ter pára-raios, já lá caíu alguma vez uma descarga?

Uma das regras de precaução quando somos apanhados por uma trovoada ao ar livre é precisamente evitar a proximidade das grandes massas rochosas, fragas, blocos, etc. Se não houver uma viatura ou um abrigo grande (um abrigo de paragem de autocarro não é suficiente e é mesmo de evitar) ou uma floresta densa de árvores altas (de árvores isoladas também nos devemos afastar) então o melhor é mesmo deitarmo-nos no chão em local o menos proeminente possível. Apanhamos a molha que devíamos ter antecipado mas, com muito maior probabilidade do que esse marcante acontecimento da tua infância de feliz desenlace, ficamos vivos!

Também produzem ozono ;).

Ficamos vivos para admirar um dos fenómenos mais potentes, espectaculares e ainda com certa dose de mistério, da Natureza. Pensa-se, também, que foi a partir dos relâmpagos, em tempos muito remotos, que foi criada a vida.

• Gosto
Reactions: vamm e StormRic
Aqui já alguns anos caiu uma trovoada tão forte que me queimou 2 televisões, mas não foi por isso que eu tenho medo ou não goste de trovoadas...
Cada um encara essas coisas de maneira diferente, digo eu.
Para mim nunca mais foi normal estar a avistar trovoada a poucos Kms de casa e não ter medo nenhum. Até porque eu estava a brincar na rua, quando aquilo aconteceu. Chamem-me mariquinhas, digam o que disserem, não quero saber. :disgust: Pode ser medo ou wtv, mas quando andam por perto, há que respeitar a força da natureza.

• Gosto
Reactions: StormRic e Davidmpb
Em Beja aquilo parece supercelular...as condicoes sao boas com o low level jet de sueste nos niveis baixos a trazer energia e mais de 120km.h sobrepostos a 9km do quadrante oeste...shear rotacional assim favorece supercelulas que poderao nao ser tornadicas devido à falta de cape mais robusto e helicidade proximo da superficie.

• Gosto
Reactions: StormRic
Cada um encara essas coisas de maneira diferente, digo eu.
Para mim nunca mais foi normal estar a avistar trovoada a poucos Kms de casa e não ter medo nenhum. Até porque eu estava a brincar na rua, quando aquilo aconteceu. Chamem-me mariquinhas, digam o que disserem, não quero saber. :disgust: Pode ser medo ou wtv, mas quando andam por perto, há que respeitar a força da natureza.
Claro cada um tem a sua opinião, eu gosto, mas também te digo que não gosto de estar na rua com trovoada, gosto é de estar em casa a ouvi-la mas se não gostas não gostas não tenho nada contra;)

• Gosto
Reactions: vamm