Seguimento Sul - Agosto 2009



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Às 2 horas estavam 25.9º na Manta Rota. Tenho notado grandes diferenças entre os valores de temperatura aqui da Manta Rota e da sede da Reserva do Sapal de Castro Marim, que está a cerca de 18 km daqui. Faro está a 40 km e tem valores muito próximos dos que tenho obtido aqui na Manta Rota. Isto reforça a minha teoria sobre o microclima da foz do Guadiana, com valores de temperatura um pouco distintos daqueles que são registados no restante litoral e barrocal do sotavento, a saber mínimas mais baixas e máximas mais altas no Verão e mínimas e máximas mais baixas no Inverno.

s89g1800.gif


Entretanto uma imagem para reflectir... a desertificação em alta no interior sul...
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Às 2 horas estavam 25.9º na Manta Rota. Tenho notado grandes diferenças entre os valores de temperatura aqui da Manta Rota e da sede da Reserva do Sapal de Castro Marim, que está a cerca de 18 km daqui. Faro está a 40 km e tem valores muito próximos dos que tenho obtido aqui na Manta Rota. Isto reforça a minha teoria sobre o microclima da foz do Guadiana, com valores de temperatura um pouco distintos daqueles que são registados no restante litoral e barrocal do sotavento, a saber mínimas mais baixas e máximas mais altas no Verão e mínimas e máximas mais baixas no Inverno.

Não podia concordar mais! A zona da foz do Guadiana está muito sujeita a nortadas pelo efeito de aceleração, o que condiciona um microclima particular, embora não muito diferente do restante litoral do sotavento em termos absolutos.
Por cá... mais do mesmo! Muito calor, humidade, vento leste muito fraco, minimas de 22º maximas de 32º (às 10h), água um caldo (25º), completamente cristalina.:hehe:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de muito calor sigo com 32.8ºC.

Previsão para Domingo, 23 de Agosto de 2009

TEMPERATURAS MÁXIMAS PREVISTAS:PORTO - 23
LISBOA - 29
FARO - 28 :lol:

Que engraçado, neste momento Faro vai com 32ºC mais 4ºC que a previsão da máxima, este verão o IM tem errado demasiadas vezes com a temperatura máxima prevista para Faro e o alerta amarelo para o calor, onde está:huh:, olhando para a AEMET tem alerta amarelo para a província de Huelva:disgust: Quando alguns dizem que criticamos sempre o IM é porque criticamos porque temos razão e não porque nos apaetece ou algo do género. Quando falham no próprio dia temos que criticar para serem mais correctos na previsão para ajudar-los a melhorar o seu serviço para cada vez ser melhor.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Acho que o IM se enganou na previsão da temperatura da água do mar para Faro para amanhã... na imagem da previsão têm 16ºC... isso é a tempratura da água do mar no Inverno...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia quente e mais uma noite tropical.

Máxima: 32.8ºC
mínima: 21.9ºC (13ª noite tropical consecutiva)

De salientar, a ondulação que fazia-se sentir nas praias do Algarve, uma ondulação forte e que pouca gente aventurava-se a ir água, e a bandeira estava amarela, mas a água estava mesmo quentinha, ainda mais quente do que no domingo passado.:D

Se nas próximas três noites vierem a ocorrer noites tropicais, já que a partir de 5ªfeira vem uma subida de temperatura, vamos bater o recorde de 17 noites tropicais consecutivas no ano 2003.:shocking::rolleyes:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
27.3º na Manta Rota e alguns cirros no céu. Esta noite já não deve ser tropical, já que hoje de madrugada esteve mesmo prestes a descer dos 20.0º.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, já acabou o ciclo das noites tropicais, depois de 13 noites seguidas sempre com temperaturas mínimas acima dos 20ºC, hoje já não foi, até 4ªfeira não vai haver noites tropicais para ninguém, mas elas vão voltam a partir de 5ªfeira.

Máxima: 31.4ºC
mínima: 19.3ºC
actual: 24.1ºC