Seguimento Sul - Agosto 2011

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
(...)

Noites frescas que caem que nem ginjas, para um sono repousante. :D

Faço minhas as tuas palavras, que noites maravilhosas e que bem que se descansa assim! :thumbsup:

Por aqui também foi um dia fresco e não fosse o céu limpar à meia tarde fazendo a temperatura subir alguns graus mais e teria um dia com uma máxima não muito comum aqui durante um Agosto!

A máxima foi de 27ºC (16h56) e a mínima de 16,8ºC (07h07).

Neste momento tenho uns agradáveis 19,4ºC.

tempelvas02ago11.jpg
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Água do mar, hoje:

Cabo de Santa Maria (Faro): 22.5ºC

Foz do Guadiana/Monte Gordo: 25ºC

Ondulação fraca de sudoeste.
_____________________________________________

Temperatura actual, Tavira: 28ºC
Vento de Sul/Sudoeste


Um dia de Agosto com temperaturas dentro da média.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Algumas (muitas) fotos do dia 1:

07h25
dsc08858a.jpg


12h20
dsc08886t.jpg


12h25
dsc08889e.jpg


12h50
dsc08918s.jpg


12h37
dsc08902h.jpg


12h47
dsc08911f.jpg


13h01
dsc08946n.jpg


13h09
dsc08934x.jpg


16h39(2)
dsc08964k.jpg


dsc08965.jpg


16h41
dsc08975g.jpg


16h42(2)
dsc08976l.jpg


dsc08978d.jpg


16h45
dsc08985b.jpg


16h52(2)
dsc08998t.jpg


A célula que me caiu em cima :D
dsc08997i.jpg


19h07
dsc09000e.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Frederico:

Segundo esse mapa, o Mar da Palha, está com a água bem mais quente que a costa ocidental a «poucos» kms. Com efeito, há uns dias, estive na margem Sul ( mas mais no interior) e a nortada vinha surpreendentemente quente e húmida... Aconteceu ali e naquele dia, não sei o quanto é usual isto acontecer e em que sítios mais acontece.
É o nosso pequeno equivalente luso do Mar de Cortez. lol

PS: Também já notei que a corrente das Canárias, tem estado em força, pelo menos nestes últimos dias, pois tanto Marrocos como este arquipélago e a costa ocidental de Portugal, estão com as águas mais frescas.

O mar dos Açores, já atinge os 26ºc em algumas zonas, segundo o AEMET.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Por Armação de Pêra dia de praia muito agradável, aqui o vento funciona de maneira diferente da do norte;). De manhã, vento moderado, depois quase que parou, de tarde vento fraco, às vezes umas ligeiras rajadas.

Sempre para o morno, nada do "briol" das terras nortenhas:).
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Belas fotos do dia 1 Duarte:thumbsup:

Ainda hoje estive na praia da Manta Rota, uma das praias que mais gosto no Algarve:D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Não percebi muito bem, queres dizer que nas Caraíbas há cenários por vezes idênticos??

Antes de mais excelentes fotos Duarte.

Quanto à tua pergunta, é comum no Verão, especialmente na época ciclónica do Atlântico, situações de forte instabilidade. Quando os furacões não chegam a terra (o que impossibilitaria fotos das praias :p) é possível captar muitas vezes cenários idênticos aos que as tuas fotos demonstram. Aliás é típico de quem visita as caraíbas trazer na sua vasta colecção fotográfica muitas fotos de nuvens e um ou outro relato de dias de chuva, dias esses que muitas vezes não impossibilitam uma ida à praia e por vezes até aliviam um pouco alguma sensação de abafo causado pela elevada temperatura e humidade :)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Belas fotos do dia 1 Duarte:thumbsup:

Ainda hoje estive na praia da Manta Rota, uma das praias que mais gosto no Algarve:D

Obrigado:)

Ontem só estive na praia de tarde. Não sei se estiveste de tarde, ontem não tanto, mas antes de ontem a paraia estava como eu não via há mais de 10 anos, quando estava maré-cheia havia um "rio" numa certa zona do areal, o que dá para os putos mais pequenos estarem lá a brincas nas "piscinas".

Antes de mais excelentes fotos Duarte.

Quanto à tua pergunta, é comum no Verão, especialmente na época ciclónica do Atlântico, situações de forte instabilidade. Quando os furacões não chegam a terra (o que impossibilitaria fotos das praias :p) é possível captar muitas vezes cenários idênticos aos que as tuas fotos demonstram. Aliás é típico de quem visita as caraíbas trazer na sua vasta colecção fotográfica muitas fotos de nuvens e um ou outro relato de dias de chuva, dias esses que muitas vezes não impossibilitam uma ida à praia e por vezes até aliviam um pouco alguma sensação de abafo causado pela elevada temperatura e humidade :)

Pois é, esqueci-me dessas tempestades. Agora até anda lá a "Emília":lol::lol:
Falta de atenção minnha, obrigado pela longa explicação:)

----------------------

Já agora, naquelas fotos das 16h39 às 16h52, aquela célula poderia formar um tornado?? Como nunca vi uma célula a formar um tornado ao vivo tenho sempre destas dúvidas.