Seguimento Sul - Agosto 2011

(...)

Noites frescas que caem que nem ginjas, para um sono repousante. :D

Faço minhas as tuas palavras, que noites maravilhosas e que bem que se descansa assim! :thumbsup:

Por aqui também foi um dia fresco e não fosse o céu limpar à meia tarde fazendo a temperatura subir alguns graus mais e teria um dia com uma máxima não muito comum aqui durante um Agosto!

A máxima foi de 27ºC (16h56) e a mínima de 16,8ºC (07h07).

Neste momento tenho uns agradáveis 19,4ºC.

tempelvas02ago11.jpg

Água do mar, hoje:

Cabo de Santa Maria (Faro): 22.5ºC

Foz do Guadiana/Monte Gordo: 25ºC

Ondulação fraca de sudoeste.

Temperatura actual, Tavira: 28ºC
Vento de Sul/Sudoeste

Um dia de Agosto com temperaturas dentro da média.

Algumas (muitas) fotos do dia 1:

07h25
dsc08858a.jpg

12h20
dsc08886t.jpg

12h25
dsc08889e.jpg

12h50
dsc08918s.jpg

12h37
dsc08902h.jpg

12h47
dsc08911f.jpg

13h01
dsc08946n.jpg

13h09
dsc08934x.jpg

16h39(2)
dsc08964k.jpg

dsc08965.jpg

16h41
dsc08975g.jpg

16h42(2)
dsc08976l.jpg

dsc08978d.jpg

16h45
dsc08985b.jpg

16h52(2)
dsc08998t.jpg

A célula que me caiu em cima :D
dsc08997i.jpg

19h07
dsc09000e.jpg

Frederico:

Segundo esse mapa, o Mar da Palha, está com a água bem mais quente que a costa ocidental a «poucos» kms. Com efeito, há uns dias, estive na margem Sul ( mas mais no interior) e a nortada vinha surpreendentemente quente e húmida... Aconteceu ali e naquele dia, não sei o quanto é usual isto acontecer e em que sítios mais acontece.
É o nosso pequeno equivalente luso do Mar de Cortez. lol

PS: Também já notei que a corrente das Canárias, tem estado em força, pelo menos nestes últimos dias, pois tanto Marrocos como este arquipélago e a costa ocidental de Portugal, estão com as águas mais frescas.

O mar dos Açores, já atinge os 26ºc em algumas zonas, segundo o AEMET.

Por Armação de Pêra dia de praia muito agradável, aqui o vento funciona de maneira diferente da do norte;). De manhã, vento moderado, depois quase que parou, de tarde vento fraco, às vezes umas ligeiras rajadas.

Sempre para o morno, nada do "briol" das terras nortenhas:).

Não percebi muito bem, queres dizer que nas Caraíbas há cenários por vezes idênticos??

Antes de mais excelentes fotos Duarte.

Quanto à tua pergunta, é comum no Verão, especialmente na época ciclónica do Atlântico, situações de forte instabilidade. Quando os furacões não chegam a terra (o que impossibilitaria fotos das praias :p) é possível captar muitas vezes cenários idênticos aos que as tuas fotos demonstram. Aliás é típico de quem visita as caraíbas trazer na sua vasta colecção fotográfica muitas fotos de nuvens e um ou outro relato de dias de chuva, dias esses que muitas vezes não impossibilitam uma ida à praia e por vezes até aliviam um pouco alguma sensação de abafo causado pela elevada temperatura e humidade :)

Belas fotos do dia 1 Duarte:thumbsup:

Ainda hoje estive na praia da Manta Rota, uma das praias que mais gosto no Algarve:D

Obrigado:)

Ontem só estive na praia de tarde. Não sei se estiveste de tarde, ontem não tanto, mas antes de ontem a paraia estava como eu não via há mais de 10 anos, quando estava maré-cheia havia um "rio" numa certa zona do areal, o que dá para os putos mais pequenos estarem lá a brincas nas "piscinas".

Antes de mais excelentes fotos Duarte.

Quanto à tua pergunta, é comum no Verão, especialmente na época ciclónica do Atlântico, situações de forte instabilidade. Quando os furacões não chegam a terra (o que impossibilitaria fotos das praias :p) é possível captar muitas vezes cenários idênticos aos que as tuas fotos demonstram. Aliás é típico de quem visita as caraíbas trazer na sua vasta colecção fotográfica muitas fotos de nuvens e um ou outro relato de dias de chuva, dias esses que muitas vezes não impossibilitam uma ida à praia e por vezes até aliviam um pouco alguma sensação de abafo causado pela elevada temperatura e humidade :)

Pois é, esqueci-me dessas tempestades. Agora até anda lá a "Emília":lol::lol:
Falta de atenção minnha, obrigado pela longa explicação:)

----------------------

Já agora, naquelas fotos das 16h39 às 16h52, aquela célula poderia formar um tornado?? Como nunca vi uma célula a formar um tornado ao vivo tenho sempre destas dúvidas.