Seguimento Sul - Agosto 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: 31,2 ºC por agora...

A máxima de ontem foi de 40,4 ºC, que passa a ser recorde para o mês de Agosto, desde que faço levantamentos (2007); também aqui o início da manhã ficou marcado pela presença de inúmeras virgas.
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Nem é preciso dizer mais nada com um gráfico destes. :D

27nDsSP.png


33.2ºC.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
30,9ºC em Marvão a esta hora
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
24,6ºC por aqui, sem vento.

Em Portalegre, durante 3 horas, na EMA a temperatura só desceu 0,3ºC, agora ás 2 da manhã é que lá desceu mais de 2 graus graças à mudança da direção do vento. Em todas as estações da serra, a temperatura está ainda acima dos 30ºC. :wacko:
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boas. Na impossibilidade de poder contribuir com valores de estações, pois aqui em vila viçosa não há nenhuma, contribuo com valores um pouco mais amadores xD
Como bom alentejano, na possibilidade de poder ficar em casa durante o dia com estas temperaturas, fiquei. Saí de casa apenas às 18h xD mas nas poucas incursões ao quintal durante o dia estava infernal!!
Fui jantar a Évora às 20h e durante mais de metade do caminho o carro marcou 39/40° áquela hora (o carro inicialmente estava na garagem com 28°). Quando cheguei a Évora, perto das 21h marcava 36°. Jantei, fiz caminho de volta e parei no Redondo, por volta das 22:30h com uns abrasadores 36°. Era para ficar um pouco lá na festa mas estava impossivel de aguentar. Fui direcao Borba beber café e às 23h e pouco estavam lá 35° de acordo com o carro em movimento.
Quando voltei para vila viçosa à 1:30h ainda nao corria praticamente brisa nenhuma e ainda estavam uns infernais 34°.
Tenho 24 anos mas confesso que não me lembro de nenhuma noite assim é já passei por muitas ondas de calor aqui no alentejo. Agora as 3h levantou se algum vento e começa finalmente a estar se melhor na rua, mas continua a ser preferível a casa.
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Bom dia, por Cuba ontem máxima de 41.9ºC e esta noite nínima de 27.2ºC... agora já vai para os 28.5ºC.
Sem muito mais palavras... calor calor calor
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Bom dia tórrido

Estas noites das Caraíbas em pleno Alentejo dão cabo de mim, porque não tenho margaritas nem o mar a 50 mts... Em Portalegre, segundo o gráfico da estação do IPMA, a temperatura mais baixa foi de 31 ºC às 7h, mas arrisco a dizer que esteve ainda mais quente no Centro da Cidade. Se não estivesse tão cansado com limpezas e pinturas, duvido que conseguisse descansar alguma coisa de jeito...
Por agora em Arronches, mais de 30 ºC, céu baço cheio de poeiras, as quais se incrementaram de ontem para hoje, fazendo-me temer que fosse fumo de incêndios, os quais felizmente têm sido combativos de forma exemplar e nenhum chegou a ficar descontrolado.
Vamos ver se o @joralentejano bate hoje o recorde de 45,8 ºC do ano passado. Aposto que sim ;)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Boas. Na impossibilidade de poder contribuir com valores de estações, pois aqui em vila viçosa não há nenhuma, contribuo com valores um pouco mais amadores xD
Como bom alentejano, na possibilidade de poder ficar em casa durante o dia com estas temperaturas, fiquei. Saí de casa apenas às 18h xD mas nas poucas incursões ao quintal durante o dia estava infernal!!
Fui jantar a Évora às 20h e durante mais de metade do caminho o carro marcou 39/40° áquela hora (o carro inicialmente estava na garagem com 28°). Quando cheguei a Évora, perto das 21h marcava 36°. Jantei, fiz caminho de volta e parei no Redondo, por volta das 22:30h com uns abrasadores 36°. Era para ficar um pouco lá na festa mas estava impossivel de aguentar. Fui direcao Borba beber café e às 23h e pouco estavam lá 35° de acordo com o carro em movimento.
Quando voltei para vila viçosa à 1:30h ainda nao corria praticamente brisa nenhuma e ainda estavam uns infernais 34°.
Tenho 24 anos mas confesso que não me lembro de nenhuma noite assim é já passei por muitas ondas de calor aqui no alentejo. Agora as 3h levantou se algum vento e começa finalmente a estar se melhor na rua, mas continua a ser preferível a casa.

Off-Topic: Eras jovem, mas em 2003 e na minha região, foram 25 dias consecutivos de temperaturas máximas superiores a 35 ºC, do qual persiste o recorde da Amarela.
É verdade que o actual evento é mais agressivo, considerando o mês de Julho fresco e que as temperaturas subiram na ordem de 15/20 ºC em poucos dias, mas felizmente serão mais 3 dias. Há que proteger-se, procurar evitar o sol e aguentar como só os Alentejanos estamos preparados para tal ;)
Excelente descrição :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.