Seguimento Sul - Agosto 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Lá para dia 13 volta o Verão! É preciso é calma. Acho que o pico do Verão já foi atinjido mas agora já estamos na fase de desgaste.
Faz falta algo diferente! Já não sei quando foi a última vez que vi uma nuvem. Nem as neblinas matinais têm aparecido e que eram algo comuns nesta altura. Falo daquelas vindas principalmente de sueste aqui no Algarve e que os antigos diziam que era para "amadurecer o figo".

(...) Já não sei quando foi a última vez que vi uma nuvem. Nem as neblinas matinais têm aparecido (...)
Nos últimos 2 meses e meio choveu mais vezes cinza do que água aqui. :disgust:

Boa noite, por Albufeira:
Noite bem mais fresca pois às 22h já estavam 20ºC, algo que tem sido raro recentemente.
Tarde também notavelmente menos quente que a de ontem em termos de temperatura média apesar da máxima só ter sido 1ºC inferior.
Céu limpo todo o dia.

w_ic_d_01.svg

Noite: 17ºCmin, ↘19km/h (39)max, 87%max
Dia: 27ºCmax, ↑12km/h, 19ºCmax

Última edição:
Boas,
Em contraste com o Litoral, por aqui a temperatura voltou a subir hoje. Não há nada de relevante para contar, mas não me importava que fosse assim se as temperaturas tivessem na ordem dos 30ºC. Já com 35ºC ou mais dias a fio a conversa é outra. :wacko:
Fui até Elvas e como estrada até lá tem muitos plátanos nas bermas, dá para perceber o enorme stress hídrico existente, pois muitos deles já estão quase sem folhas na sua totalidade. Campos resumidos a pó e o armazenamento das pequenas barragens está mesmo em mínimos.
Um cenário comovente que nos faz ansiar muito pelo fim do verão e pela chegada de chuva significativa, algo que será uma incógnita tanto no sentido de quando a teremos e de que forma será distribuída.

Céu limpo e algum vento de sudoeste. Apenas eram visíveis alguns cumulus a Sudeste, muito distantes, provavelmente na Serra de Aracena.

Máx: 35,8ºC
Min: 16,2ºC

Neste momento estão 24,1ºC.

Boas,
Em contraste com o Litoral, por aqui a temperatura voltou a subir hoje. Não há nada de relevante para contar, mas não me importava que fosse assim se as temperaturas tivessem na ordem dos 30ºC. Já com 35ºC ou mais dias a fio a conversa é outra. :wacko:
Fui até Elvas e como estrada até lá tem muitos plátanos nas bermas, dá para perceber o enorme stress hídrico existente, pois muitos deles já estão quase sem folhas na sua totalidade. Campos resumidos a pó e o armazenamento das pequenas barragens está mesmo em mínimos.
Um cenário comovente que nos faz ansiar muito pelo fim do verão e pela chegada de chuva significativa, algo que será uma incógnita tanto no sentido de quando a teremos e de que forma será distribuída.

Céu limpo e algum vento de sudoeste. Apenas eram visíveis alguns cumulus a Sudeste, muito distantes, provavelmente na Serra de Aracena.

Min: 16,2ºC

Neste momento estão 24,1ºC.
Off-topic: Vento de sudoeste, sinal de instabilidade para Maio do próximo ano ;):D

Off-topic: Vento de sudoeste, sinal de instabilidade para Maio do próximo ano ;):D
Ui, seria péssimo! No entanto, já se pode esperar tudo.
Começam, de facto, a aparecer alguns movimentos nos modelos sem ser dorsal. Vamos lá ver se é sinal de alguma mudança para breve ou se continuamos com calor e mais calor.

Sudoestada a fazer descer a temperatura máxima e a trazer uma tarde mais ventosa, interessante que pela primeira vez em vários dias a rajada máxima aconteceu durante o dia e não durante a noite.
Céu limpo.

w_ic_d_01.svg
w_ic_d_33.svg

Noite: 17ºCmin, ↘18km/h, 88%max
Dia: 24ºCmax, ↗18km/h (46)max, 18ºCmax

Última edição:
Lá para dia 13 volta o Verão! É preciso é calma. Acho que o pico do Verão já foi atinjido mas agora já estamos na fase de desgaste.
Faz falta algo diferente! Já não sei quando foi a última vez que vi uma nuvem. Nem as neblinas matinais têm aparecido e que eram algo comuns nesta altura. Falo daquelas vindas principalmente de sueste aqui no Algarve e que os antigos diziam que era para "amadurecer o figo".
Pediste, e o São Pedro obedeceu-te, hoje já esteve nublado de manhã :D , tens que pedir mais para o Outono e Inverno,

Boas, por aqui, o dia começou nublado e começou a abrir no final da manhã, a tarde foi de sol.

Máxima: 25.3ºC
mínima: 18.3ºC

Finalmente quebrou as noites tropicais, em 31 dias, foram 30 noites tropicais é dose.

Pediste, e o São Pedro obedeceu-te, hoje já esteve nublado de manhã :D , tens que pedir mais para o Outono e Inverno,

Boas, por aqui, o dia começou nublado e começou a abrir no final da manhã, a tarde foi de sol.

Máxima: 25.3ºC
mínima: 18.3ºC

Finalmente quebrou as noites tropicais, em 31 dias, foram 30 noites tropicais é dose.
Lá diz o ditado " Quem não chora não mama!" :D
Agora só tenho pena da malta do interior Norte e Centro! Se pedirem com jeitinho faço um "choro" por eles.

Para o Outono/Inverno vou ficar calado senão ainda me acusam de fomentar desastres ;)

@algarvio1980 e @trovoadas mandem lá as nuvens também para aqui. :D

Boas,
Dias de céu limpo e com temperaturas na ordem dos 35ºC sucedem-se, mas as noites continuam frescas, felizmente.
Previsões animadoras a partir do fim de semana com tempo mais fresco à vista, vamos ver. Bem que podia já ser um prenúncio do fim do verão, mas ainda é cedo. Gosto do verão, mas este ano tem sido demais e já só ansio pelo seu fim.
3 meses disto com dois deles a serem os mais quentes desde que há registos.

Extremos de ontem:
Min: 15,5ºC

Hoje:
Máx: 33,9ºC
Min: 16,0ºC

30,4ºC
neste momento.

Céu nublado durante a manhã, mas pela tarde foi-se tudo as nuvens dissiparam-se todas e ficou céu limpo. :(
Pelo menos, outro dia fresco, nem parece que estamos no primeiro terço de Agosto! :D

w_ic_d_27.svg
w_ic_d_01.svg

Noite: 18ºCmin, ↘11km/h, 90%max
Dia: 24ºCmax, ↗15km/h (41)max

Dia calmo e o céu praticamente limpo, apenas com uma mini-linha de alto-cúmulos que foi atravessando o céu ao longo do dia.

w_ic_d_01.svg

Noite: 17ºCmin, ↓16km/h (32)max
Dia: 26ºCmax, ↑10km/h

Boa noite,
Alguns indícios de instabilidade ao final da tarde por aqui, mas nada de especial. Aquilo que tenho a assinalar é que há pouco vi um relâmpago. Menos mal! :D Algumas poeiras presentes.
Pequenas células, de curta duração, a progredirem para Norte, em Espanha:
GfUK3Vx.jpg

ewTuzx4.jpg

De resto, o dia começou bem, com um ambiente fresco, mas depressa aqueceu. Subida notável em relação ao dia de ontem.

Máx: 37,2ºC

Neste momento estão 29,4ºC. Ambiente abafado, mesmo típico de trovoadas.

Boa noite,
Alguns indícios de instabilidade ao final da tarde por aqui, mas nada de especial. Aquilo que tenho a assinalar é que há pouco vi um relâmpago. Menos mal! :D Algumas poeiras presentes.
Pequenas células, de curta duração, a progredirem para Norte, em Espanha:
GfUK3Vx.jpg

ewTuzx4.jpg

De resto, o dia começou bem, com um ambiente fresco, mas depressa aqueceu. Subida notável em relação ao dia de ontem.

Máx: 37,2ºC

Neste momento estão 29,4ºC. Ambiente abafado, mesmo típico de trovoadas.
Já agora conseguiste perceber se eram de base baixa ou alta?