Seguimento Sul - Agosto 2022

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Lá para dia 13 volta o Verão! É preciso é calma. Acho que o pico do Verão já foi atinjido mas agora já estamos na fase de desgaste.
Faz falta algo diferente! Já não sei quando foi a última vez que vi uma nuvem. Nem as neblinas matinais têm aparecido e que eram algo comuns nesta altura. Falo daquelas vindas principalmente de sueste aqui no Algarve e que os antigos diziam que era para "amadurecer o figo".
 


tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
(...) Já não sei quando foi a última vez que vi uma nuvem. Nem as neblinas matinais têm aparecido (...)
Nos últimos 2 meses e meio choveu mais vezes cinza do que água aqui. :disgust:
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Noite bem mais fresca pois às 22h já estavam 20ºC, algo que tem sido raro recentemente.
Tarde também notavelmente menos quente que a de ontem em termos de temperatura média apesar da máxima só ter sido 1ºC inferior.
Céu limpo todo o dia.

w_ic_d_01.svg

Noite: 17ºCmin, ↘19km/h (39)max, 87%max
Dia: 27ºCmax, ↑12km/h, 19ºCmax
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Em contraste com o Litoral, por aqui a temperatura voltou a subir hoje. Não há nada de relevante para contar, mas não me importava que fosse assim se as temperaturas tivessem na ordem dos 30ºC. Já com 35ºC ou mais dias a fio a conversa é outra. :wacko:
Fui até Elvas e como estrada até lá tem muitos plátanos nas bermas, dá para perceber o enorme stress hídrico existente, pois muitos deles já estão quase sem folhas na sua totalidade. Campos resumidos a pó e o armazenamento das pequenas barragens está mesmo em mínimos.
Um cenário comovente que nos faz ansiar muito pelo fim do verão e pela chegada de chuva significativa, algo que será uma incógnita tanto no sentido de quando a teremos e de que forma será distribuída.

Céu limpo e algum vento de sudoeste. Apenas eram visíveis alguns cumulus a Sudeste, muito distantes, provavelmente na Serra de Aracena.

Máx: 35,8ºC
Min: 16,2ºC

Neste momento estão 24,1ºC.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Boas,
Em contraste com o Litoral, por aqui a temperatura voltou a subir hoje. Não há nada de relevante para contar, mas não me importava que fosse assim se as temperaturas tivessem na ordem dos 30ºC. Já com 35ºC ou mais dias a fio a conversa é outra. :wacko:
Fui até Elvas e como estrada até lá tem muitos plátanos nas bermas, dá para perceber o enorme stress hídrico existente, pois muitos deles já estão quase sem folhas na sua totalidade. Campos resumidos a pó e o armazenamento das pequenas barragens está mesmo em mínimos.
Um cenário comovente que nos faz ansiar muito pelo fim do verão e pela chegada de chuva significativa, algo que será uma incógnita tanto no sentido de quando a teremos e de que forma será distribuída.

Céu limpo e algum vento de sudoeste. Apenas eram visíveis alguns cumulus a Sudeste, muito distantes, provavelmente na Serra de Aracena.

Máx: 35,8ºC
Min: 16,2ºC

Neste momento estão 24,1ºC.
Off-topic: Vento de sudoeste, sinal de instabilidade para Maio do próximo ano ;):D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Off-topic: Vento de sudoeste, sinal de instabilidade para Maio do próximo ano ;):D
Ui, seria péssimo! No entanto, já se pode esperar tudo.
Começam, de facto, a aparecer alguns movimentos nos modelos sem ser dorsal. Vamos lá ver se é sinal de alguma mudança para breve ou se continuamos com calor e mais calor.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Sudoestada a fazer descer a temperatura máxima e a trazer uma tarde mais ventosa, interessante que pela primeira vez em vários dias a rajada máxima aconteceu durante o dia e não durante a noite.
Céu limpo.

w_ic_d_01.svg
w_ic_d_33.svg

Noite: 17ºCmin, ↘18km/h, 88%max
Dia: 24ºCmax, ↗18km/h (46)max, 18ºCmax
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Lá para dia 13 volta o Verão! É preciso é calma. Acho que o pico do Verão já foi atinjido mas agora já estamos na fase de desgaste.
Faz falta algo diferente! Já não sei quando foi a última vez que vi uma nuvem. Nem as neblinas matinais têm aparecido e que eram algo comuns nesta altura. Falo daquelas vindas principalmente de sueste aqui no Algarve e que os antigos diziam que era para "amadurecer o figo".
Pediste, e o São Pedro obedeceu-te, hoje já esteve nublado de manhã :D , tens que pedir mais para o Outono e Inverno,

Boas, por aqui, o dia começou nublado e começou a abrir no final da manhã, a tarde foi de sol.

Máxima: 25.3ºC
mínima: 18.3ºC

Finalmente quebrou as noites tropicais, em 31 dias, foram 30 noites tropicais é dose.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Pediste, e o São Pedro obedeceu-te, hoje já esteve nublado de manhã :D , tens que pedir mais para o Outono e Inverno,

Boas, por aqui, o dia começou nublado e começou a abrir no final da manhã, a tarde foi de sol.

Máxima: 25.3ºC
mínima: 18.3ºC

Finalmente quebrou as noites tropicais, em 31 dias, foram 30 noites tropicais é dose.
Lá diz o ditado " Quem não chora não mama!" :D
Agora só tenho pena da malta do interior Norte e Centro! Se pedirem com jeitinho faço um "choro" por eles.

Para o Outono/Inverno vou ficar calado senão ainda me acusam de fomentar desastres ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
@algarvio1980 e @trovoadas mandem lá as nuvens também para aqui. :D

Boas,
Dias de céu limpo e com temperaturas na ordem dos 35ºC sucedem-se, mas as noites continuam frescas, felizmente.
Previsões animadoras a partir do fim de semana com tempo mais fresco à vista, vamos ver. Bem que podia já ser um prenúncio do fim do verão, mas ainda é cedo. Gosto do verão, mas este ano tem sido demais e já só ansio pelo seu fim.
3 meses disto com dois deles a serem os mais quentes desde que há registos.

Extremos de ontem:
Máx: 35,8ºC
Min: 15,5ºC

Hoje:
Máx: 33,9ºC
Min: 16,0ºC

30,4ºC
neste momento.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Céu nublado durante a manhã, mas pela tarde foi-se tudo as nuvens dissiparam-se todas e ficou céu limpo. :(
Pelo menos, outro dia fresco, nem parece que estamos no primeiro terço de Agosto! :D

w_ic_d_27.svg
w_ic_d_01.svg

Noite: 18ºCmin, ↘11km/h, 90%max
Dia: 24ºCmax, ↗15km/h (41)max
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Dia calmo e o céu praticamente limpo, apenas com uma mini-linha de alto-cúmulos que foi atravessando o céu ao longo do dia.

w_ic_d_01.svg

Noite: 17ºCmin, ↓16km/h (32)max
Dia: 26ºCmax, ↑10km/h
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Boa noite,
Alguns indícios de instabilidade ao final da tarde por aqui, mas nada de especial. Aquilo que tenho a assinalar é que há pouco vi um relâmpago. Menos mal! :D Algumas poeiras presentes.
Pequenas células, de curta duração, a progredirem para Norte, em Espanha:
GfUK3Vx.jpg

ewTuzx4.jpg


De resto, o dia começou bem, com um ambiente fresco, mas depressa aqueceu. Subida notável em relação ao dia de ontem.

Máx: 37,2ºC
Min: 15,5ºC

Neste momento estão 29,4ºC. Ambiente abafado, mesmo típico de trovoadas.
 

Meninodasnuvens

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
421
Local
Carvalhais de Baixo, Coimbra
Boa noite,
Alguns indícios de instabilidade ao final da tarde por aqui, mas nada de especial. Aquilo que tenho a assinalar é que há pouco vi um relâmpago. Menos mal! :D Algumas poeiras presentes.
Pequenas células, de curta duração, a progredirem para Norte, em Espanha:
GfUK3Vx.jpg

ewTuzx4.jpg


De resto, o dia começou bem, com um ambiente fresco, mas depressa aqueceu. Subida notável em relação ao dia de ontem.

Máx: 37,2ºC
Min: 15,5ºC

Neste momento estão 29,4ºC. Ambiente abafado, mesmo típico de trovoadas.
Já agora conseguiste perceber se eram de base baixa ou alta?
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa