Seguimento Sul - Agosto 2022

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
Este mês de Agosto está de certa forma a fazer as pazes...pelo menos comigo !
Dias agradáveis que não chegam aos 30°c e noites com 16/17°c que sem vento tornam-se espetaculares.
Ontem na feira medieval de Silves, sem vento, com humidade no ar, temperatura abaixo de 20°c e a super lua de Agosto no céu era o cenário idílico!

Entretanto em teoria ainda falta muito Verão pela frente e parece que será uma espécie de carrosel com altos e baixos. A segunda quinzena talvez mais quente o que é relativo pois existem regiões que ainda mal tiveram tréguas .
Amanhã talvez caiam umas gotas...
 


tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Dia que foi aquecendo progressivamente fazendo com que o final da tarde atingisse a temperatura máxima que foi notavelmente mais elevada do que nos dias anteriores.
Céu com uma "neblina de poeira".

w_ic_d_16.svg

Noite: 18ºCmin, ↓20km/h (37)max
Dia: 29ºCmax, ↑11km/h
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Este mês de Agosto está de certa forma a fazer as pazes...pelo menos comigo !
Dias agradáveis que não chegam aos 30°c e noites com 16/17°c que sem vento tornam-se espetaculares.
Ontem na feira medieval de Silves, sem vento, com humidade no ar, temperatura abaixo de 20°c e a super lua de Agosto no céu era o cenário idílico!

Entretanto em teoria ainda falta muito Verão pela frente e parece que será uma espécie de carrosel com altos e baixos. A segunda quinzena talvez mais quente o que é relativo pois existem regiões que ainda mal tiveram tréguas .
Amanhã talvez caiam umas gotas...
Umas gotas de lama com a poeira que está. :lol:

Foste ver as moiras encantadas, quando fui em 2019 vi umas quantas. :D

Boas, por aqui, dia de céu com poeira e mais quente.

Máxima: 28.5ºC
mínima: 18.0ºC
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Nebulosidade convectiva a chegar ao Algarve.
c416c9c688c1a8f6.jpg
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Eu quero é:trovao:
Onde estão elas?
Tudo calmo por aqui mas andam prai umas nuvens convectivas...
Sim, mas não me parece que acontecerá nada de significativo parece-me que apenas serão aguaceiros de virga com um relâmpago ou outro...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,357
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sim, mas não me parece que acontecerá nada de significativo parece-me que apenas serão aguaceiros de virga com um relâmpago ou outro...

Em Portimão ainda caiu um aguaceiro curto, mas com alguma intensidade. Alguns relâmpagos ao longe, mas não ouvi trovoada.

Até ao momento as descargas têm sido escassas e entre nuvens. Nenhuma nuvem-solo registada.
Estas células, cujos ecos pelo radar de Coruche mostram topos nos 12 km, foram as responsáveis pelas descargas no Baixo Alentejo.
0yruBTq.jpg
srXxwPn.jpg


Nas células que vinham e vêm de sudoeste, as DEAnão chegaram a terra.

No radar dinâmico não vale a pena procurar ecos significativos devido à distância ao radar, 150 Km a > 200 Km. Só são visíveis as altitudes superiores a 2 Km ou mesmo 3 Km.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Até ao momento as descargas têm sido escassas e entre nuvens. Nenhuma nuvem-solo registada.
Vi um nuvem-solo ainda há pouco, acho que ouvi o trovão mas não tenho a certeza havia uma rajada a fazer barulho ao mesmo tempo.