Seguimento Sul - Agosto 2023

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,466
Local
Arronches / Lisboa
Bem, esta zona em termos médios é sem dúvida das piores do país. Ficam os extremos de hoje aqui do Leste do Alto Alentejo, onde nem de noite se tem descanso. :calor:

Arronches:
Máx: 42,4ºC
Min: 27,2ºC

Esperança:
Máx: 42,2ºC
Min: 25,9ºC

Portalegre:
Máx: 42,1ºC
Min: 30,3ºC

Elvas:
Máx: 42,8ºC
Min: 25ºC

Portalegre com pouca diferença em relação a estas zonas mais quentes é raro. Se não bateu recorde de agosto, deve ter estado perto. Pelo menos, em 2003 e 2018 não teve máxima mais elevada.

Ainda 40,7ºC.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Bem, esta zona em termos médios é sem dúvida das piores do país. Ficam os extremos de hoje aqui do Leste do Alto Alentejo, onde nem de noite se tem descanso. :calor:

Arronches:
Máx: 42,4ºC
Min: 27,2ºC

Esperança:
Máx: 42,2ºC
Min: 25,9ºC

Portalegre:
Máx: 42,1ºC
Min: 30,3ºC

Elvas:
Máx: 42,8ºC
Min: 25ºC

Portalegre com pouca diferença em relação a estas zonas mais quentes é raro. Se não bateu recorde de agosto, deve ter estado perto. Pelo menos, em 2003 e 2018 não teve máxima mais elevada.

Ainda 40,7ºC.
Ainda não percebi como Portalegre consegue essas mínimas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,524
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia com alguma poeira e vento moderado de sueste.

Máxima: 29.0ºC
mínima: 24.0ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,524
Local
Olhão (24 m)
Noite de ananases, 25°C e 80% de humidade. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,466
Local
Arronches / Lisboa
Em Portalegre, a mínima já foi batida, é de 29,9ºC até ao momento. De qualquer das maneiras, bastante significativa ainda.

Em Arronches estão 29,5ºC neste momento. Ligeira aragem quente de oeste.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,694
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Bem, esta zona em termos médios é sem dúvida das piores do país. Ficam os extremos de hoje aqui do Leste do Alto Alentejo, onde nem de noite se tem descanso. :calor:

Arronches:
Máx: 42,4ºC
Min: 27,2ºC

Esperança:
Máx: 42,2ºC
Min: 25,9ºC

Portalegre:
Máx: 42,1ºC
Min: 30,3ºC

Elvas:
Máx: 42,8ºC
Min: 25ºC

Portalegre com pouca diferença em relação a estas zonas mais quentes é raro. Se não bateu recorde de agosto, deve ter estado perto. Pelo menos, em 2003 e 2018 não teve máxima mais elevada.

Ainda 40,7ºC.
Acho que foi mesmo Record na estação de Portalegre, em Agosto de 2018 teve 41,9°c, e ontem 42,1°c, não encontrei nenhum valor mais alto, veremos o que diz o IPMA .
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,626
Local
Portalegre
Acho que foi mesmo Record na estação de Portalegre, em Agosto de 2018 teve 41,9°c, e ontem 42,1°c, não encontrei nenhum valor mais alto, veremos o que diz o IPMA .
E a mínima só não foi próxima da temperatura mínima mais alta registada em Portalegre desde sempre, porque baixou dos 30ºC depois das 23 h de ontem.
Mas também ninguém nos tira o 1º lugar da temperatura média 34,2 ºC. :winner: Mesmo assim ficamos a 4ºC do record de Faro em 26-07-2004 :calor:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,694
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
E a mínima só não foi próxima da temperatura mínima mais alta registada em Portalegre desde sempre, porque baixou dos 30ºC depois das 23 h de ontem.
Mas também ninguém nos tira o 1º lugar da temperatura média 34,2 ºC. :winner: Mesmo assim ficamos a 4ºC do record de Faro em 26-07-2004 :calor:
Mesmo assim acabou por ser surpreendente, não é uma temperatura vulgar para a cidade de Portalegre, é mais frequente em zonas mais baixas, mas talvez seja este o novo "normal"...
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,679
Local
Portalegre (400m)
Aqui tive menos temperatura do que a EMA, até achei estranho, é um valor altíssimo. Não sei se é recorde da estação, no entanto.

Edit: Talvez seja, pelo menos de máxima (mínima não é, que me lembre). Estou a achar estranho a EMA ter valores mais altos do que a minha estação, o que nunca costuma ocorrer.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,466
Local
Arronches / Lisboa
Aqui tive menos temperatura do que a EMA, até achei estranho, é um valor altíssimo. Não sei se é recorde da estação, no entanto.

Edit: Talvez seja, pelo menos de máxima (mínima não é, que me lembre). Estou a achar estranho a EMA ter valores mais altos do que a minha estação, o que nunca costuma ocorrer.
Também achei estranho, principalmente pelo facto de os valores da EMA de Portalegre estarem tão próximos dos registos em Arronches e Elvas, pois a diferença é quase sempre de 2/3ºC.
Além disso, Castelo Branco também costuma ter máximas mais elevadas e não foi o caso.

Será que esta situação foi favorecida pelo facto de haver muito calor acumulado? Uma vez que a mínima também foi bastante elevada...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,679
Local
Portalegre (400m)
É estranho, lá isso é. Não vou à zona da EMA há algum tempo, por isso não sei precisar as condições do local onde está o termohigrómetro - se está com ervas ou sujo, etc. o que poderia causar uma subida da temperatura medida.

Pode também dever-se à localização em si, não é totalmente aberta, mas mesmo assim...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,694
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
É estranho, lá isso é. Não vou à zona da EMA há algum tempo, por isso não sei precisar as condições do local onde está o termohigrómetro - se está com ervas ou sujo, etc. o que poderia causar uma subida da temperatura medida.

Pode também dever-se à localização em si, não é totalmente aberta, mas mesmo assim...
Pois, também não sei ao certo, mas acho que não há razões para duvidar do valor, foi mesmo um dia excepcional...