Seguimento Sul - Agosto 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bem, esta zona em termos médios é sem dúvida das piores do país. Ficam os extremos de hoje aqui do Leste do Alto Alentejo, onde nem de noite se tem descanso. :calor:

Arronches:
Máx: 42,4ºC
Min: 27,2ºC

Esperança:
Máx: 42,2ºC
Min: 25,9ºC

Portalegre:
Máx: 42,1ºC
Min: 30,3ºC

Elvas:
Máx: 42,8ºC
Min: 25ºC

Portalegre com pouca diferença em relação a estas zonas mais quentes é raro. Se não bateu recorde de agosto, deve ter estado perto. Pelo menos, em 2003 e 2018 não teve máxima mais elevada.

Ainda 40,7ºC.

Bem, esta zona em termos médios é sem dúvida das piores do país. Ficam os extremos de hoje aqui do Leste do Alto Alentejo, onde nem de noite se tem descanso. :calor:

Arronches:

Esperança:

Portalegre:

Elvas:

Portalegre com pouca diferença em relação a estas zonas mais quentes é raro. Se não bateu recorde de agosto, deve ter estado perto. Pelo menos, em 2003 e 2018 não teve máxima mais elevada.

Ainda 40,7ºC.
Ainda não percebi como Portalegre consegue essas mínimas.

Boas, por aqui, dia com alguma poeira e vento moderado de sueste.

Máxima: 29.0ºC
mínima: 24.0ºC

Noite de ananases, 25°C e 80% de humidade. :D

Em Portalegre, a mínima já foi batida, é de 29,9ºC até ao momento. De qualquer das maneiras, bastante significativa ainda.

Em Arronches estão 29,5ºC neste momento. Ligeira aragem quente de oeste.

Arronches:

Esperança:

Portalegre:

Elvas:

Ainda 40,7ºC.
Acho que foi mesmo Record na estação de Portalegre, em Agosto de 2018 teve 41,9°c, e ontem 42,1°c, não encontrei nenhum valor mais alto, veremos o que diz o IPMA .

Acho que foi mesmo Record na estação de Portalegre, em Agosto de 2018 teve 41,9°c, e ontem 42,1°c, não encontrei nenhum valor mais alto, veremos o que diz o IPMA .
E a mínima só não foi próxima da temperatura mínima mais alta registada em Portalegre desde sempre, porque baixou dos 30ºC depois das 23 h de ontem.
Mas também ninguém nos tira o 1º lugar da temperatura média 34,2 ºC. :winner: Mesmo assim ficamos a 4ºC do record de Faro em 26-07-2004 :calor:

E a mínima só não foi próxima da temperatura mínima mais alta registada em Portalegre desde sempre, porque baixou dos 30ºC depois das 23 h de ontem.
Mas também ninguém nos tira o 1º lugar da temperatura média 34,2 ºC. :winner: Mesmo assim ficamos a 4ºC do record de Faro em 26-07-2004 :calor:
Mesmo assim acabou por ser surpreendente, não é uma temperatura vulgar para a cidade de Portalegre, é mais frequente em zonas mais baixas, mas talvez seja este o novo "normal"...

Última edição:
Aqui tive menos temperatura do que a EMA, até achei estranho, é um valor altíssimo. Não sei se é recorde da estação, no entanto.

Edit: Talvez seja, pelo menos de máxima (mínima não é, que me lembre). Estou a achar estranho a EMA ter valores mais altos do que a minha estação, o que nunca costuma ocorrer.

Última edição:
Aqui tive menos temperatura do que a EMA, até achei estranho, é um valor altíssimo. Não sei se é recorde da estação, no entanto.

Edit: Talvez seja, pelo menos de máxima (mínima não é, que me lembre). Estou a achar estranho a EMA ter valores mais altos do que a minha estação, o que nunca costuma ocorrer.
Também achei estranho, principalmente pelo facto de os valores da EMA de Portalegre estarem tão próximos dos registos em Arronches e Elvas, pois a diferença é quase sempre de 2/3ºC.
Além disso, Castelo Branco também costuma ter máximas mais elevadas e não foi o caso.

Será que esta situação foi favorecida pelo facto de haver muito calor acumulado? Uma vez que a mínima também foi bastante elevada...

É estranho, lá isso é. Não vou à zona da EMA há algum tempo, por isso não sei precisar as condições do local onde está o termohigrómetro - se está com ervas ou sujo, etc. o que poderia causar uma subida da temperatura medida.

Pode também dever-se à localização em si, não é totalmente aberta, mas mesmo assim...

É estranho, lá isso é. Não vou à zona da EMA há algum tempo, por isso não sei precisar as condições do local onde está o termohigrómetro - se está com ervas ou sujo, etc. o que poderia causar uma subida da temperatura medida.

Pode também dever-se à localização em si, não é totalmente aberta, mas mesmo assim...
Pois, também não sei ao certo, mas acho que não há razões para duvidar do valor, foi mesmo um dia excepcional...