Seguimento Sul - Dezembro 2010



NChomsky_fan

Cirrus
Registo
13 Nov 2010
Mensagens
17
Local
UK

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia!

Por volta das 08h15 deu-se a passagem de uma supercélula/mesociclone a W de Silves!:surprise::surprise: BRUTAL!!!!! Nunca tinha visto uma coisa assim!!!
No caminho que fiz para Lagoa ainda consegui umas fotos, mas foram em andamento, pois a mulher já ia atrasada para o trabalho!;)

As nuvens eram escuríssimas, a muita baixa altitude, viam-se vários relêmpagos, e melhor que isso, avistei VÁRIAS funnel clouds!! Até a minha mulher (que não liga muito a estas coisas) ficou assustada! Era também possível vislumbrar fortes correntes ascendentes num parte das nuvens e fortes correntes descendentes noutra parte dessas mesmas nuvens!! A própria nuvem descia de um lado e subia do outro!!!

O trajecto de Portimão-Monchique terá sido dos mais afectados, já ouvi agora na rádio a existência de várias árvores caidas. Poderá (sem confirmação nenhuma a esta altura) ter ocorrido algum tornado ou downburst mais violento!

Já coloco fotos das nuvens que tirei!
 

fragoso6

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
127
Local
castro verde 242mts
Bom dia!

Por volta das 08h15 deu-se a passagem de uma supercélula/mesociclone a W de Silves!:surprise::surprise: BRUTAL!!!!! Nunca tinha visto uma coisa assim!!!
No caminho que fiz para Lagoa ainda consegui umas fotos, mas foram em andamento, pois a mulher já ia atrasada para o trabalho!;)

As nuvens eram escuríssimas, a muita baixa altitude, viam-se vários relêmpagos, e melhor que isso, avistei VÁRIAS funnel clouds!! Até a minha mulher (que não liga muito a estas coisas) ficou assustada! Era também possível vislumbrar fortes correntes ascendentes num parte das nuvens e fortes correntes descendentes noutra parte dessas mesmas nuvens!! A própria nuvem descia de um lado e subia do outro!!!

O trajecto de Portimão-Monchique terá sido dos mais afectados, já ouvi agora na rádio a existência de várias árvores caidas. Poderá (sem confirmação nenhuma a esta altura) ter ocorrido algum tornado ou downburst mais violento!

Já coloco fotos das nuvens que tirei!
Foi a super celula que entrou por sagres deixou apenas 54 mm.e ta agora a entrar pelo alentejo nao sei se nao passa aqui,le o que escrevi antes de ti
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Bom dia!

Por volta das 08h15 deu-se a passagem de uma supercélula/mesociclone a W de Silves!:surprise::surprise: BRUTAL!!!!! Nunca tinha visto uma coisa assim!!!

...


Aqui está ela,

sat912.jpg


rad912.jpg




Venham de lá as fotos :thumbsup:
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Brutal trovoada aqui em Moura entre as 8:30 e as 9:30. Nunca tinha assistido a nada assim. Os relâmpagos eram constantes (vi vários a atingir os pára-raios que estão próximos de minha casa). Eram separados por poucos segundos... metia medo. A chuva foi fortíssima. Já percorri algumas ruas da cidade e muitas estão cortadas por estarem alagadas. Os bombeiros andam numa "roda viva"... Tirei algumas fotos da minha rua, que mais parecia um rio e que vou já colocar aqui no fórum. Isto não foi mais uma trovoada... foi "A Trovoada"!!! Não quero voltar a assistir a algo assim...
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Notícia do mau tempo na Rádio Planície:

http://www.radioplanicie.com/gestao/noticias/index_noticias_natal.php?noticia=3704


O mau tempo que se abateu sobre o concelho de Moura esta manhã, com chuva forte, queda de granizo e trovoadas, provocou várias inundações em habitações, estradas condicionadas e nesta altura existem também problemas com as telecomunicações.

A Policia de Segurança Publica e os Bombeiros Voluntários de Moura têm registado várias chamadas de auxilio.

Nesta altura o Instituto Nacional de Meteorologia colocou em alerta laranja os distritos de Beja, Évora e Faro, devido à previsão de chuva forte, queda de granizo e ventos fortes que poderão atingir os 100 km/h.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Aqui, nada se viu, reina o sol, estranho é o aviso laranja do IM a partir das 10 horas até às 13 horas, mais uma vez um aviso lançado tarde, depois de acontecer é que o aviso é lançado. :disgust: Passou a aviso amarelo para a ondulação e precipitação