Seguimento Sul - Dezembro 2010

Bom dia!

Por volta das 08h15 deu-se a passagem de uma supercélula/mesociclone a W de Silves!:surprise::surprise: BRUTAL!!!!! Nunca tinha visto uma coisa assim!!!
No caminho que fiz para Lagoa ainda consegui umas fotos, mas foram em andamento, pois a mulher já ia atrasada para o trabalho!;)

As nuvens eram escuríssimas, a muita baixa altitude, viam-se vários relêmpagos, e melhor que isso, avistei VÁRIAS funnel clouds!! Até a minha mulher (que não liga muito a estas coisas) ficou assustada! Era também possível vislumbrar fortes correntes ascendentes num parte das nuvens e fortes correntes descendentes noutra parte dessas mesmas nuvens!! A própria nuvem descia de um lado e subia do outro!!!

O trajecto de Portimão-Monchique terá sido dos mais afectados, já ouvi agora na rádio a existência de várias árvores caidas. Poderá (sem confirmação nenhuma a esta altura) ter ocorrido algum tornado ou downburst mais violento!

Já coloco fotos das nuvens que tirei!

Bom dia!

Por volta das 08h15 deu-se a passagem de uma supercélula/mesociclone a W de Silves!:surprise::surprise: BRUTAL!!!!! Nunca tinha visto uma coisa assim!!!
No caminho que fiz para Lagoa ainda consegui umas fotos, mas foram em andamento, pois a mulher já ia atrasada para o trabalho!;)

As nuvens eram escuríssimas, a muita baixa altitude, viam-se vários relêmpagos, e melhor que isso, avistei VÁRIAS funnel clouds!! Até a minha mulher (que não liga muito a estas coisas) ficou assustada! Era também possível vislumbrar fortes correntes ascendentes num parte das nuvens e fortes correntes descendentes noutra parte dessas mesmas nuvens!! A própria nuvem descia de um lado e subia do outro!!!

O trajecto de Portimão-Monchique terá sido dos mais afectados, já ouvi agora na rádio a existência de várias árvores caidas. Poderá (sem confirmação nenhuma a esta altura) ter ocorrido algum tornado ou downburst mais violento!

Já coloco fotos das nuvens que tirei!
Foi a super celula que entrou por sagres deixou apenas 54 mm.e ta agora a entrar pelo alentejo nao sei se nao passa aqui,le o que escrevi antes de ti

Bom dia!

...

Aqui está ela,

sat912.jpg

rad912.jpg

Venham de lá as fotos :thumbsup:

Brutal trovoada aqui em Moura entre as 8:30 e as 9:30. Nunca tinha assistido a nada assim. Os relâmpagos eram constantes (vi vários a atingir os pára-raios que estão próximos de minha casa). Eram separados por poucos segundos... metia medo. A chuva foi fortíssima. Já percorri algumas ruas da cidade e muitas estão cortadas por estarem alagadas. Os bombeiros andam numa "roda viva"... Tirei algumas fotos da minha rua, que mais parecia um rio e que vou já colocar aqui no fórum. Isto não foi mais uma trovoada... foi "A Trovoada"!!! Não quero voltar a assistir a algo assim...

Notícia do mau tempo na Rádio Planície:

http://www.radioplanicie.com/gestao/noticias/index_noticias_natal.php?noticia=3704

O mau tempo que se abateu sobre o concelho de Moura esta manhã, com chuva forte, queda de granizo e trovoadas, provocou várias inundações em habitações, estradas condicionadas e nesta altura existem também problemas com as telecomunicações.

A Policia de Segurança Publica e os Bombeiros Voluntários de Moura têm registado várias chamadas de auxilio.

Nesta altura o Instituto Nacional de Meteorologia colocou em alerta laranja os distritos de Beja, Évora e Faro, devido à previsão de chuva forte, queda de granizo e ventos fortes que poderão atingir os 100 km/h.

Aqui, nada se viu, reina o sol, estranho é o aviso laranja do IM a partir das 10 horas até às 13 horas, mais uma vez um aviso lançado tarde, depois de acontecer é que o aviso é lançado. :disgust: Passou a aviso amarelo para a ondulação e precipitação