Seguimento Sul - Dezembro 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aqui, nada se viu, reina o sol, estranho é o aviso laranja do IM a partir das 10 horas até às 13 horas, mais uma vez um aviso lançado tarde, depois de acontecer é que o aviso é lançado. :disgust: Passou a aviso amarelo para a ondulação e precipitação

Hoje dou razão aos críticos, neste caso porque a célula já parecia agressiva várias horas antes de chegar ao Algarve.
Curioso que para hoje nem o Estofex previa a continuação destas células instáveis dos últimos dias.
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Já coloquei novo tópico com as fotos da manhã!:D na secção fotografia e video.
-> Grande célula convectiva (supercélula?) - Silves 09-12-2010

Neste momento, o sol brilha e o vento está fracoa moderado.

No Sitio das Fontes, continuo com a linha telefónica em baixo, pelo que ainda não tenho dados actualizados no site.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Aqui, nada se viu, reina o sol, estranho é o aviso laranja do IM a partir das 10 horas até às 13 horas, mais uma vez um aviso lançado tarde, depois de acontecer é que o aviso é lançado. :disgust: Passou a aviso amarelo para a ondulação e precipitação

Pois, o aviso foi dado depois da célula sair do Algarve!:mad:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Hoje dou razão aos críticos, neste caso porque a célula já parecia agressiva várias horas antes de chegar ao Algarve.
Curioso que para hoje nem o Estofex previa a continuação destas células instáveis dos últimos dias.

Exactamente, tanto que por volta das 2 da manha eu coloquei a imagem a perguntar se não concordavam comigo, do say24...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Das 7 as 8 cairam 57mm em sagres safa ta vermelho a prosseguir para portimao vamos ver no que da:surprise:

Em 1 hora 57 mm :eek::eek:

Sagres agora apanha com elas todas.Interessante é que as trovoadas parece que passaram todas por Sagres,nem um pouco ao lado.
Deve ter sido para além de assustador,interessante o fenómeno que passou pelo Algarve. :thumbsup:
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
As imagens de radar eram evidentes entre as 07:00 e as 09:00.

Penso que devia de existir alguem no I.M que alerta-se a P.C para colocar os alertas rapidamente nos meios de comunicação.

A celula que o amigo ecobcg "apanhou" percorreu toda a zona Sagres, Monchique ,Silves .

Não sei se em algum local da serra não tocou o chão com a formação de algum tornado ???
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Um amigo meu ligou-me que a quinta do avô dele que fica entre Portimão e Monchique na zona de Casais sofreu alguns danos, a casa ficou sem a maioria das telhas, mas como tem placa por baixo os danos não foram consideráveis, já o armazém ficou parcialmente destruído. Ele disse-me que o avô considerou parecido ao tornado de Tomar, na altura caíram algumas pedras de granizo de tamanho considerável.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não sei se em algum local da serra não tocou o chão com a formação de algum tornado ???

As condições pareceram-me mesmo muito propícias a isso. Todas as correntes ascendentes e descendentes que se verificavam nitidamente nas nuvens demonstravam isso mesmo! E aquela funnel cloud que apareceu do nada à minha frente (tive que perguntar à minha mulher se estava a ver o mesmo que eu) também deu a entender que nalgum lado se poderia formar um tornado. Situação deveras interessante e que fez disparar a adrenalina!:D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Nao e' so' ai' que isso acontece:

Weather Radar

Very funny my friend! :p

Se ontem me queixava da falta de precipitação, hoje entre as 08h30 e as 09h30, caiu um diluvio por aqui :rain::eek:. Como tal, os transtornos foram grandes um pouco por todo o lado, pois foi logo na pior hora em que a maioria entra para os empregos e as criança iniciam as aulas :(. Ele há dias assim...

Neste momento céu parcialmente nublado, por nebulosidade alta. E um dia quase primaveril :buh::maluco:. Se há uma semana tudo se queixava do frio (Comunicação Social),agora aposto que se vão alegrar bastante por tão estranhas e amenas temperaturas...:mad:

Por aqui vou com uns escaldante 17,2ºC.
 

MontijoCity

Cirrus
Registo
9 Dez 2010
Mensagens
63
Local
Montijo
Essa noticia não deve ser referente ao dia de hoje já que a zona afectada foi Barlavento Algarvio (Sagres, Monchique , Silves) e não o Sotavento (Faro, Tavira, Alcoutim).
Esses estragos acho que foram durante o dia de ontem ou da noite passada.

Segundo a notícia: "O Algarve não foi poupado pelo mau estado do tempo. Até às 13h00 desta quinta-feira foram registados vários acidentes rodoviários, deslizamentos de terras e inundações." e foi publicada às 14:38.